NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Estética

Como o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar

4 Mins de leitura

Se você ainda está na dúvida entre ter ou não um sistema de gestão para salão de beleza, aqui vai um recado importante: a tecnologia está disponível para alavancar negócios como o seu.

No auge da pandemia do novo Coronavírus, a tecnologia possibilitou o trabalho remoto, permitindo que muitas empresas continuassem suas operações. Mas, no dia a dia, os benefícios vão além.

Neste artigo, nós listamos as vantagens de um sistema de gestão para salão de beleza, mostrando quais funcionalidades agregam no dia a dia. Algumas vão te surpreender. Acompanhe!

O sistema de gestão para salão de beleza aumenta a produtividade

Vamos começar pelo principal ganho de quem tem um sistema de gestão para salão de beleza. O aumento da produtividade é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Em pequenas empresas, os resultados são vistos rapidamente.

O trabalho dentro de um salão de beleza é parecido com o de uma fábrica. Clientes entram e saem com horário marcado e todos os profissionais devem estar prontos para atendê-las no momento certo.

Quando há um sistema de gestão para salão de beleza, as informações dos agendamentos ficam centralizadas nele. Desse modo, o dia é organizado para que todos deem conta de atender as clientes.

Ele guarda os dados na nuvem

Faltou energia: e agora? O sistema de gestão para salão de beleza não precisa ser instalado em um computador. Com os avanços da tecnologia, agora ele pode ficar na nuvem, ou seja, em um servidor remoto.

É o que acontece com os filmes e séries que você assiste por streaming. Nem precisa fazer o download, né? Basta apertar o ‘play’.

No caso do sistema de gestão para salão de beleza, os dados também ficam armazenados em nuvem. Desse modo, tanto eles quanto o sistema podem ser acessados por outros dispositivos, desde que autorizados e conectados à internet.

Isso garante maior segurança aos dados, pois, mesmo com um problema de queda de energia, eles permanecem guardados.

Melhora o relacionamento com as clientes

sistema de gestão para salão de beleza

As clientes do seu salão de beleza são o seu maior patrimônio, pois estimulam que mais pessoas frequentem o lugar e façam serviços de cabelo e unha.

Melhorar a relação com as clientes deve ser uma de suas prioridades e o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar com isso. Como? Apontando quais ações podem ser tomadas.

Uma rápida análise no perfil de uma cliente que corta o cabelo a cada dois meses aponta que há a chance de você se adiantar. Mande uma mensagem para ela avisando que está na hora de voltar!

O mesmo ocorre com quem está fazendo algum tratamento. Tenha em mente que esse tipo de sistema revela muitos atalhos para se aproximar das clientes por meio de e-mails marketing, mensagens de lembrete e agendamentos.

Tem uma agenda online

Já ouviu reclamação de cliente que liga, liga e ninguém atende para agendar no seu salão? Isso ocorre com muita frequência, principalmente em dias de muita correria.

Com o sistema de gestão para salão de beleza, a agenda passa a ser online, ou seja, sem a necessidade de ter um papel para anotar os horários. O próprio programa já evita outra situação: as marcações duplicadas por engano.

Outro ponto positivo é que esse tipo de função permite que a cliente fique à vontade para fazer o agendamento online. Ela pode escolher os horários e profissionais de sua preferência, desocupando um dos canais do estabelecimento: o telefone.

Contribui para a gestão dos profissionais

Quer saber o que os profissionais estão fazendo? Ou conferir a produtividade deles? Dá uma olhada no sistema de gestão para salão de beleza.

Esse tipo de programa lista tudo: desde os serviços prestados em um dia, semana, quinzena ou mês, até o rendimento por profissional. Desse modo, é possível identificar motivos para que alguns estejam melhores que outros.

Trata-se de um controle muito importante, porque cada profissional tem o seu tempo e forma de trabalhar. Mas no salão de beleza, há horários que devem ser respeitados, por isso a diferença entre eles não pode ser muito grande.

O sistema de gestão para salão de beleza também contribui para registrar ausências, além de férias. Assim, a agenda fica parcialmente bloqueada, adequada à capacidade de atendimento daquele dia ou período.

E se você trabalha com comissões, o sistema de gestão para salão de beleza ainda ajuda na divisão justa, pois associa cada serviço a um profissional.

Faz o controle de estoque

Outra vantagem do sistema de gestão  é a contribuição no controle de estoque. A contagem passa a ser automática, pois basta dar baixa no programa.

A partir do instante em que todo o estoque encontra-se cadastrado, o sistema de gestão para salão de beleza emite um alerta comunicando quando os itens estiverem acabando.

Esse tipo de organização é um demonstrativo de como está o seu negócio, pois o estoque é parte do capital. Se está parado, significa que você pode perder dinheiro, pois os produtos têm validade.

Já o estoque vazio oferece risco, pois um tratamento pode não ser finalizado e até mesmo nem começar pela falta de produtos.

Feito da maneira correta, o controle de estoque ainda te permite negociar melhor com os fornecedores. Saídas constantes podem abrir um espaço para pedir prazos de pagamento maiores, além de preços menores.

Ajuda em uma gestão financeira de qualidade

O sistema de gestão ainda ajuda na gestão financeira, o que é fundamental para a operação do negócio. Tenha em mente que tudo envolve dinheiro, do estoque ao pagamento dos profissionais.

O ponto positivo do sistema de gestão para salão de beleza é que você não precisa entender como fazer o controle financeiro. O programa faz isso por você.

Um programa completo permite que todos os valores sejam registrados, tanto os que entram quanto os que saem. Além disso, elabora relatórios que são fáceis de entender. A partir deles, você obtém insights para saber quais ações deve tomar.

Viu como o sistema de gestão para salão de beleza é fundamental para garantir o sucesso do seu estabelecimento?

Conheça a solução da Alterdata para negócios do segmento de beleza! Descubra como os processos podem ser integrados para alcançar resultados cada vez mais incríveis.

256 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Estética

Programa para gerenciar salão de beleza: 5 funções básicas

4 Mins de leitura
Otimização do fluxo de caixa e aprimoramento do relacionamento com o cliente são algumas funções desempenhadas pelo programa para gerenciar salão de beleza.
Estética

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.
Estética

Como efetivar a emissão de nota fiscal no salão de beleza

4 Mins de leitura
Descubra agora mesmo como otimizar e tornar mais eficiente a emissão de nota fiscal no seu salão de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.