A pandemia de Covid-19 tem sido desafiadora para todos. Digo isso, em vários aspectos: econômico, político, social, de saúde, entre outros. E, nesse contexto, mais do que nunca, a área de Recursos Humanos tornou-se protagonista nas empresas por fazer gestão de pessoas. Isto porque é substancial saber conduzir as emoções e o desempenho dos colaboradores para sobreviver à crise.
Investindo em pessoas
Precisamos entender que empresas são feitas de gente e se não as temos “jogando no nosso time”, não há como garantir o sucesso do negócio. Podemos investir nas melhores ferramentas e nos métodos mais avançados de gestão, mas se não investirmos em pessoas jamais alcançaremos o resultado esperado.
A gestão de pessoas busca atender as necessidades básicas daqueles que trabalham conosco, fazendo com que esses indivíduos enxerguem propósito em estar ao nosso lado. Além de criar um clima positivo de trabalho, uma gestão de pessoas eficiente contribui para a satisfação dos clientes. Colaboradores felizes irão entregar-se genuinamente aos objetivos da empresa e buscarão arrancar sorrisos dos consumidores. É alimentar a ideia do trabalhador parceiro em vez do trabalhador tarefeiro.
Por onde começar?
Como fazer com que as pessoas joguem essa partida conosco em plena pandemia? Aqui vão algumas dicas…
1- Comunicação
Mantenha uma comunicação clara e objetiva, expondo desafios e oportunidades. Essa não é a hora de lapidar o discurso para parecer que as coisas estão ótimas. Não, elas não estão boas e todos precisam encarar essa realidade.
2- Um dia de cada vez
Fortaleça a ideia de que é preciso viver um dia de cada vez e enquanto durar esse dia todos estão juntos, trabalhando em equipe. Por isso, nada de promessas ou garantias, OK? As pessoas querem transparência e honestidade. Todos merecemos isso!
3- Tenha um ambiente agradável
Busque proporcionar um ambiente agradável de trabalho, mesmo a distância. Cuide para que exista uma atmosfera de cooperação, descontração e motivação entre as pessoas de forma que todos possam render muito mais profissionalmente.
4- Crie desafios
Provoque as pessoas a superarem seus limites. Desafie a realizarem entregas em um padrão mais elevado e invista no conhecimento delas. Afinal, todos nós esperamos que nossos líderes estejam verdadeiramente interessados no desenvolvimento humano e profissional.
5- Feedback
Sempre que possível compartilhe seu ponto de vista sobre a performance das pessoas. Nós precisamos saber onde estamos e para onde estamos indo. Faz parte da gente receber orientações de qual caminho seguir ou aquilo que precisamos corrigir. No ambiente corporativo não é diferente. A falta de feedback é um dos maiores gatilhos de insegurança no trabalho e nesses tempos isto é ainda mais forte.
6- Dê assistência
Viva a diferença! Aplique pesquisas instantâneas de clima para saber quais são as expectativas dos colaboradores (em relação ao home office, por exemplo), o que é preciso ajustar e aquilo que está dando certo; mapeie o perfil dos profissionais para encontrar as pessoas criativas; e acolha as demandas individuais, estejam elas ligadas ou não ao trabalho. Somos, sobretudo, humanos e é nosso dever dar assistência aqueles que trabalham conosco. Esse tipo de postura motiva e gera sentimento de gratidão, fidelizando as pessoas.
7- Tenha indicadores
Por fim, mas não menos importante, acompanhe os indicadores de Recursos Humanos. Sendo necessário, revise metas e missões, além de planejar-se para retomada gradual e responsável das atividades locais. Não haja no impulso e ajude a preservar a integridade das pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Nessa hora, agir com cautela é fundamental para assegurar a sobrevivência do negócio.
Refletir, revisar e reinventar: esses são os pilares para o setor de Recursos Humanos vencer a pandemia.
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Boa tarde e muito obrigada pelo artigo 🙂 Acho que para lidar bem com as pessaos, pode se utilizar as ferramentas digitais, para controlar e arranjar todas terafas diarias – eu prefiro kanbantool.com, funciona muito simples e da uma nova perspectiva. Isso e muito importante, quando se fala sobre trabalho do futuro 🙂 Obrigada e desejo saude i sucesso 🙂
Obrigada Mari!