Você sabe como montar uma gestão de crise para papelaria e se preparar para alcançar uma situação financeira estável? Este artigo vai te ensinar como.
Depois de quase dois anos de vendas abaixo do esperado, por causa da pandemia, o varejo está com as vendas 2,6% acima do nível pré-Covid-19. O fato é que o setor de papelaria ainda enfrenta dificuldades. A procura por artigos desse mercado está 32,1% abaixo, o que coloca os estabelecimentos em uma situação de alerta.
A boa notícia é que há solução. Continue a leitura e veja como montar uma gestão de crise para papelaria.
Faça um diagnóstico para identificar o que levou sua papelaria à crise financeira
O primeiro passo para montar uma gestão de crise para a papelaria é identificar e entender os motivos que levaram seu negócio a ficar no vermelho. A resposta, no entanto, está no diagnóstico das finanças. Mapeie suas contas a pagar e a receber, bem como seu histórico de resultados.
Esse diagnóstico é essencial para tomar as decisões corretas.
Realize um corte de gastos
O próximo passo para montar uma gestão de crise para a papelaria é realizar um corte de gastos. Após conhecer a origem e o destino de cada centavo da sua empresa, defina o que será prioridade e o que poderá ser cortado.
Alguns itens do dia a dia, como material de escritório, podem ser reduzidos. No lugar do copo descartável, que tal cada funcionário utilizar a própria caneca? Outras contas que merecem atenção são as fixas. Telefone, energia e água podem ter redução, desde que o consumo seja consciente.
Chame os seus funcionários para uma reunião e explique a situação. Todos devem estar conscientes de que as contas devem ser enxutas.
Tente renegociar as dívidas da sua papelaria
Prepare-se para sair do vermelho! A renegociação de dívidas é o melhor caminho para garantir a saúde financeira da sua papelaria, pois isso permite acesso a crédito — fundamental em momentos de expansão do negócio.
Verifique com os credores e fornecedores a possibilidade de estender alguns prazos, bem como reduzir os juros. Veja ainda se é viável pagar o valor devido em algumas parcelas.
Tenha cuidado ao solicitar crédito
É comum, durante a gestão de crise, buscar empréstimos para pagar as dívidas. No entanto, é necessário ter cautela. Atente-se à taxa de juros que as instituições financeiras cobram, bem como o prazo de pagamento. Só solicite crédito se tiver como pagar. Para isso, é importante se atentar ao próximo tópico.
Alguns tipos de crédito, como o cheque especial e o rotativo do cartão, têm juros altíssimos e, se mal administrados, podem criar um efeito bola de neve que piorará a situação financeira da sua papelaria.
Redefina suas metas
Por mais que você tenha um fluxo de caixa e faça um planejamento orçamentário, é necessário acompanhar todos os números. Analise e revise suas metas para que as finanças não saiam do controle novamente.
Tente antecipar algumas contas a receber
Aproveite a análise que foi feita nas contas para identificar clientes, principalmente pessoas jurídicas, que fizeram compras parceladas. Verifique com eles se há a possibilidade de antecipar os recebíveis.
Esse tipo de atitude pode ser muito benéfica e evitar as linhas de crédito bancário.
Faça um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é fundamental para passar por esse momento de turbulência e garantir o futuro. Ele prevê todas as medidas necessárias para que essa situação não venha a acontecer novamente.
Como gestor, assuma a responsabilidade de garantir o cumprimento dos pontos desse planejamento estratégico para voltar à estabilidade durante a gestão de crise e garantir essa segurança depois dela.
Um bom planejamento estratégico garante o futuro da sua papelaria para que seja mais tranquilo e que renda ainda mais.
Outro ponto é ter em mente que nenhuma crise dura para sempre, portanto, direcione suas forças e trabalhe ao máximo para superar essa situação. Enfrente com a máxima disposição, pois esse esforço será recompensado.
Reavalie as soluções que a sua papelaria oferece
Durante a gestão de crise para a sua papelaria, aproveite para reavaliar os produtos e serviços comercializados. Verifique quais mudanças podem ser implementadas para aumentar a saída e, consequentemente, seu faturamento e lucro.
Três pontos devem ser atacados:
- Resolver os problemas dos seus clientes;
- Contornar as objeções que eles têm;
- Valorizar a experiência dos clientes em sua papelaria.
Busque um diferencial competitivo
Para melhorar os resultados de sua papelaria, faça uma análise de mercado com intuito de checar como anda o comportamento do consumidor. Verifique ainda o que sua papelaria pode oferecer, algo que ainda não está disponível. Isso é ter diferencial competitivo!
Os produtos e serviços que apenas sua papelaria pode oferecer é o que a destacará dentre os concorrentes. Aproveite para observar o que eles andam fazendo e melhore aquilo que fazem de bom.
Faça uma análise dos contratos com seus fornecedores
Como estão os contratos com seus fornecedores?
Essa verificação evita a interrupção das atividades. Sendo assim, estude com eles a possibilidade de negociar as condições, tornando-as mais flexíveis e financeiramente vantajosas para ambos.
Prospecte novos clientes
A gestão de crise deve envolver a busca constante por novas soluções. Portanto, vá prospectar novos consumidores e analisar clientes potenciais de outros mercados.
Isso não requer realizar grandes investimentos de capital, mas é fundamental se planejar para ter a estrutura necessária quando os novos clientes chegarem.
Tenha um bom sistema para ajudar durante e depois da gestão de crise
Um bom sistema de gestão será o aliado ímpar durante e depois da gestão de crise. Esse tipo de solução possui as ferramentas e recursos com foco em análise de dados para um controle correto da sua papelaria.
O sistema de gestão para papelarias proporciona uma visão geral do negócio, mostrando dados como ticket médio de venda, contas a pagar e receber, quais são os horários de pico de atendimento e até os produtos mais buscados.
Quando é bem escolhido, vem ainda com um completo assistente de compras, para garantir que a reposição do seu estoque seja feita de forma correta, sem prejudicar o abastecimento.
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