NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

Gestão financeira: onde não errar na sua papelaria

4 Mins de leitura

Você sabia que uma boa gestão financeira pode ser determinante para a sua papelaria se destacar no mercado? A realidade é que, sem o devido cuidado com essa parte do seu negócio, as chances de sucesso diminuem.

É por isso que vale a pena ter atenção a questões essenciais como o planejamento, o controle de estoque, os meios de pagamento, entre outros. Assim você tem como controlar melhor suas finanças para não cometer erros.

Confira as dicas a seguir e faça do controle financeiro um importante elemento no seu crescimento empresarial.

Planejamento

Comece sempre com um planejamento. Isso porque é somente a partir da definição de metas que você conseguirá construir um bom projeto.

Vale lembrar que você deve ajustar esses objetivos ao contexto do seu negócio. Na fase do planejamento será possível definir estratégias e, consequentemente, adotar métricas. Elas serão importantes para que você acompanhe os resultados e faça adaptações, caso seja necessário.

A ideia é ser racional na sua proposta e trabalhar com meios para avaliar sua evolução. Projetos de sucesso costumam ser aqueles onde o que é definido na etapa de planejamento é respeitado pelos gestores.

Para que a gestão financeira da papelaria esteja sempre em dia, faça revisões periódicas, de acordo com as necessidades.

Em resumo, pense primeiro e aja depois. Se você for capaz de visualizar como a sua papelaria pode crescer no curto, médio e longo prazo, a tendência é que fique muito mais fácil construir esse processo.

Controle de estoque

Qual é a sua relação com o seu estoque? Se você costuma pensar nele apenas como um setor de reabastecimento, então está agindo errado. É importante que o estoque vá além disso, atuando de acordo com o fluxo da sua papelaria.

Uma gestão de estoque estratégica é planejada sempre de acordo com a demanda do negócio. Assim, se você tem um produto com maior saída, o ideal é que exista maior quantidade de peças de reposição no estoque. Por outro lado, se um produto é sazonal, vale a pena montar o estoque de acordo com sua demanda.

É possível contar com soluções realmente avançadas de controle de estoque. Assim, você insere a tecnologia no dia a dia da sua gestão financeira e ameniza os problemas comuns que aparecem com a falha humana.

Em resumo, uma boa gestão de estoque é fundamental para que você venda mais rápido e evite desperdícios. Invista em soluções dessa natureza para diminuir a incidência de erros e repor com qualidade.

Meios de pagamento

Outro ponto importante na gestão financeira diz respeito aos meios de pagamento. É preciso que você seja capaz de se manter competitivo no mercado, oferecendo possibilidades em termos de pagamento para o seu cliente.

Ocorre que, quanto mais formas de pagamento existirem, maiores serão as possibilidades de as compras serem efetivadas. Assim, é preciso ter uma ação estratégica para montar uma estrutura flexível e de fácil acesso.

Além disso, os clientes valorizam empresas que permitem a eles fechar negócio considerando as suas possibilidades. Imagine alguém que só trabalha com cartão de crédito tendo que desistir de fazer uma compra porque a sua papelaria exige o pagamento em dinheiro.

Evite esse tipo de problema. Dinheiro, cartão, boleto bancário, transferência tradicional ou via PIX, entre outras soluções são bem-vindas. O mais importante é que existam meios para que a compra seja realizada e isso se dê facilmente para o cliente.

Monitoramento de vendas

gestão financeira papelaria

A base do seu negócio está no processo de vendas. Quanto mais qualificado ele for, melhores serão seus resultados.

Por isso, uma boa gestão financeira atua no controle do fluxo de caixa empresarial. Assim você tem como contabilizar cada centavo que entra e que sai. Dessa forma é possível, entre outras ações, criar meios para viabilizar o crescimento do negócio.

O monitoramento adequado de vendas permite que você se posicione adequadamente no mercado. Isso porque você pode estabelecer uma rotina que envolva o planejamento de ações e avaliações sistemáticas. Pense no quanto isso pode ser útil para corrigir eventuais erros e ampliar o índice de acertos.

Uma maneira de tornar esse acompanhamento mais sofisticado é contando com ferramentas como softwares de gestão. Alguns deles, os mais específicos, permitem que cada ação dentro da papelaria seja devidamente registrada e armazenada no banco de dados, de maneira a simplificar a ação do gestor.

Em resumo, isso pode tornar a sua papelaria mais competitiva no mercado, a partir da possibilidade de prever receitas futuras e se programar para compras.

Criação de promoções justas

E o que fazer quando aquilo que foi planejado não saiu conforme as expectativas? Bom, também para isso existe a solução.

Um ponto importante para qualquer organização é saber o que fazer para se ajustar às datas e demandas. Isso quer dizer que dificilmente você terá resultados constantes no seu negócio, o que torna fundamental pensar na sazonalidade.

Uma boa estratégia de gestão financeira para lidar com a sazonalidade é criar promoções justas. Para tanto, comece observando o seu estoque. A ideia é diminuir a sobrecarga e ainda dar ao cliente a possibilidade para comprar produtos baratos.

Pense naquilo que pode ser interessante para o seu cliente e também para a papelaria. A oferta de kits com desconto, por exemplo, geralmente dá muito certo. Isso porque você pode inserir em um mesmo pacote um produto com alta demanda e outro com baixa. Assim você movimenta o estoque e ainda lucra.

Investimentos na gestão financeira

A realidade é que investir é a melhor maneira de fazer um negócio crescer. O problema é que muitos gestores erram quando não pensam nos investimentos como algo que deve se basear em dados.

Para eles, a simples possibilidade de alcançar melhores resultados já justifica a compra de ferramentas, sistemas e outros elementos, mesmo sem saber ao certo como inserir as soluções na sua realidade. 

Para evitar esse erro, o ideal é entender que cada investimento feito precisa contribuir com a saúde financeira do negócio. É preciso mensurar se a compra de ativos, contratações e diferentes gastos podem ou não fazer a diferença no futuro do negócio.

É nessa lógica que vale a pena pensar no software da Alterdata. Considerando todas as informações acima apresentadas, ele pode ser o braço direito do seu negócio na busca por um posicionamento de destaque no mercado a partir de uma melhor gestão financeira.

227 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Como gerenciar uma loja de material de construção?

4 Mins de leitura
Entenda como gerenciar uma loja de material de construção e veja quais são as melhores práticas de gestão
Varejo

Como vender bem materiais de construção? Confira 7 dicas

4 Mins de leitura
Aumentar o faturamento e ter recursos para fazer o negócio crescer é uma das vantagens de saber como vender bem materiais de construção.
Varejo

Como aumentar as vendas da loja de material de construção?

5 Mins de leitura
Te ensinamos a aumentar as vendas na loja de material de construção por meio de dicas fáceis de serem aplicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.