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Entenda como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria

4 Mins de leitura

Você sabe como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria? Essa é uma dúvida bastante presente por parte de muitos empreendedores desse segmento. Especialmente os que estão iniciando o negócio. O questionamento é pertinente, pois as empresas que se dedicam em otimizar essa métrica conseguem aumentar o número de vendas.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o ticket médio. Abordaremos também sobre o papel desse conceito em uma loja de papelarias. Além disso, informaremos os principais benefícios dele, trazendo algumas dicas que vão ajudar o seu negócio. Continue com a gente.

O que é o ticket médio de vendas?

O ticket médio faz referência a uma métrica de desempenho fundamental para as empresas. Isso porque, por meio desse indicador torna-se possível fornecer o valor média de vendas por cada cliente.

Dessa maneira, para fazer o cálculo desse indicador só é necessário dividir o total das receitas pelo número de vendas realizadas em um período específico. Pode ser, por exemplo, ticket mensal, trimestral, semestral, entre outras possibilidades.

Vale destacar que o ticket médio pode ser calculado tomando como base um produto, serviço ou categoria específicas. Essa questão varia conforme a necessidade do seu negócio.

Qual o papel desse conceito em uma loja de papelarias?

Por diferentes motivos, o conhecimento do ticket médio é fundamental para as papelarias. Primeiramente, ao entender essa métrica é possível ter o conhecimento do número de vendas e das receitas obtidas em um determinado período.

Além disso, quando o indicador do ticket médio está no esperado é um sinal que os clientes gastam mais em cada compra realizada. Em outras situações pode indicar que a sua empresa está fidelizando mais.

Desse modo, você consegue diminuir os esforços para a aquisição de novos consumidores. Isso contribui para otimizar a margem de lucro da sua organização. Essa questão é muito importante, pois sabemos que é mais fácil vender mais para os mesmos clientes do que conquistar novos consumidores.

Não se esqueça de fazer a avaliação dos resultados de maneira periódica. Com isso, você pode verificar se o ticket está aumentando, reduzindo ou em estabilidade. Por outro lado, quando o resultado está abaixo do esperado, pode-se desenvolver planos de ações com o objetivo de melhorar o indicador.

Quais os benefícios de contar com um bom ticket médio?

As empresas que contam com um bom ticket médio apresentam bons resultados em vendas. Estas, acabam aumentando o número de produtos ou serviços vendidos. Isso também demonstra que a sua organização consegue fidelizar clientes e, consequentemente, otimizar a margem de lucros.

Vale destacar ainda que as empresas que contam com um bom ticket médio apresentam uma boa saúde financeira. Isso ocorre devido ao bom desempenho das receitas na papelaria.

Como aumentar o ticket médio?

ticket médio de vendas

Sabemos que o ticket médio é fundamental qualificar as vendas do negócio. Por meio de simples estratégias torna-se possível melhorá-lo no seu negócio. Entre elas estão:

  • O conhecimento dos clientes;
  • As alterações no mix de produtos;
  • Melhorar o relacionamento com os consumidores.

Trataremos detalhadamente sobre cada uma delas a seguir.

Conhecer os clientes

Sem dúvida, o primeiro passo para aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria é ter o conhecimento das necessidades dos clientes. Quando isso acontece, sua empresa será capaz de fornecer melhores produtos e serviços aos consumidores, contribuindo para aumentar o número de vendas no seu empreendimento.

Fazer alterações no mix de produtos

O mix de produtos deve ser alterado de acordo com as demandas dos consumidores. Nesse contexto é fundamental ter o conhecimento das necessidades, dores, objetivos e interesses das pessoas.

Ao ter o conhecimento de todas essas informações você vai oferecer produtos e serviços que gerem valor ao seu público. Além disso, será possível trabalhar o estoque de maneira otimizada, contribuindo para a redução das despesas.

Melhorar o relacionamento dos clientes

Outra questão que contribui para aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria é melhorar o relacionamento com os clientes. Quando isso acontece, as pessoas criam uma imagem positiva do seu negócio, podendo voltar a comprar da sua papelaria ou mesmo indicá-la aos amigos.

Qual a importância de contar com sistemas de apoio especializados?

As empresas que contam com um sistema de apoio especializado, como o da Alterdata, conseguem aumentar o ticket médio de vendas e, consequentemente, melhoram as receitas.

As ferramentas tecnológicas automatizam um grande conjunto de atividades. Desta forma, torna-se possível reduzir o número de erros e otimizar a produtividade. Além disso, sua empresa vai reduzir custos, sendo mais eficiente nas suas atividades e otimizando a saúde financeira. Todos esses benefícios são aplicáveis também para as papelarias.

Podemos dizer, portanto, que ao contar com sistemas de apoio especializados o seu negócio aumentará a margem de lucros, impactando positivamente nas receitas da organização.

Como é possível perceber, o ticket médio de vendas é um conceito fundamental para as papelarias. Isso porque as empresas que se dedicam em melhorar o ticket conseguem aumentar as receitas de vendas e, consequentemente, se tornam mais lucrativas. Por isso, procuramos apresentar algumas dicas para ajudar a melhorar essa métrica na sua empresa.

Está com alguma sobre como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria? Entre já em contato com a gente! Veja como a nossa ferramenta pode ajudar o seu negócio a otimizar os resultados em vendas. Não perca essa grande oportunidade!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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