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Que produto vender na papelaria? Entenda o mix de produtos

4 Mins de leitura

Decidir que produto vender na papelaria é uma das etapas mais decisivas para o sucesso do negócio. Selecionar os itens certos é um estímulo às vendas, pois cria um vínculo e contribui para a fidelidade de muitos consumidores.

O fato é que essa definição deve ser feita com cautela. É importante ter um mix variado, principalmente com o objetivo de atender um público diversificado, porém não é somente a quantidade que garante as vendas.

Nós preparamos este artigo com uma série de informações valiosas para te ajudar a escolher que produto vender na papelaria. Acompanhe!

Comece entendendo o conceito de mix de produtos

O primeiro passo para definir o que vender na papelaria é entender o conceito de mix de produtos. Trata-se, portanto, de uma definição para o catálogo de itens que estão disponíveis para compra.

O mix de produtos existe para suprir as necessidades de diversos perfis de clientes, permitindo que sua papelaria conquiste uma fatia de mercado. 

Quando você monta o mix de produtos ideal, consegue atingir os públicos certos. No entanto, para defini-lo, você deve considerar:

  • O segmento do seu mercado;
  • Quais os produtos e serviços oferecidos;
  • Perfil, tanto do mercado quanto do público-alvo;
  • Porte da papelaria;
  • Sazonalidades do seu mercado;
  • Região de atuação.

Por que o mix de produtos é importante?

Você notou, no tópico anterior, que o mix de produtos existe para atender às demandas dos consumidores. Sendo assim, defini-lo significa servir à clientela com qualidade.

Toda vez que um consumidor entra no seu estabelecimento e não encontra o que estava procurando, tenha a certeza de que ele procurará a concorrência. Este é um sinal que pode demonstrar duas situações:

  1. Há problemas no estoque;
  2. O mix de produtos foi mal definido.

Você perde em ambas.

No momento de definir que produto vender na papelaria, também é necessário considerar que apenas uma opção disponível não é suficiente. 

Coloque-se no lugar do consumidor. Ele vai até sua papelaria em busca de uma caneta esferográfica. O vendedor mostra uma opção, da cor vermelha, mas o consumidor deseja a azul, que não faz parte do mix de produtos. 

O que acontecerá? Seu consumidor tem duas opções: ficar com a opção disponível ou continuar sua busca pela caneta esferográfica azul. E não é só uma questão de gosto ou querer, ok? Se ele precisa da caneta para fazer uma prova de concurso público, a cor vermelha não é permitida.

Que produto vender na papelaria

Além da necessidade, ter variedade do mesmo item permite a comparação e a aplicação de uma das técnicas de upsell. Sabe o que é isso?

Upsell é uma estratégia de vendas que incentiva o cliente a adquirir uma versão mais completa do mesmo item. No lugar da caneta esferográfica simples, o vendedor poderia oferecer outro modelo com mais cores, tinta mais duradoura ou qualquer outra característica que fizesse sentido para o upgrade na compra.

Defina que produto vender na papelaria

Agora que você já está craque no assunto de mix de produtos, vamos evoluir no tema. Chegou o momento de saber que produto vender papelaria.

Dá uma olhada nas dicas abaixo para criar o mix ideal para o seu público:

1. Conheça seu cliente

Como agradar alguém? A resposta é simples: conheça essa pessoa. Este é o segredo no momento de definir que produto vender na papelaria. Trace, portanto, um perfil dos clientes que compram no seu negócio.

Se ainda não abriu a papelaria, faça uma pesquisa de mercado para saber quem serão os potenciais compradores. Uma loja em pleno comércio, por exemplo, pode ter demanda por plastificação, encadernação e impressão.

2. Acompanhe as sazonalidades

O calendário do varejo tem várias datas que podem ser bem aproveitadas pelo seu negócio. Dia do Consumidor, Volta às Aulas, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal são algumas.

O segredo para definir que produto vender na papelaria em períodos de sazonalidade é se antecipar ao que está por vir. Por isso, é fundamental observar a concorrência e conhecer as tendências do setor, dois assuntos que abordaremos a seguir.

3. Observe a concorrência

Não tenha medo de observar o que a sua concorrência faz. Se possível, visite as lojas de forma discreta e veja como tudo está organizado. Inspire-se para escolher que produto vender na papelaria!

Aproveite a visita para verificar o que está dando certo e o que está dando errado. O certo pode ser repetido, do seu jeito, e o errado precisa ser evitado. Ali pode haver um espaço para o seu negócio se sobressair.

4. Saiba quais são as tendências do setor

Feiras do setor e lançamentos das grandes marcas indicam os rumos que o mercado está tomando. Novos produtos criam necessidades ou vêm para suprir as atuais. Acompanhar as tendências, consequentemente, é se antecipar.

Quando surge uma novidade e há um súbito aumento do desejo por aquilo, é comum que o público busque os pontos de venda. Imagine alguém chegar na sua papelaria, pedir o lançamento e ser atendido: venda na certa.

5. Firme parcerias estratégicas

Outra maneira para saber que produto vender na papelaria é firmar parcerias estratégicas com os distribuidores. Pelo volume de pedidos que recebem, eles sabem quais itens têm ou não mais saída.

Essas parcerias ainda podem garantir laços bem estreitos, para que a sua papelaria, por exemplo, seja a primeira a disponibilizar determinado produto. Sendo assim, crie boas relações com os seus fornecedores.

6. Pense em serviços que podem ser oferecidos

Citamos alguns ali no comecinho, lembra? Atente-se ao perfil do público e localização da papelaria, pois estas características dão indícios de necessidades. Algumas delas:

  • No shopping: pode ter livros e um espaço para tomar café.
  • Próximo de empresas: impressão de currículo e documentos.
  • Em zona residencial: itens de decoração, artigos escolares.

Note que para definir que produto vender na papelaria é necessário pensar sempre na experiência do cliente. Ele deve ser, literalmente, agradado. Lembre-se de que a concorrência está aí e pode absorver demandas não supridas pelo seu estabelecimento.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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