Varejo

Como obter lucro na papelaria durante o ano todo?

4 Mins de leitura

Ter um lucro constante e regular em diferentes períodos do ano é fundamental para a continuidade das atividades na sua papelaria. No entanto, por diferentes motivos, sabemos que obter lucro nos 12 meses do ano não é uma tarefa fácil. Essa questão acontece porque as demandas vão se alterando de acordo com cada período do ano e é muito importante atentar-se com as tendências de mercado.

Isso acontece porque, ao estar antenado em relação às tendências, torna-se possível ficar atualizado em relação ao mercado do seu segmento de atuação e também a implementar valiosas vantagens competitivas, o que contribui para a sua empresa a ganhar autoridade.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre esse assunto. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos sobre a importância de ter produtos à venda durante todo o ano para suprir necessidades sazonais e também vamos fornecer dicas que vão te ajudar a lucrar durante todo o ano. Boa leitura!

Qual a importância de ter produtos para atender a sazonalidades?

Destacamos anteriormente que as demandas dos consumidores mudam conforme diferentes períodos do ano. Nesse contexto, as papelarias devem estar atentas em relação às necessidades e anseios das pessoas em diferentes períodos do ano. Assim, as empresas podem gerar mais valor no mercado e oferecer produtos que realmente sejam do interesse do cliente.

Ao contar com uma ampla gama de produtos que atendem a diferentes necessidades, torna-se possível aproveitar mais oportunidades de vendas e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Quais são as principais sazonalidades para as papelarias?

lucro papelaria

Realmente as sazonalidades são muito importantes para impulsionar as vendas nas papelarias. Por isso, é fundamental conhecer esses períodos e saber como aproveitá-los da melhor forma possível em prol do crescimento da sua organização. Na sequência do conteúdo vamos destacar as principais sazonalidades que se aplicam para as papelarias.

Períodos destinados à compra de material escolar

Uma das principais sazonalidades nas papelarias são os períodos destinados para compra de material escolar. Na maioria das vezes, elas ocorrem antes do início de cada ano letivo. Por esse motivo, a demanda de diferentes materiais escolares costuma aumentar nos dois primeiros meses do ano, ou seja, em janeiro e em fevereiro.

Outro período que apresenta alta demanda em relação à compra de produtos escolares são os meses de julho e agosto. Essa questão acontece devido ao início dos semestres letivos nas universidades e cursos técnicos.

Conteúdos temáticos e festivos

Muitas pessoas pensam em diferentes alternativas para presentear as pessoas queridas. Assim, as chamadas “lembrancinhas” estão entre as mais procuradas. Nesse contexto, é bastante comum as papelarias venderem diferentes lembranças nas quais abordam conteúdos temáticos e festivos.

Entre alguns exemplos estão o Natal, o dia das crianças, etc. Caixas temáticas, conjuntos de canetas, blocos, agendas, planners e afins são ótimas opções.

Como obter lucro durante todo o ano na papelaria?

A obtenção de lucro regular nas papelarias depende de diferentes fatores. Entre eles estão os fornecedores, a maneira em que os produtos são expostos e o conhecimento das demandas sazonais. Vamos dissertar mais sobre isso agora.

Bons fornecedores

O primeiro fator que contribui para a papelaria ter lucro e, consequentemente, a ter um bom desempenho nas finanças empresariais durante todo ano é o fato de a empresa contar com bons fornecedores. Essa questão acontece por diferentes motivos.

Primeiramente, ao ter contato com bons fornecedores torna-se possível disponibilizar materiais com ótima qualidade ao consumidor final. Com isso, há a otimização da experiência do cliente. Além disso, ao contar com bons fornecedores, as papelarias vão adquirir produtos em ótimas condições e com preços atrativos. Desse modo, as papelarias poderão repassar ao consumidor preços competitivos, o que aumentam as chances de as empresas venderem mais.

Exposição dos produtos

A maneira pela qual os produtos são expostos também é outro fator que contribui para obtenção do lucro, pois favorece o aumento do número de vendas nas papelarias, ou seja, ajuda as empresas a venderem mais.

Nesse contexto, é muito importante organizar os produtos de forma a valorizar aqueles que apresentam maior demanda em um período específico. Desse modo, é fundamental deixar em locais mais visíveis os produtos com mais demanda. Assim, fica mais fácil para os clientes encontrarem o que eles desejam.

Além disso, a exposição otimizada das mercadorias ajuda a transmitir uma imagem positiva da sua empresa. A organização dos produtos a serem vendidos facilita a vida do cliente e favorece o aumento do número de vendas no seu estabelecimento.

Conhecimento das demandas sazonais

O conhecimento das demandas sazonais é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso das empresas e também assegurar a lucratividade das papelarias durante todo o ano.

O entendimento das demandas ajuda as papelarias a se planejarem para atender as necessidades dos clientes e, consequentemente, venderem mais.

No período em que antecede o início das aulas, por exemplo, as papelarias podem aproveitar para focar nos materiais escolares. Desse modo, uma boa estratégia seria a valorização da exposição de produtos escolares como o caderno, mochilas, estojos, entre outras possibilidades.

Em outros períodos, como as festividades de final de ano, pode-se valorizar a exposição de diversas lembranças nos meses que antecedem o Natal. Entre alguns exemplos estão produtos com frases sentimentais ou mensagens de incentivo, canecas com escritos, etc.

A obtenção de lucro durante todo o ano é um dos principais desafios enfrentados pelas papelarias. Por esse motivo, procuramos apresentar para você algumas dicas valiosas que vão ajudar o seu estabelecimento a ser lucrativo em diferentes períodos do ano e também aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas diferentes demandas sazonais por parte dos consumidores.

Você gostou das nossas dicas sobre como lucrar na papelaria durante o ano todo? Confira mais artigos sobre papelarias no blog da Alterdata e veja como otimizar a performance do seu estabelecimento.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *