Oficina Mecânica

O Guia Completo do gerenciamento de oficina mecânica

4 Mins de leitura

Fazer o gerenciamento de oficina mecânica não é tarefa fácil. Principalmente quando o gestor quer crescer em menos tempo.

A realidade é que, para ter sucesso nesse tipo de empreendimento, é preciso pensar nisso desde o primeiro dia. É até possível administrar as diferentes exigências de rotina de uma oficina mecânica de um jeito simples quando ela ainda é pequena. Entretanto, a partir do momento que ela começa a dar resultado, as exigências aumentam, e sem o devido controle de processos, os erros aparecem.

É por isso que preparamos este conteúdo. Saiba como fazer o gerenciamento de oficina mecânica do jeito certo e comece a criar motivos para prosperar.

Atenção à entrada e saída de recursos da sua empresa

Um dado alarmante sobre empresas brasileiras precisa ser considerado: a cada 100 negócios, 60 fecham as portas ainda nos primeiros 5 anos de vida, de acordo com o IBGE.

A questão é que, sem o devido controle sobre o que entra e o que sai do caixa da empresa, as chances de insucesso aumentam.

Por isso, um importante primeiro passo é definir como será a sua gestão financeira. Nesse sentido, vale a pena organizar o fluxo de caixa. O jeito certo de fazer isso é ver o que sua empresa tem em caixa em um primeiro momento para, então, determinar um período para fazer lançamentos, fechamentos e a análise de demonstração de caixa. Isso permitirá a você ter em mãos um saldo inicial como parâmetro e o período exato para a execução do fluxo.

A partir deste ponto, é preciso identificar as receitas e despesas com precisão, separando-as em categorias como fixas e variáveis, para somente depois fazer o registro dentro do período estipulado.

Conte com um sistema automatizado no gerenciamento de oficina mecânica

Para simplificar o processo, o mais indicado é apostar em soluções modernas e capazes de diminuir a sua incidência de erros. Vale lembrar que, com a automação, é possível ter acesso a um recurso que controla as movimentações de dados dentro da sua oficina, concentrando todas as informações em um único ambiente, seguro e acessível apenas a pessoas autorizadas.

Isso gera ganho de tempo e eficiência para a tomada de decisões. Em geral, este é o caminho para tornar a sua ação mais estratégica.

Consequentemente, ações envolvendo o fluxo de caixa deixam de ser um problema, já que a incidência de erros tende a diminuir. Pense em um funcionário que atua em diferentes funções. Neste caso, quando ele tiver que dar baixa em saídas, por exemplo, naturalmente estará sujeito a erros em virtude do cansaço, do despreparo, entre outros. Isso pode gerar problemas com a incompatibilidade de dados. Logo, com um sistema, você evita essa dor de cabeça comum em muitas empresas.

Em resumo, com o sistema é possível modernizar seu gerenciamento de oficina mecânica e qualificar a sua ação enquanto responsável por ela.

Capacite seus funcionários e faça deles o seu principal ativo empresarial

gerenciamento de oficina mecânica

Ter uma equipe qualificada é fundamental. E o motivo é muito simples: delegar tarefas. O fato é que, na maioria das vezes, a capacidade de delegar tarefas é o que faz com que um líder tenha sucesso. O problema é que isso só é possível quando a equipe está preparada.

A dica então é fazer do investimento nos funcionários uma política da empresa. É por meio dos treinamentos que você tem como garantir a qualidade dos serviços, construir uma relação saudável com quem trabalha no dia a dia com você e gerar reconhecimento no mercado. Isso é fundamental para o bom gerenciamento de oficina mecânica.

É possível começar a construir isso a partir de reuniões semanais para ouvir os colaboradores, apresentar metas, propor ações e estabelecer recompensas. Considerando uma realidade onde você pode investir mais, vale a pena recorrer a soluções como treinamentos in company, um tipo de evento em que você traz até a sua empresa um profissional ou empresa especializada em desenvolver determinada habilidade ou competência.

No fim, contar com uma equipe profissional e especializada certamente é algo que pode alavancar seu crescimento e colocar a sua oficina mecânica na liderança do mercado.

Crie parcerias de sucesso, de confiança e de longo prazo

A sua relação com os seus fornecedores precisa ser um dos elementos centrais na construção de um gerenciamento de oficina mecânica de sucesso. Até porque a qualidade do serviço que você é capaz de prestar está diretamente ligada aos recursos que sua oficina terá à disposição.

Faz sentido, não acha? Por isso tenha atenção aos fornecedores que escolher. É bom pesquisar, bem não só os preços, mas também questões como as entregas e as condições oferecidas.

Uma parceria de confiança precisa considerar o longo prazo. Assim, vale a pena pensar na política do ganha-ganha, procurando fazer com que você também seja uma solução para esse fornecedor. Justamente por esse motivo é que recomenda-se gastar um pouco mais de tempo na procura por parceiros ideais. Dessa forma, é possível qualificar a escolha e evitar contratempos.

A realidade é que empresas de sucesso costumam ser aquelas que estão há anos contando com serviços de qualidade prestados por outras empresas que já sabem o que elas precisam. Procure você também fazer parte desse ciclo e comece a prosperar.

Tenha foco no atendimento que você pode oferecer ao cliente

Um caminho seguro para chegar ao sucesso no gerenciamento de oficina mecânica é colocar o seu foco no cliente. Isso costuma depender da sua capacidade de falar a língua dele e de entregar soluções realmente úteis.

Quando a sua oficina tem essa capacidade, todas as ações da sua equipe tendem a ser vistas como um diferencial. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado quando precisa fazer uma compra?

Uma dica é investir no cadastro de clientes. Isso ajuda você a se organizar e também a oferecer soluções personalizadas. Sem falar que é algo que permite iniciativas arrojadas como a criação de programas de fidelização.

Também em relação a isso, o sistema costuma ajudar. Com ele, você pode guardar os cadastros com segurança e atuar de maneira mais estratégica no planejamento da sua oficina mecânica.

Em resumo, aperfeiçoe seu atendimento, prepare sua equipe, conte com um sistema avançado para fazer os registros e use essa solução na busca por diferenciais.

Com essas dicas você já tem como fazer o gerenciamento de oficina mecânica de maneira profissional. Confira o blog da Alterdata para conferir novas orientações.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Qual futuro das oficinas mecânicas?

4 Mins de leitura
O futuro das oficinas mecânicas é composto por softwares de gestão e posturas ecológicas.
Oficina Mecânica

Plano de negócios para oficina: saiba como montar

5 Mins de leitura
O plano de negócios para oficina mecânica é um registro que deve ser acessado por todos a fim de ajustar o planejamento dos times a cada dia.
Oficina Mecânica

Como aproveitar melhor o seu sistema para centro automotivo

4 Mins de leitura
O sistema para centro automotivo agrupa processos, tornando-os mais eficientes e possibilitando o crescimento do seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *