Material de Construção

5 formas de pagamento para loja de material de construção

4 Mins de leitura

Para manter o seu consumidor fidelizado e vender mais, é preciso criar uma ótima experiência de compra na sua loja de material de construção. Uma das estratégias de atração, retenção e fidelização é oferecer diversas formas de pagamento.

O mais importante aqui é facilitar o pagamento. A notícia boa é que, atualmente, existem diversas formas de pagamento que você pode oferecer ao seu cliente. Então, não importa o perfil do consumidor: certamente, ao apostar em diversos formatos, você consegue alcançá-lo.

Além disso, oferecer novas formas de pagamento ao cliente foge da responsabilidade de assumir as dívidas. Afinal, sabemos que existem algumas alternativas que, além de ultrapassadas, não são seguras para o seu estabelecimento — como o cheque.

Para ajudar nesta trajetória, venha conosco e confira algumas novas formas de pagamento (outras, nem tão inovadoras assim) que são importantes para que o seu cliente compre mais.

Vamos lá?

1. Pix

O Pix é a verdadeira revolução quando o assunto são novas formas de pagamento. Assim, ele é a metodologia mais inovadora e segura para receber dos seus clientes. Segundo dados de março do Banco Central, mais de 50 milhões de pessoas já fizeram um Pix para alguém. Ou seja, em pouco mais de um ano, mais de um quarto do Brasil utilizou o sistema. Bastante gente, não é?!

Criado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, o Pix é um sucesso quando o assunto são transações financeiras. Afinal, ele é rápido, seguro e permite pagamentos de quaisquer tipos e valores, a qualquer momento.

Então, oferecer o Pix como uma das formas de pagamento garante comodidade, praticidade e flexibilidade ao seu consumidor. Afinal, ele não compromete o seu cartão de crédito, não precisa usar o débito ou se preocupar em pagar um boleto na data acordada, por exemplo.

Da mesma maneira, oferece mais segurança à sua loja de material de construção, pois, assim que o cliente compra a mercadoria, você recebe na mesma hora — sem cobranças de quaisquer taxas de transações, como acontece com o cartão, por exemplo.

Além disso, você não precisa investir em nenhum equipamento para receber: basta divulgar os dados do Pix da sua loja de material de construção (ou inserir alguns cartazes no caixa com o QR-Code) e pronto.

formas de pagamento loja de material de construção

2. Cartão de crédito e débito

O cartão de crédito e de débito não é tão novo assim quando o assunto são formas de pagamento para a sua loja de construção. No entanto, eles são importantes porque grande parte dos consumidores os utilizam.

Para você ter uma ideia, estudos apontam que 77% dos brasileiros usam o cartão de crédito e 52% das pessoas apostam no de débito.

No caso do cartão de crédito, o consumidor tem a vantagem do parcelamento em meses, não precisando ter dinheiro à vista. Porém, existem aqueles consumidores que preferem pagar à vista, evitando o uso do crédito. Então, também é preciso apostar no recurso do débito.

O uso dos cartões promovem transações seguras e há uma boa garantia de que você receberá do seu cliente. No entanto, eles têm uma pequena desvantagem: você paga taxas sobre as transações.

Então, o segredo é sempre pesquisar muito com as empresas que oferecem máquinas de cartão e encontrar a alternativa mais viável (e com menos taxas) para a sua loja de material de construção.

3. Cashback: uma das formas de pagamento para a sua loja de material de construção

Você já ouviu falar no cashback para loja de material de construção? Essa modalidade também é nova. Apesar de ter sido criado em 1998, agora estamos ouvindo muito falar nele — inclusive, usando-o.

Cashback significa dinheiro de volta. Ou seja, o cliente investe um valor na sua loja e recebe uma porcentagem de volta. Assim, ele é uma grande sacada, principalmente quando o assunto é retenção e fidelização de clientes.

Você pode criar um bom programa de cashback para a sua loja de material de construção. Assim, pesquise na concorrência como estão oferecendo essa modalidade e crie um plano exclusivo para a sua loja.

Certamente, o cliente ficará muito feliz em investir o seu valor na sua empresa, sabendo que receberá de volta uma parte dele — que pode ser trocada por descontos na próxima compra, brindes e outras vantagens que você considera interessante.

4. Financiamento

Principalmente para obras maiores, oferecer o sistema de financiamento como uma das formas de pagamento para a sua loja de construção é uma alternativa interessante.

Afinal, muitas vezes o cliente já tem um financiamento de um terreno (ou lote) e não tem recursos financeiros para arcar com as reformas e/ou a construção da casa, por exemplo.

Então, o financiamento é uma boa estratégia, pois possibilita que o cliente realize o seu sonho de uma casa nova e, ao mesmo tempo, investir em parcelas que caibam no seu bolso, evitando o endividamento.

Atualmente, existem diversos sistemas de financiamento. Inclusive, se a sua loja de material de construção tiver recursos, pode oferecer um cartão próprio e até mesmo o seu próprio sistema de financiamento direto.

No entanto, você pode fazer parcerias com os bancos e usar os financiamentos diretos. Basta encontrar as alternativas que sejam viáveis e rentáveis para a sua loja de material de construção.

Algumas delas são:

  • Banco Bradesco: em parceria com a Anamaco, criaram o sistema de financiamento Programa João de Barro para financiar reformas e construções;
  • Caixa Econômica Federal: criou o Construcard, cartão do banco que é exclusivo para gastar com o financiamento de reformas e construção;
  • Sicredi: é possível se tornar um parceiro do Sicredi, pois os seus associados podem reformar ou construir o seu imóvel com o sistema próprio de financiamento.

5. WhatsApp Pay

O WhatsApp Play foi liberado para pagamentos pelo Banco Central em março de 2021. Portanto, é uma das mais novas formas de pagamento que a sua loja de material de construção pode apostar.

Dessa forma, é possível que os clientes efetuem os seus pagamentos pelo cartão Visa e Mastercard, intermediados pela rede social. Assim, é uma maneira para garantir mais segurança nos pagamentos e o cliente pode pagar tanto pelo cartão de crédito quanto pelo débito.

Então, se você quer aumentar a lucratividade dos negócios e investir na venda de material de construção pela internet, saiba que pode contar com o WhatsApp Play. Um dos grandes benefícios dessa forma de pagamento é que as transações são gratuitas, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Gostou de aprender mais sobre as novas formas de pagamento para loja de material de construção? Se sim, que tal conhecer o sistema de gestão para lojas de material de construção da Alterdata?

60 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Material de ConstruçãoVarejo

Ferramentas para construção civil: saiba onde comercializar

4 Mins de leitura
Atualmente a venda de ferramentas para construção civil pode ocorrer em novos canais. Saiba como aumentar a venda de ferramentas para construção civil.
eBookMaterial de Construção

[E-BOOK] 8 dicas para sua loja de materiais de construção

1 Mins de leitura
Entender a importância de ter um bom controle de estoque e organização na sua Loja de Material de Construção é essencial para…
Material de Construção

Por que ter o software de automação comercial numa loja de construção?

5 Mins de leitura
Saiba como um software de automação comercial otimiza o desempenho da sua loja de construção. Conheça 10 motivos imperdíveis para fazer esse investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *