Varejo

5 passos para fidelizar os clientes na sua loja de roupas

5 Mins de leitura

Um dos maiores erros dos lojistas é focar demais na aquisição e esquecer de fidelizar os clientes. Isso contribui para o aumento dos custos e acaba limitando seus resultados.

A expansão da carteira de clientes é muito importante, mas você não pode negligenciar a retenção dos clientes conquistados. O motivo é simples: será sempre alto o valor investido para captá-los.

Além disso, a loja de roupas que foca apenas na aquisição de clientes costuma ter baixa taxa de satisfação e, por essa razão, acaba perdendo boas oportunidades.

O Princípio de Pareto mostra que 80% das vendas vêm de 20% dos clientes. Sendo assim, é fundamental fazer com que eles voltem à sua loja de roupas, estimulando-os a comprar sempre do seu negócio.

E como fazer isso?

Nós listamos 5 ideias e boas práticas para fidelizar os clientes na sua loja de roupas. Acompanhe!

Por que é importante fidelizar os clientes?

Além dos custos regulares, as ações para fidelizar os clientes fazem com que a sua loja de roupas obtenha um retorno essencial para a própria sobrevivência.

Melhora o ticket médio

O ticket médio é um indicador que mensura a performance de vendas. Ele se baseia no número de negócios fechados por um determinado período de tempo. Seu cálculo pode ser feito em número de vendas ou número de clientes.

Quanto mais alto, melhor. Significa que seu público está colocando mais dinheiro em sua loja de roupas, então o ticket médio alto e/ou crescente contribui diretamente com o faturamento do negócio.

Vale ressaltar que o ticket médio de clientes fidelizados costuma ser bem mais alto do que dos novos, pois são pessoas que já confiam na marca e sabem o tipo de produto que estão adquirindo.

É essa segurança que permite gastar mais, sem medo de arriscar.

Clientes fiéis são excelentes garotos-propaganda

Se você já se convenceu a fidelizar os clientes por causa da melhoria no faturamento, aqui vai mais um motivo.

Quando você fideliza os clientes, melhora a reputação da sua loja de roupas. Para cada cliente satisfeito, mais cinco pessoas devem descobrir as qualidades do seu empreendimento.

Por isso, é muito comum pedir recomendações, antes de fazer compras, a amigos, familiares e até conhecidos. O motivo é simples: evitar erros.

Quando o seu público é cativo, os clientes fidelizados se transformam em evangelizadores. Eles reforçam as qualidades da sua empresa para outras pessoas que talvez estejam fora do seu alcance.

Otimiza custos com divulgação

Basicamente, a consequência do tópico anterior.

Qual foi a última vez que você recomendou determinada marca ou empresa para outra pessoa? Isso significa fazer uma propaganda gratuita.

Se a propaganda não tem custo, essa marca otimizou os gastos.

A melhor maneira de conseguir o mesmo resultado em seu negócio é ter um público fidelizado. Use essa prática a seu favor sempre que possível.

Encurta o ciclo de vendas

O ciclo de vendas é o intervalo entre o fechamento de um negócio e o próximo. Trata-se de um fator importante para a rentabilidade da sua loja de roupas.

Quando é muito longo, a sua marca acaba gastando muito tempo e recursos com cada cliente, diminuindo a eficiência do seu trabalho.

Ao fidelizar os clientes, você reduz, pouco a pouco, esse custo de aquisição e a duração do ciclo de vendas.

À medida que os clientes vão se aproximando da sua marca, eles vão tentando fechar negócio, cada vez mais, por conta própria. Essa agilidade diminui custos a médio e longo prazo.

Obtém feedbacks mais valiosos

Mais um motivo para você fidelizar os clientes na sua loja de roupas: os mais experientes são excelentes fontes para evidenciar possíveis falhas nos produtos e no atendimento.

Quando precisar coletar um feedback, experimente fazer isso com eles. Priorize-os para aprimorar seu trabalho de um jeito rápido e preciso.

5 passos para fidelizar os clientes em sua loja de roupas

fidelizar os clientes

Agora que você conhece os motivos para fidelizar os clientes na sua loja de roupas, que tal partimos para a prática? Siga os 5 passos a seguir:

1. Alcance e entregue a qualidade de produto desejada

Mesmo sendo básico, esse passo ainda é ignorado por muitos negócios.

Será uma tarefa difícil fidelizar os clientes quando os produtos da sua loja de roupas forem diferentes dos anunciados. Isso quer dizer: baixa qualidade, coleções antigas, falta de estoque, etc.

O primeiro passo, portanto, é alinhar as expectativas e o suprimento das necessidades de quem compra na sua loja.

2. Ouça seus clientes

Trata-se de ouvi-los genuinamente.

A consequência será o aumento da confiança e o maior conhecimento sobre eles, entendendo melhor suas necessidades. Logo, você saberá qual produto sugerir ou a melhor abordagem de vendas para utilizar durante o atendimento.

Essa prática é excelente, pois cria um relacionamento mais humanizado e receptivo, além de personalizado.

Quando percebem que são ouvidos, os clientes sentem que têm atenção e são valorizados, portanto, você aumenta as chances de fidelizá-los.

3. Esteja ativamente nas redes sociais

As redes sociais são a vitrine do momento. Elas aproximam e fortalecem o relacionamento com os clientes.

A geração de conteúdo útil e relevante para o seu público cria um vínculo entre vocês.

Faça uma análise para descobrir em qual rede social estar. Crie o perfil e passe a interagir.

Responda os comentários de maneira rápida e cortês, para mostrar que sua loja de roupas está atenta e comprometida com o público.

Essa prática evita que, ao não ter sua dúvida sanada, o usuário procure uma loja concorrente.

Aproveite o espaço das redes sociais para mostrar o dia a dia da sua loja, os lançamentos, sugestões e até combinações de looks. Esse tipo de conteúdo estimula o relacionamento e a fidelização dos clientes.

4. Personalize a experiência de compra

A experiência de compra é um dos fatores que faz parte de algo maior: a experiência do cliente.

Saiba que os clientes estão em constante busca por motivos para permanecerem fiéis às marcas, pois não querem ter o trabalho de buscar novas o tempo todo.

Isso faz com que suas compras sejam mais fáceis e, ao mesmo tempo, agradáveis. Você pode contribuir para que essa seja uma realidade.

Pense, por exemplo, em uma estratégia de marketing de proximidade.

Colete informações de seus clientes, personalize suas promoções, ofereça serviços de consultoria personalizada, promova experiências multicanais e faça com que sua loja de roupas seja parte da comunidade.

5. Invista em gestão de estoque

Para que tudo isso seja possível, invista em gestão de estoque.

Essa técnica de controle, armazenamento e acompanhamento dos itens estocados, monitora a cadeia de suprimentos. Também regula as operações envolvidas, do momento que um item entra até ser comprado ou despachado para o cliente.

Ao investir em gestão de estoque, você evita falhas como a falta ou o excesso de mercadorias — ambos representam prejuízo para o caixa da loja.

A gestão de estoque possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura dos produtos.

Que tal contar com uma solução completa para gestão de lojas de roupas que ajude a viabilizar as ações descritas acima?

Conheça Alterdata Shop e seu conjunto de ferramentas e recursos intuitivos e simples de usar com foco especial em análises de dados para um controle correto da sua empresa.

372 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Varejo e qualidade de vida: entenda essa relação de sucesso

1 Mins de leitura
Uma das grandes verdades que impulsiona o varejo vencedor é sempre centrar todas as ideias, conceitos, projetos e ações em torno do…
Varejo

Novas taxações sobre compras internacionais no comércio varejista

2 Mins de leitura
Nos últimos dias, o Senado aprovou importantes mudanças legislativas que impactarão diretamente o comércio varejista no Brasil.  O foco principal está na…
Varejo

TEF vs. Máquina de Cartão: qual a melhor para o seu negócio?

4 Mins de leitura
A escolha da solução de pagamento ideal para o seu negócio pode ser um desafio. Duas opções populares são o TEF (Transferência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *