Negócios

Confira as mudanças no Pix e vantagens para a sua loja

4 Mins de leitura

Desde a sua implantação no país, o pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas. Dentre as vantagens no uso, podemos citar a segurança na transação, facilidade ao concluir a compra e agilidade ao receber o valor. Mas o que é bom ficará ainda melhor em 2024. O Banco Central anunciou que algumas funcionalidades serão implantadas neste método de pagamento. São eles: o Pix Automático, o Pix parcelado e o Bolepix.

As mudanças anunciadas ainda geram dúvidas aos consumidores e lojistas. Mas uma coisa é certa: as novidades oferecem oportunidades ao mercado varejista. Então, entenda como vai funcionar esse novo formato e veja como disponibilizar esse benefício na sua loja.

Entenda as novas modalidades previstas para o Pix

Pix Automático

O Pix Automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares:

  • segurança nas transações;
  • praticidade para usuários (pagadores e recebedores);
  • flexibilidade na escolha dos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos. 

Empresas de qualquer segmento do mercado e ou porte, que necessitem de pagamentos periódicos, poderão utilizar o novo produto. Entre elas estão as companhias de serviços públicos (energia, telefonia, etc.), firmas de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura,  entre outros. Os valores serão debitados da conta do cliente automaticamente mediante a programação.

Pix Parcelado

O Pix Parcelado tem o objetivo de facilitar a compra daqueles que, muitas vezes, não possuem essa oportunidade por parte do cartão de crédito. E vai ampliar o leque de opções do cliente e do estabelecimento durante a negociação.

Trata-se de uma operação de crédito disponibilizada por alguns bancos. É destinado às pessoas que fazem um pagamento instantâneo, mas estão sem dinheiro na conta. Assim, na hora que o usuário for transferir uma quantia para outra pessoa ou empresa, ele solicita um valor emprestado à instituição e escolhe a quantidade de parcelas.

Para utilizar esse beneficio, é necessário possuir uma linha de crédito pré-aprovada junto à instituição financeira. O valor do Pix é creditado em parcelas na conta do usuário e é recebido instantaneamente na conta do destinatário informado por ele.

O parcelamento pode ser realizado em até 24 vezes, com juros que variam de acordo com a instituição. Funciona como um crediário digital, mas sem a necessidade de um intermediário entre comprador e vendedor.

Embora alguns estabelecimentos já viabilizem o pagamento do pix de forma parcelada, o Banco Central ainda não tem previsão de quando realizará o lançamento oficial desta nova modalidade, mas a expectativa é que esteja em vigor até o final do ano.

Qual a diferença entre cartão de crédito e pix parcelado?

A mudança anunciada não impacta quem recebe o valor a ser pago com o pix parcelado. Já o consumidor que usará o beneficio terá algumas vantagens, principalmente se não desejar ter vínculo com bandeiras do cartão de crédito.

Na prática, confira alguns benefícios do pix parcelado e diferenciais dele em relação ao cartão de crédito:

  • juros mais baixos;
  • serviço sem anuidade;
  • parcelamento maior: algumas instituições financeira possibilitam parcelar em até 24 vezes, enquanto alguns cartões liberam apenas 12.

Bolepix

Já o BolePix é uma forma de pagamento que inclui no boleto bancário um QR Code para que o cliente também possa pagar por Pix. Será semelhante aos tradicionais boletos bancários, mas ao invés de ter o pagamento confirmado dentro de um período de até três dias úteis, a transação será registrada instantaneamente, o que, certamente, acelerará o processo de aprovação de compras em plataformas de e-commerce, por exemplo.

“As ações presentes e futuras do BC são e serão guiadas com o objetivo de permitir que pagadores e recebedores tenham a opção de escolher o Pix para todo e qualquer pagamento a ser realizado, independentemente do valor da transação e do caso de uso”, diz o Banco Central.

Fonte: https://gizmodo.uol.com.br

Quais vantagens de oferecer o pix como forma de pagamento?

Independentemente das novidades anunciadas, disponibilizar o Pix, mesmo da forma tradicional, tornou-se uma ação mais que necessária para garantir agilidade nas transações e ampliar o leque de opções ao cliente.

Isso pode resultar em:

  1. Facilidade para o Consumidor: pois ele passa a decidir a forma de pagamento que deseja utilizar.
  2. Fidelização do Cliente: o leque de opções de pagamento é um atrativo comercial interessante e contribui para a fidelização de clientes.
  3. Competitividade: em alguns setores, oferecer opções de pagamento diferenciadas atraem consumidores que valorizam essa flexibilidade.
  4. Redução de Inadimplência: assim como o cartão de crédito, o valor é depositado imediatamente na conta daquele que vai receber a quantia. Diferente do crediário pessoal da loja, cujo retorno não é 100% garantido.

E sabia que você pode disponibilizar o pagamento via pix se utiliza o sistema Shop Alterdata? O Pix funciona como um integrador, fazendo a comunicação direta com o banco. E como funciona? Seu cliente aponta o celular para a tela do seu PDV e, automaticamente, a transação é concluída, sem precisar digitar sua chave pix ou o valor.

Isso gera facilidades para o consumidor e para a empresa, tornando o atendimento dinâmico e muito mais seguro, pois a venda só é liberada após a constatação de pagamento.

E para ter esse benefício e muito mais, clique AQUI e entre em contato com nossos especialistas.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
Artigos relacionados
InformativosNegócios

Os impactos da guerra entre Israel e Hamas para o agro brasileiro

3 Mins de leitura
Alta no preço do petróleo pode afetar custo de produção de fertilizantes, diesel e fretes, além de envolver países árabes que negociam…
NegóciosSoftware

Sistema para franquias: acompanhe o desempenho da sua loja

5 Mins de leitura
Paulo é proprietário de uma rede de lojas especializadas em calçados que, apesar de ter números globais interessantes, sofre muito com o…
Negócios

Omni Experience: Saiba o que é e como oferecer para os seus clientes

4 Mins de leitura
Veja agora tudo o que você precisa saber sobre o Omni Experience , conceito extremamente importante dentro do marketing digital. O que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *