Gestão

Domine o PCP e fortaleça a sua indústria

2 Mins de leitura

A organização interna de qualquer empresa implica diretamente na permanência e sucesso dela no mercado. Por isso, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) são fundamentais para auxiliar o gerenciamento de uma indústria. Com ele, as atividades são direcionadas, possibilitando definir quando, quanto e onde produzir, bem como a ordem das ações. 

Para entender como funciona esse planejamento e garantir que a sua empresa siga competitiva e organizada, acompanhe este artigo.

O que é PCP?

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção. Trata-se de um sistema de gerenciamento de produção, cujo objetivo é viabilizar o planejamento e a criação de padrões para o fluxo de trabalho em plantas industriais e áreas afins.

Uma de suas funções é otimizar o uso dos recursos, garantir a entrega dentro do prazo e contribuir para o controle de qualidade. 

Como implementar o PCP?

As aplicações do PCP na indústria vão muito além da produção. Esse tipo de ação ainda pode ser empregado nas áreas de estoque, administração e vendas.

Para isso, começe abordando as seguintes perguntas:

  • Onde ocorrerá a intervenção?
  • Por quem?
  • Por quê?
  • Como?
  • Quais recursos serão empregados?

Ao responder a esses questionamentos, você consegue estruturar um plano de ação capaz de explorar todas as dimensões do PCP, que são:

  • Planejamento: em um primeiro momento, identificar o que será feito e traçar o intervalo de tempo para a conclusão de cada etapa.
  • Programação: definir quais recursos serão utilizados durante a produção, em quais setores e em quais momentos.
  • Controle: nessa fase, acontece todo o controle dos procedimentos, identificando falhas e fazendo ajustes de forma rápida, quando necessário. Um sistema ERP é fundamental neste procedimento, sendo uma das etapas presentes no processo do PCP.

Confira os benefícios do PCP na indústria

Vejamos, então, qual a importância do PCP na indústria e quais seus principais benefícios.

Automatização de processos

Utilizando as ferramentas certas no âmbito de um projeto de Planejamento e Controle de Produção, é possível automatizar ações até então realizadas a partir da intervenção de um operador. Mudanças assim trazem mais agilidade durante os processos produtivos.

Previsão de demandas

A controle assertivo das demandas é mais um dos benefícios do PCP na indústria. Com isso, toda a cadeia produtiva tem acesso a insumos no momento adequado e na proporção necessária, evitando atrasos e perda de qualidade.

Capacidade de produção

Com a previsão adequada de demandas, passa a ser possível projetar a produção da indústria em vários meses. Feito esse esforço de planejamento, é mais do que esperado um aumento da produção e ganho de competitividade por parte da empresa.

Tomada de decisão

O mapeamento estratégico proporcionado pelo PCP fornece informações imprescindíveis, viabilizando acompanhar ponta a ponta da sua indústria. Esses dados auxiliam na tomada de decisão e, consequentemente, aumentam as chances de sucesso desde as etapas produtivas até a entrega do produto.

Redução de custos

Um dos grandes desafios da indústria é realizar uma alocação adequada de recursos, o que é inteiramente viabilizado pelo PCP. Por todos os benefícios já listados, a projeção financeira passa a ser controlada, evitando desperdícios, garantindo o investimento correto e o crescimento sustentável.

E agora que você já sabe qual a importância do PCP, confira as 7 razões para escolher os sotwares Alterdata pra a sua empresa. E tem muito mais! Entre em contato com nossos especialistas e garanta o planejamento assertivo da sua indústria.

60 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *