A organização interna de qualquer empresa implica diretamente na permanência e sucesso dela no mercado. Por isso, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) são fundamentais para auxiliar o gerenciamento de uma indústria. Com ele, as atividades são direcionadas, possibilitando definir quando, quanto e onde produzir, bem como a ordem das ações.
Para entender como funciona esse planejamento e garantir que a sua empresa siga competitiva e organizada, acompanhe este artigo.
O que é PCP?
PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção. Trata-se de um sistema de gerenciamento de produção, cujo objetivo é viabilizar o planejamento e a criação de padrões para o fluxo de trabalho em plantas industriais e áreas afins.
Uma de suas funções é otimizar o uso dos recursos, garantir a entrega dentro do prazo e contribuir para o controle de qualidade.
Como implementar o PCP?
As aplicações do PCP na indústria vão muito além da produção. Esse tipo de ação ainda pode ser empregado nas áreas de estoque, administração e vendas.
Para isso, começe abordando as seguintes perguntas:
- Onde ocorrerá a intervenção?
- Por quem?
- Por quê?
- Como?
- Quais recursos serão empregados?
Ao responder a esses questionamentos, você consegue estruturar um plano de ação capaz de explorar todas as dimensões do PCP, que são:
- Planejamento: em um primeiro momento, identificar o que será feito e traçar o intervalo de tempo para a conclusão de cada etapa.
- Programação: definir quais recursos serão utilizados durante a produção, em quais setores e em quais momentos.
- Controle: nessa fase, acontece todo o controle dos procedimentos, identificando falhas e fazendo ajustes de forma rápida, quando necessário. Um sistema ERP é fundamental neste procedimento, sendo uma das etapas presentes no processo do PCP.
Confira os benefícios do PCP na indústria
Vejamos, então, qual a importância do PCP na indústria e quais seus principais benefícios.
Automatização de processos
Utilizando as ferramentas certas no âmbito de um projeto de Planejamento e Controle de Produção, é possível automatizar ações até então realizadas a partir da intervenção de um operador. Mudanças assim trazem mais agilidade durante os processos produtivos.
Previsão de demandas
A controle assertivo das demandas é mais um dos benefícios do PCP na indústria. Com isso, toda a cadeia produtiva tem acesso a insumos no momento adequado e na proporção necessária, evitando atrasos e perda de qualidade.
Capacidade de produção
Com a previsão adequada de demandas, passa a ser possível projetar a produção da indústria em vários meses. Feito esse esforço de planejamento, é mais do que esperado um aumento da produção e ganho de competitividade por parte da empresa.
Tomada de decisão
O mapeamento estratégico proporcionado pelo PCP fornece informações imprescindíveis, viabilizando acompanhar ponta a ponta da sua indústria. Esses dados auxiliam na tomada de decisão e, consequentemente, aumentam as chances de sucesso desde as etapas produtivas até a entrega do produto.
Redução de custos
Um dos grandes desafios da indústria é realizar uma alocação adequada de recursos, o que é inteiramente viabilizado pelo PCP. Por todos os benefícios já listados, a projeção financeira passa a ser controlada, evitando desperdícios, garantindo o investimento correto e o crescimento sustentável.
E agora que você já sabe qual a importância do PCP, confira as 7 razões para escolher os sotwares Alterdata pra a sua empresa. E tem muito mais! Entre em contato com nossos especialistas e garanta o planejamento assertivo da sua indústria.