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Saiba como utilizar o carnaval para vender mais na sua loja

4 Mins de leitura

Se você quer saber como vender mais no carnaval, comece ficando de olho no seguinte período: entre 17 e 22 de fevereiro de 2023.

Pois é, o Carnaval 2023 vem aí, mas você já pode preparar sua loja para entrar na folia e aumentar o faturamento.

O clima carnavalesco vem com tudo, pois é um dos períodos mais animados do ano. Por isso, posicionar sua loja para essa festividade é imprescindível.

Independentemente de parte do público sair fantasiada pelas ruas e de outra se isolar em lugares mais tranquilos, todos querem aproveitar.

Sendo assim, nós preparamos este guia rápido para lojas sobre como vender mais no carnaval. Acompanhe as dicas!

Atualize o conhecimento sobre seu público

Este é o primeiro passo sobre como vender mais no carnaval e deve vir antes de qualquer estratégia de vendas e marketing.

Atualize esse conhecimento para conhecer as demandas e comportamentos de compra dos clientes.

Extraia dados de softwares de gestão de relacionamento, vendas de campanhas anteriores no mesmo período, pesquisas de satisfação e análise de curva ABC.

Manter esse conhecimento atualizado significa ter uma base bem estruturada para as estratégias que virão, permitindo criar ações de marketing certeiras e compor um estoque ideal para a sazonalidade.

Fique de olho na curva ABC para montar o mix de carnaval

O próximo passo sobre como vender mais no carnaval é conferir a curva ABC. O objetivo é montar o mix sazonal de carnaval de sua loja.

A curva ABC é muito importante para o planejamento de qualquer campanha sazonal, pois ajuda a definir o mix de produtos.

Trata-se de uma metodologia de gestão que classifica e prioriza itens de acordo com a importância que têm no faturamento da empresa. Funciona assim:

  • Curva A: produtos que representam 20% do estoque e correspondem a 80% do faturamento. Devem, portanto, receber mais atenção.
  • Curva B: produtos que representam 30% do estoque e correspondem a 15% do faturamento. Também demandam atenção especial.
  • Curva C: produtos que representam até 50% do volume do estoque, mas apenas 5% do faturamento.

Durante sazonalidades como o carnaval, é normal que a busca por alguns itens aumente bastante. Há ainda procura por novos produtos. Ambos fazem parte do mix sazonal.

Tendo isso em vista, prepare-se para focar nos produtos que terão maior procura, deixando-os em evidência. Negocie com os fornecedores antecipadamente, para conseguir oferecer ao público os melhores preços.

Mas tenha cuidado com aqueles itens que, em sua análise de curva ABC, não têm bom histórico de vendas.

Sobre os itens da Curva A, crie promoções e ofertas.

Planeje o estoque sazonal

como vender mais no carnaval

Assim que utilizar a curva ABC para definir o mix sazonal, chega o momento de abastecer o estoque.

Por causa do aumento expressivo da circulação de consumidores em todo o varejo, principalmente em locais onde há grande circulação de foliões ou festas, o estoque deve estar preparado para esse crescimento.

Quando não há esse preparo, alguns problemas tendem a surgir:

  • Ruptura: falta de determinado produto, seja no estoque e/ou nas prateleiras.
  • Excesso: itens que permanecerão encalhados após a sazonalidade.
  • Má experiência de compra: quando o cliente não encontra o que busca e fica com um sentimento de frustração.

Não se esqueça, portanto, de avaliar o histórico de compras do período em outros anos para identificar tendências de consumo.

Entre (literalmente) no clima de carnaval

Invista na decoração para vender mais no carnaval. Ela deve ser alegre e chamativa, mas sempre combinando com a identidade visual da sua marca.

Você pode mudar o uniforme dos colaboradores e distribuir adereços como máscaras, plumas, penas, armações de óculos, confetes, serpentinas e adesivos.

Espalhe ainda pela loja cartazes e encartes temáticos para compor a comunicação visual da festa mais animada do Brasil.

Use e abuse da criatividade para inovar e conseguir chamar a atenção dos consumidores. O seu objetivo é fazer com que eles sintam a energia do carnaval enquanto estiverem fazendo suas compras.

Cores quentes, por exemplo, transmitem a energia do carnaval para o público. Mas tenha cuidado para que elas não ofusquem o principal: os produtos. Lembre-se ainda de que os itens decorativos não devem atrapalhar a iluminação nem a circulação de pessoas no interior da loja.

Promova ações de engajamento nas redes sociais

Ainda sobre como vender mais no carnaval, prepare ações de engajamento nas redes sociais. Elas são essenciais para sua loja ganhar mais visibilidade.

Uma delas é mudar a foto de perfil da sua loja por outra que também tenha a marca, mas que seja acompanhada de elementos que remetem ao carnaval.

Aproveite para fazer publicações que tenham a ver com o tema, nem que sejam ofertas, mas que possuam elementos de carnaval.

Compartilhe dicas sobre o período que tenham a ver com os seus produtos. Alguns exemplos:

  • Smartphones: melhores modelos para fotografar e filmar a folia ou uma viagem de carnaval.
  • Bebidas e alimentos: quais os ideais para esse período do ano.
  • Roupas: dicas de looks para viajar ou aproveitar a folia.
  • Acessórios eletrônicos: quais podem ser úteis, como bateria externa ou cabos.

Outro ponto que não pode ser ignorado é a oferta de produtos e serviços com valores especiais para o carnaval.

Crie oportunidades para que o seu público aproveite. Capriche nos descontos!

Também vale a pena patrocinar publicações que tenham potencial para alcançar mais clientes. As ferramentas de patrocínio são fáceis de usar e você mesmo pode impulsionar os posts.

Viu as dicas de como vender mais no carnaval? Aproveite para colocá-las em prática o quanto antes.

E por falar em redes sociais, aproveite para acompanhar as nossas e ficar por dentro de outras dicas: Facebook, Instagram e YouTube.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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