Estética

Como organizar as finanças de um salão de beleza?

4 Mins de leitura

Saber como organizar as finanças de um salão de beleza é essencial para manter uma rotina organizada e lucrativa.

Muitas pessoas, por não terem conhecimento sobre a importância do assunto, acabam negligenciando o poder da gestão financeira. Assim, só percebem que estão saindo no prejuízo quando a empresa está falindo.

No entanto, não queremos que isso aconteça com o seu salão de beleza! Afinal, com apenas alguns cuidados básicos, certamente você terá uma ótima administração financeira e garantirá a lucratividade nos negócios.

Vamos conhecer algumas dicas sobre como organizar as finanças de um salão de beleza? Continue conosco!

Faça o fluxo de caixa diariamente

Controlar corretamente o fluxo de caixa é a nossa primeira dica para saber como organizar as finanças de um salão de beleza. 

O fluxo de caixa é toda a movimentação do dinheiro do salão de beleza.

Para ter uma boa gestão de fluxo de caixa, é preciso acompanhar todas as entradas e as saídas financeiras do salão.

Assim, fica mais fácil saber quais são os produtos e serviços que estão dando lucro e os que precisam de um planejamento mais detalhado.

Da mesma maneira, fica mais fácil criar um planejamento para períodos sazonais. Afinal, com uma boa análise de fluxo de caixa você sabe quanto tem para receber e a pagar em um determinado período.

Por exemplo, imagine que o mês de janeiro tenha pouca movimentação no seu salão, pois as pessoas estão viajando. Assim, ao analisar o fluxo de caixa, você percebe que terá prejuízos.

Então, vale a pena se programar e fazer promoções para chamar a atenção do seu cliente e fazer com que ele compre algum serviço nesse período.

>> Você também pode gostar de ler: Ideias para salão de beleza: 7 promoções para faturar mais.

Tenha um bom capital de giro

Ter um bom capital de giro é um dos segredos para saber como organizar as finanças de um salão de beleza.

Ele é uma reserva financeira que permite a manutenção do seu negócio. Dessa forma, ele cobre as despesas nos períodos em que não entra a receita esperada. Assim, você não tem aperto caso tenha algum mês que seja fraco de movimento no seu salão.

Desta forma, o capital de giro permite que você honre com todos os compromissos financeiros do seu salão de beleza — fundamental para quando as eventualidades acontecem.

Portanto, o capital de giro é uma medida de segurança que permite que os negócios funcionem bem, mesmo em períodos de crise ou de baixo movimento.

Não deixe de lado o controle de estoque: dica importante sobre como organizar as finanças de um salão de beleza

Você não pode esquecer o controle de estoque. Assim, saiba que é preciso organizar e controlar todos os insumos e produtos usados e vendidos no seu salão de beleza.

como organizar as finanças de um salão de beleza

Você só consegue ter uma boa gestão financeira se controlar corretamente o estoque.

Isso evita que você fique sem produtos quando precisar deles, como também ajuda a garantir o giro de estoque. Por exemplo, você se previne de vencimentos de produtos, não sendo preciso descartá-los.

Por isso, é essencial que o inventário seja atualizado com frequência. Isso te ajuda na conferência do que está disponível no salão, o que precisa ser comprado e o que precisa de uma promoção para vender mais rapidamente, dentre outras coisas.

Sem contar que o controle de estoque possibilita boas oportunidades com os fornecedores.

Isso acontece porque você tem uma previsão melhor sobre as compras do salão de beleza. Assim, fica mais fácil organizar os pedidos e conseguir bons preços com os fornecedores.

Conheça os custos e despesas do salão

Muitas pessoas não têm conhecimento sobre o controle das suas despesas e receitas e isso é prejudicial à saúde dos negócios. Portanto, saiba que é essencial mapear e saber quais são os custos e despesas do salão, assim como ter um bom controle sobre eles.

Ao conhecer as despesas e as receitas do salão de beleza, fica mais fácil bater as suas metas.

Afinal, você sabe que precisa, por exemplo, de R$ 5.000,00 para cobrir as despesas com aluguel, internet, luz, decoração, água, impostos, colaboradores, manutenção de aparelhos, impostos (dentre outros). Então, a sua meta precisa ser superior a esse valor.

Aprenda a precificar corretamente os serviços

Outra dica sobre como organizar as finanças de um salão de beleza é saber precificar corretamente os seus produtos e serviços.

Sabemos que isso é um desafio, no entanto, é essencial ter atenção com o assunto para evitar prejuízos financeiros.

Sendo assim, não baseie os preços no “achismo”. Entenda o perfil do cliente, o mercado e tenha total domínio das despesas do seu salão de beleza.

Assim, fica mais fácil acertar nos cálculos, cobrar um preço justo e que ainda gera lucratividade aos negócios.

Separe as contas pessoais das contas do salão

Um dos maiores erros de qualquer empreendedor (e isso vale para todos os tipos de negócios) é não separar as contas pessoais das empresariais.

Portanto, saiba que é essencial separar as contas para não ter problemas com o crescimento do seu negócio.

Não misture as finanças. Tenha uma conta empresarial, na qual você movimenta com todas as despesas e receitas do seu negócio e, se for o caso, separe um valor X para usar na sua conta pessoal.

Isso evita que você pague o boleto do cartão de crédito pessoal com a conta empresarial. Saiba que, por menor que seja essa mistura de contas, pode vir a tornar-se uma bola de neve, extremamente prejudicial para o rumo e crescimento dos negócios.

Use um bom software de gestão

Uma das melhores dicas para saber como organizar as finanças de um salão de beleza é investir em um bom software de gestão.

Isso porque controlar as contas e promover a gestão financeira em planilhas ou até mesmo em um caderno de papel físico não faz com que o controle financeiro seja realizado com precisão.

Portanto, um bom software de gestão ajuda a controlar toda a parte financeira do seu negócio. Assim, você tem uma visão estratégica mais detalhada e, o melhor de tudo, de forma automatizada.

Gostou de aprender como organizar as finanças de um salão de beleza? Se sim, sabia que a Alterdata tem o software para salão perfeito para a sua realidade? Conheça todas as suas funcionalidades agora mesmo!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Estética

Programa para gerenciar salão de beleza: 5 funções básicas

4 Mins de leitura
Otimização do fluxo de caixa e aprimoramento do relacionamento com o cliente são algumas funções desempenhadas pelo programa para gerenciar salão de beleza.
Estética

Como o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar

4 Mins de leitura
O sistema de gestão para salão de beleza integra a sua operação de ponta a ponta, permitindo resultados cada vez melhores
Estética

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *