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Como Aproveitar as Oportunidades da Black Friday?

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Se de um lado as empresas estão nos preparativos finais para receber o público no Black Friday, do outro, os consumidores seguem ansiosos para conhecer as promoções. A estratégia de vendas estrangeira já faz parte do calendário comercial brasileiro e, desde a sua implantação no país, atrai novos adeptos a cada ano.

O sucesso desse evento não se dá, apenas, devido às ofertas imperdíveis. O bom preço precisa estar ligado ao bom atendimento. Se deseja aproveitar a ocasião para vender mais e aumentar a carteira de clientes, é necessário planejamento.

Entenda a campanha e saiba como aproveitar o período para fazer bons negócios.

De onde surgiu a Black Friday?

A Black Friday é um termo em inglês e tem origem norte-americana. Esta estratégia de vendas acontecia na sexta-feira, com duração de 24 horas. No entanto, o sucesso foi tão grande que os comerciantes começaram a estender esse prazo. Hoje em dia, o período de duração varia de acordo com o estabelecimento.

No Brasil, a Black Friday geralmente é realizada no mês de novembro. E antecipa justamente aquele momento em que o logista precisa renovar o estoque para abastecer a loja com novos produtos. Ou, ainda, preparar o clima para as vendas do Natal.

Mas afinal, como vender mais na Black Friday?

O período, por si só, é propício para vendas, principalmente por conta da tradição de compras no período. No entanto, como a concorrência também é grande, é necessário investir nas estratégias certas. Então, conheça as dicas para potencializar o poder de alcance das suas promoções:

  • Trabalhe com os produtos mais desejados pelo público: apesar do período ser o ideal para vender todo o estoque parado, disponibilize entre ele os itens mais procurados pelo público ou em alta no mercado para que haja equilíbrio. Oferecer apenas os produtos de menor procura pode comprometer as vendas, reduzir o apelo comercial e prejudicar a imagem da empresa perante o consumidor. Lembre-se: muitas pessoas podem entrar na sua loja pela primeira vez, então é importante que o conteúdo seja atrativo.
  • Ofereça descontos reais: no mercado brasileiro, o termo Black Friday começou a ser entendido por muitos comerciantes como uma oportunidade para maquiar preços. Ou seja, divulgar o produto como se estivesse com desconto quando, na verdade, está com o valor original. A prática desvaloriza a campanha e pode comprometer seu resultado. Portanto, antes de participar, é necessário levar em consideração a credibilidade que o seu negócio tem a zelar e oferecer ao público ofertas reais.
  • Prepare-se para o aumento da demanda: se o objetivo é vender mais, a palavra-chave é planejamento. Com o aumento da demanda, o estoque de produtos deve estar abastecido e armazenado de maneira que facilite a saída de itens rapidamente. É importante também que tenha bom relacionamento com os fornecedores a fim de que haja reposição emergencial, se for o caso.
  • Invista em propaganda: como algumas ofertas acabam rápido por causa da grande procura, os consumidores tendem a avaliar as promoções previamente. Para garantir a visibilidade e impulsionar as vendas no período de desconto, invista em propaganda. Crie folderes físicos e virtuais antecipadamente. Você pode aproveitar ainda as redes sociais da sua loja para criar novas postagens, anunciando os produtos que estarão em oferta.
  • Treine sua equipe de atendimento: a qualidade do atendimento é um dos fatores determinantes durante a Black Friday. Como alguns valores se assemelham aos dos concorrentes, é preciso carisma, dedicação e comprometimento de toda a equipe para um bom resultado.  É o momento em que será preciso ter maior paciência, pois o número de clientes aumenta. Afinal, todo mundo quer ser bem tratado para sair da loja com o seu produto desejado.

Além das dicas citadas, há um ponto fundamental que pode ser o grande diferencial da sua loja: o uso da tecnologia a favor das suas vendas.

Alguns sistemas fazem a integração entre as vendas e os itens disponíveis no  estoque. Assim, cada produto que é vendido deve ser dado baixa no sistema e sua nota fiscal emitida imediatamente. Essas medidas garantem que o aumento das vendas da Black Friday não interfira no gerenciamento e no registro correto das vendas do comércio.

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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