AlterdataTecnologia

As Contribuições da Tecnologia para a Sociedade

2 Mins de leitura

O Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de outubro, é uma homenagem às conquistas científicas e avanços tecnológicos ao longo das décadas. Essa data também serve como um estímulo para a continuidade das pesquisas e inovações, afinal, elas geram transformações significativas que nos mostrarm novos horizontes, otimizam rotinas, ampliam o poder de alcance da comunicação, ajudam a preservar a vida e a história da humanidade.

Diante da vasta lista de contribuições históricas já registradas podemos citar como exemplo a invenção do telefone, por Alexander Graham Bell; a lâmpada elétrica, por Thomas Edison; e a invenção da imprensa, por Johannes Gutenberg.  Além disso, a ciência também conta com renomados cientistas, como Albert Einstein, que apresentou a Teoria da Relatividade; Louis Pasteur, responsável pela descoberta dos micróbios; e Charles Darwin, com sua Teoria da Evolução.

No Brasil, alguns fatos e nomes não podem ser esquecidos. Podemos citar alguns deles:

  • O padre Roberto Landell de Moura realizou experimentos com ondas eletromagnéticas e foi um dos primeiros a transmitir voz humana por rádio.
  • Alberto Santos Dumont inventou o 14-bis, um dirigível biplano.
  • O Médico Oswaldo Cruz foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e microbiologia. Ele contribuiu para a erradicação da febre amarela, na organização do combate à peste bubônica e à varíola no território nacional.
  • Em 1985 foi criado o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para planejamento, coordenação, supervisão e o controle das atividades de ciência e tecnologia no país.

E não para por aí! Nos últimos anos, os avanços tecnológicos se tornaram extremamente eficazes e indispensáveis. Algumas empresas do ramo, conscientes da importância desse recurso, seguem antenadas para oferecer serviços modernos, garantir equipes especializadas e soluções que contrinbuam para o crescimento dos negócios e desenvolvimento da sociedade. É o caso da Alterdata Software, que há mais de três décadas revoluciona o mercado da tecnologia.

Conheça alguns de ser projetos que, além de viabilizarem a formação e captação de profissionais, ainda contribuem para que, históricamente, a evolução da tecnologia não se perca.

Projeto Galileo

O Projeto Galileo tem como proposta transformar a vida das pessoas encontrando, capacitando e conectando jovens de todo o Brasil a um mercado altamente promissor, que é o de programação de computadores e desenvolvimento de sistemas (Devs). O foco é ajudar e formar jovens de baixa renda a fim de que ampliem a expectativa financeira de suas respectivas famílias.

Realizado pela Escola Tech4Me, em parceria com a Alterdata Software, o projeto disponibiliza capacitação gratuita, mediante apadrinhamento de empresários. O curso tem duração de 6 meses e já formou mais de 400 profissionais. Ao final dele, os estudantes que apresentam bom desenvolvimento recebem certificação.

Vale lembrar que também existe a possibilidade de direcionamento dos alunos de destaque às vagas existentes na própria Alterdata. E para saber mais sobre o projeto ou apadrinhar um aluno, acesse o site.

Museu de Tecnologia Alterdata

Inaugurado no dia 11 de outubro de 2023, o MUTA, Museu de Tecnologia Alterdata, é um dos mais bem estruturados do Brasil. Foi idealizado com uma missão nobre: contribuir para o enriquecimento cultural do nosso país.

O museu está instalado no prédio Matriz da empresa, que fica localizada em Teresópolis, Região Serrana do Rio. Abriga centenas de equipamentos que documentam a fascinante história da evolução dos computadores. Possui também uma linha do tempo com informações históricas que contribuem para uma experiência unica e agregadora.

Para saber mais sobre o MUTA, acesse o site. As visitações são liberadas mediante solicitação e viabilidade para recebimento.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Tecnologia

Pesquisa mostra impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho

2 Mins de leitura
Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) ganhou considerável popularidade, e diversas ferramentas impulsionadas por essa tecnologia foram lançadas ao público ao…
Tecnologia

Panorama Empresarial: Retrospectiva 2023

2 Mins de leitura
Se você fosse fazer uma retrospectiva da sua empresa em 2023, como classificaria a evolução dela no mercado? Perguntas como essa resultam…
Tecnologia

Atendimento ao cliente: a implementação de chatbots e IA

4 Mins de leitura
O atendimento ao cliente tem se transformado radicalmente com a introdução de tecnologias avançadas como chatbots e Inteligência Artificial (IA).  Empresas de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *