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Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

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Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para o aumento das vendas. E não somente por causa da black friday e do Natal – data mais relevante comercialmente para os lojistas. O décimo terceiro, por exemplo, fortalece a economia e a certeza desta renda anual concede ao consumidor maior poder de compra. Então, se deseja explorar as facilidades que a ocasião porporciona, fique atento às novidades de mercado.  Na maioria das vezes, elas ajudam no planejamento das ações.

Recentemente, Neil Patel, co-fundador da NP Digital, participou do Latam Retail Show. Na ocasião,  pontuou que o Brasil está destinado a se tornar a próxima potência global do varejo, uma vez que o e-commerce brasileiro teve o crescimento mais acelerado da América Latina em 2022.

Segundo estimativa, ate o final de 2023 os números podem ser ainda melhores. De acordo com o palestrante, o percurso do varejo brasileiro evidencia que até 71% dos consumidores devem gastar mais ao longo do segundo semestre do ano e que as pessoas ainda buscam boas experiências. “Não importa se a economia está boa ou ruim, se as pessoas amam os produtos elas vão continuar comprando”, declarou.

Afinal, como conquistar a lealdade do consumidor?

Diante da grande concorrência de mercado, cada detalhe do atendimento pesa na hora de fechar uma compra. Por isso, deve-se pensar em toda a trajetória do cliente na sua loja: se o espaço virtual ou fisico está preparado para recebê-lo, se há itens atrativos, se o atendimento atende à expectativa.

Por conta disso, a competição não é, necessariamente, com outras marcas, mas sim com o conjunto de estratégias utilizadas para fidelização. Para conquistar a lealdade de um cliente alguns aspectos são essenciais:

  • Conveniência: possibilidade de acesso remoto a todos os produtos e também facilidade em localizar na sua loja fisica aquilo que procura.
  • Disponibilidade: estar disponível para o consumidor é mais importante do que ser desejável;
  • Qualidade: a qualidade da marca deve corresponder ao que os clientes estão acostumados, isso agrega valor ao produto;
  • Preço: apesar da qualidade ser um fator determinante na hora da compra, cada centavo importa. Não adianta ter um bom produto, igual ao da concorrência, porém com um preço muito acima da média.
  • Experiencia: é fundamental que o cliente não seja visto apenas como um número, pois é a conexão entre o vendedor e o comprador que torna o atendimento especial. Lembre-se de envolver a sua equipe nesse processo de fidelização.

Se uma empresa não faz um esforço para manter o cliente, então, não entendeu o propósito pelo qual existe.  Como expor Patel, “toda atenção é conquistada”.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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