NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ContabilidadeSem categoria

Alterações na DCTFWeb – IN RFB Nº 1906

1 Mins de leitura

Foi publicada a IN RFB Nº 1906, de 14 de Agosto de 2019, a qual dispõe da alteração da obrigatoriedade em relação a entrega da DCTFWeb para o Grupo 3. A data ainda será estabelecida em norma específica e estamos acompanhando para trazer informações atualizadas.

A DCTFWeb substitui a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e busca relatar a Receita Federal as contribuições previdenciárias feitas a terceiros e integra as informações prestadas no eSocial e na EFD-Reinf em um único local. O seu envio é mensal, mas também existe a DCTFWeb anual e diária.

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) é uma obrigação acessória digital introduzida pela Instrução Normativa RFB nº 1787/2018 e criada originalmente para substituir a  GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e a SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).

Trata-se de um cumprimento tributário de caráter declaratório, ou seja, um instrumento por meio do qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e destinadas a terceiros (confissão de dívida). É por meio dessa obrigação que será gerada o DARF que vai substituir a Guia da Previdência Social (GPS).

Vale lembrar, que todos os dados na DCTFWeb são gerados de forma automática, o que significa que a precisão dessa declaração é consequência dos dados alinhados no eSocial e na EFD-Reinf.

Assim, é extremamente importante fazer uma auditoria nessas obrigações antes de remeter a DCTFWeb, sob pena de recolher tributos de forma equivocada (o que vai gerar perda de dinheiro na empresa ou, pior do que isso, sonegação de tributos). O ideal é buscar a automatização da escrituração fiscal.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais conteúdo e novidades.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos cometários e nos ajude a melhorar.

Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
111 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ContabilidadeDepartamento Pessoal

MP 1.045 - Novo Benefício Emergencial

7 Mins de leitura
0 0 Demorou, mas saiu. Depois de muito suspense foi publicada a MP 1.045/2021 o Novo Benefício Emergencial, que revive o antigo…
ContabilidadeInteligência Fiscal

PIS e COFINS: entenda as diferenças e tire suas dúvidas

4 Mins de leitura
0 0 Bem que poderia ser uma dupla sertaneja, mas PIS e COFINS são, na verdade, dois dos tributos que mais exigem…
ContabilidadeDepartamento Pessoal

DCTFWeb: Obrigatoriedades, regras e prazos

4 Mins de leitura
0 0 Como previsto no cronograma, o 1º grupo do eSocial e parte do 2º grupo já estavam obrigados a transmitir e…

2 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.