Contabilidade

Alterações na DCTFWeb – IN RFB Nº 1906

1 Mins de leitura

Foi publicada a IN RFB Nº 1906, de 14 de Agosto de 2019, a qual dispõe da alteração da obrigatoriedade em relação a entrega da DCTFWeb para o Grupo 3. A data ainda será estabelecida em norma específica e estamos acompanhando para trazer informações atualizadas.

A DCTFWeb substitui a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e busca relatar a Receita Federal as contribuições previdenciárias feitas a terceiros e integra as informações prestadas no eSocial e na EFD-Reinf em um único local. O seu envio é mensal, mas também existe a DCTFWeb anual e diária.

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) é uma obrigação acessória digital introduzida pela Instrução Normativa RFB nº 1787/2018 e criada originalmente para substituir a  GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e a SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).

Trata-se de um cumprimento tributário de caráter declaratório, ou seja, um instrumento por meio do qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e destinadas a terceiros (confissão de dívida). É por meio dessa obrigação que será gerada o DARF que vai substituir a Guia da Previdência Social (GPS).

Vale lembrar, que todos os dados na DCTFWeb são gerados de forma automática, o que significa que a precisão dessa declaração é consequência dos dados alinhados no eSocial e na EFD-Reinf.

Assim, é extremamente importante fazer uma auditoria nessas obrigações antes de remeter a DCTFWeb, sob pena de recolher tributos de forma equivocada (o que vai gerar perda de dinheiro na empresa ou, pior do que isso, sonegação de tributos). O ideal é buscar a automatização da escrituração fiscal.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais conteúdo e novidades.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos cometários e nos ajude a melhorar.

Instagram Alterdata Contábil
121 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Contabilidade para holding familiar: oportunidades e cuidados que o contador precisa conhecer 

5 Mins de leitura
A constituição de uma holding familiar pode reduzir custos tributários, simplificar a sucessão e proteger o patrimônio.  Mas, para que esses benefícios…
Contabilidade

Contador parceiro de fintechs: como aproveitar essa tendência para gerar novas receitas 

5 Mins de leitura
O perfil dos clientes contábeis mudou. Hoje, eles esperam mais do que relatórios fiscais entregues no prazo. Querem orientações estratégicas, acesso rápido…
Contabilidade

Desenquadramento do MEI: guia prático para contadores orientarem seus clientes 

7 Mins de leitura
Você, contador, é o primeiro a ser acionado quando surge o desenquadramento do MEI.   Cabe a você orientar o cliente sobre quando…

2 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *