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Como definir metas para sua loja em 2022

5 Mins de leitura

Realizar um planejamento financeiro e definir metas de faturamento assim que o ano inicia é fundamental para uma gestão eficiente. Especialmente no mercado varejista, onde os desafios são crescentes e é preciso driblar uma série de entraves.

Contudo, principalmente para os pequenos empresários, entender quais as melhores estratégias para definir metas claras e alcançáveis pode ser o primeiro desafio a ser superado. Sobretudo, para evitar o investimento de tempo e recursos sem que haja uma garantia de resultado.

Mas antes de orientá-lo sobre como traçar um plano de metas, é importante esclarecer porque elas são importantes para sua loja e de que forma podem ajudar a equipe de maneira objetiva e estratégica.

Principalmente porque vender não precisa ser encarado sempre como a meta principal. Existe muito mais a ser considerado durante o processo. Afinal, um alto volume de vendas nem sempre é sinônimo de vendas qualificadas.

E para ajudar você na tarefa de definir metas consistentes e bem planejadas em 2022, elaboramos uma série de dicas. Confira no artigo!

Por que é importante definir metas?

Primordialmente, definir metas é importante para que um objetivo seja alcançado. Seja a curto, médio ou longo prazo, os objetivos de faturamento são o ponto de chegada para onde as metas levarão o negócio.

No entanto, para isso é necessário um planejamento detalhado, com a delimitação de ações e estratégias para o alcance de cada meta ao longo do ano. Especialmente em 2022, onde o varejo se depara com duas grandes novidades: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Pix, nova plataforma de pagamentos do Banco Central.

Assim, é preciso realizar uma análise minuciosa de alguns fatores que nortearão o trabalho. Uma gestão qualificada dos processos também é essencial, pois dela depende o alinhamento entre líderes e equipe.

Para pequenos empreendedores, mais do que ter o controle da loja, é preciso criar um ambiente motivador, para que todos estejam empenhados em atingir o objetivo principal através das metas.

Além disso, ao definir metas, é possível traçar um panorama do mercado, que inclui desafios internos e externos. Por exemplo, desde o ano passado e mais ainda em 2022, é preciso traçar metas de adaptação dos sistemas da loja para o cumprimento da LGPD.

Do mesmo modo, o planejamento facilita o acompanhamento dos resultados, permitindo a rápida correção de erros que, porventura, venham a ocorrer.

Vale ressaltar que muitos líderes e gestores são negligentes quando o assunto é definir metas. A maioria acaba por traçar metas que não levam em conta a análise de dados, a necessidade de alguns investimentos, a concorrência e, até mesmo, o fator humano.

Principais estratégias para definir metas com eficiência

Ao elaborar o planejamento financeiro anual, existem algumas estratégias que podem ajudar a definir metas claras e eficientes. Um dos métodos mais reconhecidos e que auxilia nesse processo é o método SMART, que consiste em cinco características que toda meta deve possuir:

  1. específica;
  2. mensurável;
  3. alcançável;
  4. relevante;
  5. atemporal.

Com base nesses pontos, se torna mais fácil pensar de maneira objetiva e realizar ações efetivas para a definição e o cumprimento das metas. Veja a seguir quais os passos para definir metas consistentes:

Analise o mercado

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por uma mudança brusca na maneira de consumir. Em meio a uma crise sanitária, a crise econômica foi inevitável, e muitos empreendedores precisaram rever seu posicionamento e atuação.

Em 2022, apesar das novas e melhores perspectivas, analisar o mercado com cautela e atenção é o primeiro passo antes de definir metas para sua loja. Assim, a dica é traçar um panorama para saber qual a situação da empresa com relação a clientes e concorrência.

Para isso, alguns critérios devem ser observados, como por exemplo:

  • percentual de crescimento no último ano relacionado ao setor em que você atua;
  • atual comportamento do público-alvo;
  • situação dos concorrentes;
  • condições de atendimento de oferta e demanda.

Nesse caso, vale investir numa pesquisa de mercado detalhada. Esse levantamento será útil para redesenhar o cenário atual, entendendo melhor o comportamento do cliente, qual a estratégia utilizada pela concorrência e a capacidade de entrega dos fornecedores.

Faça um levantamento dos indicadores de venda

Metas não podem ser definidas de maneira aleatória. Portanto, a tomada de decisão sempre deve ser baseada em dados, e por isso os indicadores de venda são importantes nesse processo.

Ao analise e utilizar os índices para definir metas, fica mais fácil saber qual o próximo passo a ser dado. Uma perspectiva positiva pode mostrar que o foco deve ser aumentar o faturamento. Enquanto que um cenário negativo mostrará o que deve ser melhorado para que o negócio volte a crescer.

Para isso, possuir um sistema de gestão torna-se fundamental, uma vez que ferramentas de automação auxiliam na elaboração de relatórios que detalham tais índices.

Mensure a capacidade de atendimento e entrega

Uma das características fundamentais da meta é que ela seja alcançável. Para isso, é importante saber se sua loja possui capacidade de atender a demanda necessária para que as metas definidas sejam atingidas.

Desse modo, antes de definir metas, é necessário mensurar a capacidade de atendimento da equipe. Sobretudo para não gerar expectativas muito altas, nem tornar o trabalho estressante, gerando ansiedade nos colaboradores. Afinal, uma meta alcançável também é humanizada e respeita os limites, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável.

Outro ponto é analisar a capacidade do estoque, pois não vender sem que seja possível entregar pode trazer resultados bastante negativos para o negócio. Aliás, a logística é uma etapa primordial para quem quer aumentas as vendas. Possuir uma ampla visibilidade de estoque permite identificar gargalos e atender à demanda com eficiência.

De que forma um ERP contribui para definir metas de loja?

Dados consistentes são a base para o sucesso na definição e alcance das metas. Por isso, empresas que possuem um sistema de gestão completo estão à frente quando o assunto é definir metas.

Com a implementação de um ERP, a automação dos processos otimiza as tarefas e melhora o desempenho da equipe. Além disso, o controle total da contabilidade, do estoque e das informações dos clientes permite que a geração de relatórios com dados reais e consistentes.

Portanto, se você deseja definir metas para sua loja, o ERP vai contribuir para essa tarefa através de uma gestão de dados eficiente e qualificada, que será responsável pela emissão de relatórios que ajudarão a colocar em prática todas as ações necessárias.

O ERP da Alterdata atua como uma ferramenta para controle financeiro, logístico e fiscal. Com um sistema de armazenamento de dados em nuvem, é fácil visualizar o fluxo de caixa simplificado ou detalhado.

Por ser totalmente intuito, a gestão também se torna mais fácil, uma vez que é possível acessar gráficos que detalham os pontos críticos da operação e os aspectos mais lucrativos do negócio.

Tudo isso de maneira simplificada, com informações claras e seguras que são fundamentais para alavancar as vendas e atingir as metas definidas através de um calendário que detalha, inclusive, os períodos de maior e menor fluxo na loja.

Se você gostou das dicas para definir metas, aproveite e conheça o ERP for ME. Sem dúvida o melhor software de gestão para MEIs e pequenos negócios!

Gostou da dicas para definir metas de loja em 2022? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos responder.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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