Durante o ano de 2020, muitas lojas de roupas passaram grandes períodos fechadas. Por isso, muitos começaram a usar sistemas de venda digitais, como lojas virtuais, perfis em redes sociais e o WhatsApp Business na sua loja de roupas.
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp que todos conhecemos e usamos. Mas ele é voltado para empresas que querem otimizar a comunicação com os clientes. Disponível para navegador, além de Android e iOS, ele vem com vários recursos que não estão presentes no app comum.
Mas mesmo que muitas empresas tenham começado a usar esse aplicativo, muitos ainda não aproveitam seu potencial. Continue a leitura e saiba como usar o WhatsApp Business para desenvolver seu negócio!
7 motivos para usar o WhatsApp Business na sua loja de roupas
Dentre tantos aplicativos, sites e ferramentas que sua loja de roupas pode utilizar, por que o WhatsApp Business? Abaixo, vamos falar sobre alguns dos motivos, assim como as funcionalidades exclusivas do aplicativo.
1. É lá que seus clientes estão
O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais popular em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Ou seja, é quase certo que pessoas interessadas na sua loja estarão lá.
A versão Business do app é uma maneira muito fácil para os clientes entrarem em contato. E, assim que eles procuram sua empresa, a comunicação está estabelecida e fica mais simples para ambas as partes, com altas chances de resposta.
2. Perfil completo com localização
O WhatsApp Business usa uma interface amigável e simples para criar um perfil completo. Entre os dados pedidos, está a localização, que vai ficar a mostra para seus clientes. Assim, mesmo que alguém não queira comprar pelo aplicativo, pode ir até o ponto de venda na primeira oportunidade.
3. Catálogo de produtos
Quem usa o WhatsApp Business pode criar um catálogo completo de produtos. Você pode cadastrar todos os itens da loja, adicionando fotos, preço e descrição. E o aplicativo ainda permite o envio de detalhes sobre o produto de forma simples e intuitiva.
4. Mensagens automáticas
Para otimizar seu tempo e manter contato com o cliente em todas as horas, você pode criar mensagens instantâneas automáticas. Uma mensagem de saudação, por exemplo, para sempre começar a conversa com o pé direito. E também uma mensagem de ausência, para dias e horários em que sua loja não está atendendo online.
Essas mensagens podem ser personalizadas como você quiser, de acordo com seu público e com a identidade da marca. E você pode escolher os horários em que elas são enviadas.
Do mesmo modo, existem atalhos para respostas rápidas. Por exemplo, você pode registrar uma mensagem de agradecimento mais extensa e colocar um atalho simples, como “obrigado”. Assim que você digitar “obrigado”, a mensagem extensa vai aparecer, e você pode enviá-la rapidamente.
5. Botões para começar a conversa
Essa é uma opção para empresas de médio e grande porte: você pode aproveitar a integração com o Facebook para divulgar o atendimento pelo WhatsApp Business. Assim, um botão para o chat com sua loja de roupas aparece em anúncios da rede social.
Mas é importante notar que, nesse caso, sua empresa tem um prazo de 24 horas para atender os clientes que chegam por este canal.
6. Etiquetas organizadoras
Quando se atende clientes de forma digital, pode ser difícil identificar quais clientes abriram um pedido, quais têm dúvidas, que querem fazer uma troca, etc. Por isso, o WhatsApp Business encontrou uma solução prática e eficaz: etiquetas.
Você pode criar etiquetas com os nomes que quiser, identificadas por cores, e fazer uma triagem eficiente das suas conversas. Manter as conversas organizadas é a melhor forma de garantir que todos sejam atendidos.
7. Estatísticas
Por fim, uma das grandes vantagens do WhatsApp Business são as estatísticas. Por meio delas, você sabe quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas pelo cliente, além do número de contatos recebidos.
Com esses dados, é possível avaliar suas estratégias de marketing e comunicação para, assim, tomar decisões que sejam positivas para a empresa.
Dicas para aproveitar ao máximo o WhatsApp Business na loja de roupas
Sabendo de todas as vantagens desse aplicativo, precisamos falar também de como aproveitá-lo ao máximo.
Afinal, muitas empresas estão o utilizando, e algumas têm mais sucesso do que outras. Mas o que faz a diferença? Como grandes lojas de roupas, como a Renner, a Riachuelo e a C&A estão usando o WhatsApp Business?
Confira abaixo:
Preencha um perfil completo
Na hora de começar a usar o WhatsApp Business, você vai ser encaminhado para preencher o perfil da empresa. Preencher esse perfil da maneira mais completa possível é muito importante. Também é fundamental preencher o catálogo com os produtos da sua loja de roupas.
Veja abaixo alguns dos motivos:
- sua conta pode se tornar uma conta comercial oficial, um distintivo oferecido pelo WhatsApp;
- seus clientes vão ter menos dúvidas sobre horários de funcionamento, localização e outros;
- com o catálogo, seus clientes podem conferir os produtos e tomar decisões mesmo antes do contato;
- o catálogo permite também que você envie informações sobre os produtos de maneira simples;
- um perfil completo e bem informativo passa uma imagem profissional, séria e responsável.
Use uma linguagem mais casual e descontraída
Mesmo que sua loja de roupas seja mais séria e formal, o preciso ser mais casual na comunicação pelo aplicativo. Um tom de voz mais próximo e amigável passa uma impressão mais humana para os clientes.
Muitas empresas utilizam robôs para se comunicarem pelo WhatsApp e, muitas vezes, os clientes ficam incomodados com a interação. Eles estão acostumados a usar o aplicativo para conversar com amigos, famílias e colegas. Uma linguagem mais casual vai deixar seus clientes mais confortáveis.
Porém, tome cuidado: não ultrapasse os limites entre o casual e o íntimo. Isso mostra falta de profissionalismo e afasta os clientes.
Organize-se
Utilize todas as funcionalidades do aplicativo que vão ajudar sua empresa a ser mais eficiente na comunicação.
As etiquetas, por exemplo, são o primeiro passo para organizar as conversas. Com elas, você não perde prazos, não deixa os clientes sem resposta e sabe o que deve ser feito em seguida. As respostas automáticas também são maneiras de não deixar o cliente esperando, manter o contato e mostrar seu profissionalismo.
Atualize seus clientes
Responder rápido e não deixar os clientes esperando por uma solução é o tratamento básico. Mas sua loja de roupas também precisa ter o cuidado de manter os clientes sempre atualizados.
Mudanças de horários, funcionamento em feriados, entrada de novos produtos ou dias de promoções devem ser avisados para toda a lista de contatos. Assim, seu cliente não fica de fora e pode aproveitar todas as oportunidades que surgirem
Compartilhe conteúdos relevantes
O WhatsApp Business pode ser utilizado para fortalecer o marketing digital na sua empresa. Por exemplo, compartilhando posts do blog da loja ou de sites relacionados. Mas siga essa regra essencial: compartilhe apenas o que for relevante. Não importune os clientes com mensagens em excesso.
O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa, com diversas funcionalidades interessantes e que podem aumentar suas vendas rapidamente. Mas é preciso investir tempo e entender bem como ela funciona. Por isso, não tenha pressa: aprenda aos poucos e atraia seus clientes no ritmo apropriado para o seu negócio.
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Gostei muito desse artigo esta perfeito e bem explicativo
sobre o assunto. Infelizmente não encontrei bons sites
abordando esse mesmo assunto. Compartilhei no meu
twitter e pinterest.
Ficamos felizes com seu retorno! 😉
Eita até que fim achei o que estava procurando na
internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
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compartilhar agora.
Olá Maicon! Que bom que gostou do nosso artigo! Volte mais vezes no nosso blog 😉