Dia após dia, as empresas buscam maneiras de reduzir seus custos de operação para crescer de forma sustentável e consistente. E no seu negócio provavelmente não é diferente, certo? Afinal, todo empresário precisa estar sempre atrás de novas soluções! Nesse cenário, o conceito de lean startup ou lean business tem se destacado cada vez mais. Você já ouviu falar?
Colocando a teoria em prática, são diversos os benefícios trazidos para as organizações, desde redução de riscos até o aumento da rentabilidade. Fique conosco para compreender em detalhes do que se trata e o que sua empresa pode ganhar com isso!
O que é lean startup ou lean business?
Basicamente, lean startup é um modelo de negócio que se concentra nos principais pontos da operação da empresa, trabalhando com o mínimo de recursos possível. O objetivo é tornar as ações mais ágeis, reduzir custos, aumentar a rentabilidade, simplificar as atividades e viabilizar um crescimento sustentável.
Atualmente, esse modelo está mais difundido do que nunca, já sendo usado por nomes gigantes do mercado como, por exemplo, Facebook e Amazon. Mas, na verdade, a ideia não é de hoje! A proposta foi criada nas fábricas do Japão por volta de 1950.
Naquela época, os japoneses decidiram criar linhas de produção mais enxutas. Em vez de gastarem tempo e dinheiro com planejamentos extensos e inúmeras pesquisas de mercado, eles preferiram agir rápido, colhendo feedback o quanto antes para aprimorar seus produtos e processos. Optaram por reduzir desperdícios, cortando todas as etapas que não eram essenciais ao negócio.
Ao longo dos anos, o modelo de negócio se espalhou. Mais tarde, acabou eternizado pelo livro The lean startup (A startup enxuta, na versão em português), do empreendedor americano Eric Ries, que adotava a metodologia em suas empresas.
Como o conceito funciona na prática?
A base desse modelo consiste em investir poucos recursos para testar uma ideia a fim de descobrir, a partir daí, se vale ou não a pena apostar mais pesado nela. A validação de ideias de forma ágil e barata: esse é o fundamento.
Mas se engana quem pensa que essa estratégia só serve para testar novos produtos! Na verdade, ela pode ser aplicada em qualquer setor da empresa. É possível testar desde novos fluxos de operação até novos processos seletivos, combatendo desperdícios e eliminando etapas desnecessárias.
O que é MVP e como encontrar o seu?
Para possibilitar a validação de ideias, usa-se o Minimum Viable Product (MVP) ou produto mínimo viável. Pense só: é bastante comum que empreendedores enfrentem dificuldades para determinar se um serviço ou produto será aceito pelos consumidores, correto? Diante disso, muitas organizações acabam investindo demais para simplesmente testar uma ideia. O MVP chega para combater esse problema.
Estamos falando de uma versão teste de qualquer solução, desenvolvida de forma ágil e econômica para ser apresentada rapidamente ao público. A partir daí, a empresa colhe feedbacks para aprimorar a ideia ou, caso se mostre necessário, seguir para novas possibilidades.
Criando seu próprio MVP
Uma boa maneira de colocar o MVP em prática é pensar em cada uma das letras que representam a sigla. Veja!
Mínimo
A versão inicial do produto deve ser aquela possível de entregar em pouco tempo e com um tamanho reduzido. Mas não é só isso! Também é importante ter uma hipótese de mercado clara antes de dar início à criação do protótipo – uma métrica ou um objetivo específico a ser validado.
Produto
É fundamental que a solução entregue seja realmente útil para o público que a empresa quer atingir. Só assim é possível validar a hipótese. Ao pensar no produto, deve -se levar em consideração a persona, que é a representação do seu cliente ideal. Com as características bem definidas, fica muito mais fácil desenvolver um produto ou serviço de sucesso.
Viável
Também é importante lembrar que, na fase do MVP, o produto está em versão beta. Entenda desde já: mais importante que ter um produto perfeito é ter um produto viável, que a empresa seja capaz de produzir, vender e entregar no menor tempo possível. Com isso, pode ser oferecido por um preço mais acessível, desde que o valor seja suficiente para gerar receita e viabilizar o negócio.
E não se esqueça: por mais que o conceito de MVP tenha sido criado pensando em produtos, essa metodologia pode ser usada para qualquer solução da empresa – tanto em inovações externas (produtos, serviços e parcerias) como internas (linha de produção, rotina e processos).
Quais são os principais benefícios desse modelo?
Confira algumas das principais vantagens trazidas pelo modelo de lean startup para as empresas!
Crescimento sustentável
Ao usar o conceito de lean startup, nenhuma empresa precisa enforcar seu financeiro para crescer ou desenvolver novas soluções para alavancar o negócio. Em vez disso, são dados pequenos passos em direção à satisfação do público-alvo. Dessa maneira, a corporação consegue crescer de maneira consistente, fazendo correções de acordo com os feedbacks recebidos.
Além de beneficiar especificamente o financeiro, esse processo evita uma série de problemas operacionais que costumam acontecer quando as empresas crescem de forma inchada e desordenada. Melhor se precaver, não acha?!
Custo operacional baixo
A redução de custos sempre surge entre os principais benefícios percebidos com o uso da metodologia lean. O baixo custo operacional se torna possível a partir de um dos fundamentos dos negócios enxutos: a eliminação de etapas e de resíduos desnecessários. O objetivo é chegar mais próximo do desperdício zero. Com isso, os custos naturalmente são reduzidos e as margens de lucro aumentam.
Crescimento recorrente
O segredo para uma empresa crescer com recorrência está em aprimorar constantemente seus produtos e processos. E é justamente isso que o modelo de lean business propõe! Nessa proposta ágil de trabalho, nada é estático. Tudo está constantemente em desenvolvimento. A coleta de feedbacks é frequente, assim como a geração de ideias, a sugestão de melhorias e a criação de novos protótipos.
Como resultado de toda essa movimentação, os clientes ficam mais satisfeitos e a empresa reduz desperdícios, conseguindo levantar tanto as informações como os recursos necessários para o crescimento.
Produtividade máxima
Ao descartar etapas desnecessárias nos processos da empresa, o modelo de lean startup também traz um aumento de produtividade. Diversas reuniões de planejamento, por exemplo, podem ser substituídas por processos práticos, que trarão respostas muito mais ágeis, poupando tempo e recursos.
Menor custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes é um dos fatores que mais impactam nos resultados de uma empresa. Afinal, quanto mais o negócio gasta (em dinheiro, tempo e outros recursos) para atrair clientes, menor é sua margem de lucro. Ao acelerar as respostas do mercado, o modelo de lean startup reduz esse custo, melhorando o financeiro da instituição.
Redução de gargalos
Não tem como fugir: toda empresa possui gargalos que, em alguns momentos, impedem sua expansão. Ao propor a diminuição do número de etapas na produção, o lean business ajuda a reduzir esses obstáculos, diminuindo também a burocracia interna relativa aos processos.
E então, pronto para implementar essa metodologia no seu negócio? É claro que, por si só, o método não garante sucesso. No entanto, o hábito de testar, colher feedbacks e aprimorar constantemente os produtos e processos só pode trazer resultados positivos! A partir daí, fica cada vez mais fácil crescer e fidelizar consumidores.
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