Supermercado

7 dicas de decoração para supermercado que você não pode esquecer!

4 Mins de leitura

Já foi o tempo em que o supermercado era um lugar apenas para comprar produtos de necessidade básica. Hoje em dia, os supermercados se tornaram grandes lojas comerciais com diversos produtos das mais variadas categorias. No entanto, de nada vale investir em um mix de produtos que não atraia o cliente. Por isso a importância de investir na decoração para supermercado.

Fazer a decoração é excelente para chamar atenção do consumidor a respeito dos produtos e serviços que estão em oferta. Além disso, a decoração também ajuda a construir um ambiente integrativo, destacando a estética e a comunicação da marca do supermercado.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe o texto e conheça dicas fundamentais de decoração do seu supermercado!

1. Acredite no potencial de quadros e imagens

Um dos recursos interessantes de decoração para supermercado é investir em quadros e imagens. Esses podem ser utilizados naqueles longos corredores ou áreas de chegada no supermercado.

Quadros e imagens podem ser preenchidos com figuras que representam algum determinado produto ou que ajudam a combinar com elementos decorativos do supermercado.

Por exemplo, na parte do supermercado onde vende-se vinho é importante colocar quadros com imagens que remetem a taças com vinhos ou pessoas apreciando um bom vinho. Essas imagens trabalham para incentivar o cliente a se ambientar naquele setor e também na decisão de compra.

2. Faça a sinalização dos corredores

Faça a sinalização dos corredores

Supermercados que têm uma grande área interna precisam se preocupar com a sinalização dos corredores. Isso porque os clientes, quando chegam ao supermercado, geralmente já estão direcionados a procurar determinado produto. Caso eles demorem muito para encontrá-los, podem acabar desistindo da compra ou simplesmente inferir que o produto está em falta.

Por isso, é importante investir na sinalização dos corredores com placas esteticamente bonitas. É importante escolher um bom letreiro. As cores da mesma maneira devem estar em sintonia com as da marca do supermercado.

E ainda é preciso que essas placas sejam fáceis de serem lidas e localizadas em lugares bastante visíveis. Dessa maneira, o cliente vai encontrar rápido o que precisa e também está convidado a conhecer outros setores do supermercado.

3. Não menospreze os móveis e equipamentos no supermercado

Outra dica de decoração para supermercado é a importância dos móveis e equipamentos do estabelecimento. Isso quer dizer, por exemplo, que uma mesa onde estão colocados produtos para serem vendidos ou degustados pelo cliente não pode ser escolhida de maneira inadequada.

Essa mesa deve estar sintonizada com as cores e com o material adequado para a imagem do supermercado. Da mesma forma acontece com o setor no qual se oferecem caldos e outros alimentos.

Esses devem ter equipamentos, como talheres e louças, que trazem estilo e equilíbrio na decoração. Dessa maneira, o cliente vai perceber que o supermercado teve cuidado na escolha desses detalhes, compondo um ambiente interessante e convidativo.

4. Crie ambientes personalizados no supermercado

O supermercado não precisa ter todos os setores iguais, com as mesmas cores e distribuição de produtos. Pelo contrário. Quanto melhor criar ambientes personalizados, mais atenção vai ter daqueles clientes que buscam produtos especiais.

É o caso, por exemplo, do supermercado que separa uma parte para produtos fitness, outra para venda de vinhos e outra para produtos orgânicos. Os itens escolhidos para decoração devem ser favoráveis a cada tipo de personalização.

Assim, os clientes conseguem ter uma sensação de imersão naquele ambiente que se relaciona com o produto que procura. Mas é importante encontrar o equilíbrio dessa personalização para não fazer do supermercado uma área semelhante a stands comerciais. É preciso buscar uma coerência e equilíbrio em relação à marca do supermercado e uma relação com outros setores.

5. Tenha uma iluminação agradável

Não adianta o mercado ter bons produtos e bons preços se os clientes não conseguem enxergar exatamente os valores e a disposição dos produtos. É preciso que esses elementos possam ser trabalhados com a ajuda de uma boa iluminação.

Distribuir pontos de luz em áreas específicas do supermercado ajuda a deixar os produtos mais evidentes, além de proporcionar ao cliente um ambiente confortável. O supermercado, para grandes áreas, pode investir em lustres centrais que as iluminam de maneira eficaz.

Para as prateleiras, podem ser adotadas luminárias espalhadas pelo ambiente a fim de fazer uma iluminação mais localizada. É importante pesquisar e contratar uma empresa que consiga oferecer um bom projeto de iluminação para que as luzes sejam escolhidas de maneira correta, sem confusão visual.

6. Garanta um bom espaço de circulação

Quando se fala em decoração para supermercado, é comum os gestores utilizarem bastante os setores de exposição dos produtos e acabarem reduzindo drasticamente o espaço de circulação no estabelecimento. Ao invés de atrair o cliente, essa estratégia só faz afastá-lo.

Por isso é importante saber moderar a utilização de mesas e estantes dentro do supermercado. É preciso que esses equipamentos sejam utilizados da maneira correta e que não atrapalhem a passagem dos clientes.

7. Planeje a decoração para supermercado em datas de comemorativas

Dia das mães, dos pais, dos namorados… essas e outras datas são ótimas oportunidades de mudança na decoração para supermercado. As datas comemorativas geralmente aumentam os fluxos de pessoas buscando produtos que possam de alguma forma ajudar a comemorá-las.

E o exemplo clássico é o do Natal. Nessa época do ano, o supermercado precisa modificar a oferta de alguns produtos em decorrência de outros. É o caso, por exemplo, do aumento da oferta de panetones que invadem outros espaços do estabelecimento.

Essas modificações em datas comemorativas são importantes para atrair o cliente e fazer vender mais. Durante essas datas, pense em utilizar uma decoração que comece desde a entrada do estabelecimento até nas partes interiores. Dessa forma, o cliente vai entender a sintonia da decoração em relação à data comemorativa.

Essas foram algumas informações sobre decoração para supermercado. É importante destacar que deve ser algo bem planejado para evitar erros desnecessários. Se possível, selecione uma equipe específica de funcionários do supermercado para que trabalhe com essa decoração ao longo de todo o ano.

Quer saber demais dicas para aumentar as vendas do seu negócio? Leia os artigos no nosso blog.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.
Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura
Marketing para supermercado é um poderoso aliado para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar presença digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *