NegóciosSupermercado

5 pontos de atenção ao contratar um software de gestão para mercado

4 Mins de leitura

Um software de gestão para mercado não é qualquer investimento. Ele costuma representar o melhor investimento que uma empresa pode fazer para sofisticar processos. E os motivos não são poucos.

Primeiro, que com o sistema é possível simplificar o controle do que acontece no empreendimento. Além disso, existem diferenciais que vão desde a sofisticação do trabalho com a informação até a melhor tomada de decisão por parte de quem lidera o negócio.

No geral, contar com um sistema é o que pode diferenciar um mercado em tempos modernos. É o que normalmente afasta um bom projeto de iniciativas ultrapassadas e que não geram lucro.

A questão é saber como fazer isso. Por esse motivo, confira o que é preciso saber na hora de contratar um software de gestão para mercado.

1. Observe se ele pode gerar maior impacto nas vendas

Observe se ele pode gerar maior impacto nas vendas

Não tem como evitar a realidade. O lucro é sempre o objetivo principal de qualquer empresa. Sem ele, não faz sentido montar um projeto e investir tempo e esforço.

Nesse sentido, um bom software de gestão para mercado é capaz de gerar impacto real nas vendas porque ele permite que a empresa tenha maior lucro.

A começar pela possibilidade de integração de dados que o programa permite. Dessa forma, os diferentes processos realizados no dia a dia passam a se concentrar em um único sistema.

Dentro dessa lógica, esse tipo de ferramenta consegue reduzir significativamente a incidência de erros humanos nos processos. Com os mais variados dados gerados no dia a dia coletados e armazenados de maneira mais precisa e transparente, a consequência é a diminuição do retrabalho e o aumento da produção.

Esse costuma ser o caminho ideal para impactar as vendas. E para fazer com que os resultados do mercado se tornem cada vez melhores.

2. Avalie seu potencial em termos de controle de estoque

O estoque é elemento essencial em um negócio dessa natureza. Sua reposição rápida e consciente permite que os gestores mantenham os processos sob controle. Mesmo diante de períodos sazonais.

A realidade é que com uma maior atenção ao fluxo de produtos ao longo do curto, médio e longo prazo, a empresa cria diferenciais no mercado. E isso é importante não só para viabilizar as compras do cliente, mas também para melhorar o relacionamento com os fornecedores.

É fato que uma empresa organizada tem um ritmo previsível de movimentação do estoque. Assim ela pode negociar soluções mais interessantes com seus parceiros. Elas podem, por exemplo, comprar um volume maior de vendas por um preço mais vantajoso. Consequentemente é possível criar uma relação de maior confiança com outras empresas.

Nesse sentido, contratar um software de gestão para mercado que permite controlar o estoque de maneira rigorosa e automatizada acaba sendo uma iniciativa típica de quem pretende gerar protagonismo no setor em que atua.

3. Verifique se a solução oferece segurança no trato com dados

Verifique se a solução oferece segurança no trato com dados

Aqui, quando falamos em segurança de dados, estamos nos referindo às garantias em relação a toda informação que a empresa gera e que faz parte de sua rotina, incluindo os dados de clientes e fornecedores.

Em resumo, um bom software de gestão para mercado permite o melhor o trabalho com tudo o que diz respeito à informação gerada pela empresa. Isso se dá a partir do aperfeiçoamento de:

  • coleta;
  • armazenamento;
  • distribuição.

Quando uma empresa faz uma venda, por exemplo, esse registro pode ser feito automaticamente, de maneira que estará disponível para análise dentro de uma plataforma segura e confiável, para que o gestor tenha como entender como andam os processos de uma maneira muito mais fácil do que se não contasse com essa solução.

Na prática, isso beneficia especialmente os mercados maiores, nos quais o volume de informações compreendem diferentes setores. Muito diferente de processos manuais e lentos, com maior incidência de erros.

4. Valorize a simplificação dos processos

Um bom meio de sofisticar o controle das operações empresariais é simplificando processos. Entre outras consequências da simplificação de processos estão:

  • a redução de custos;
  • a otimização da gestão;
  • a escalabilidade;
  • o aumento na produtividade;
  • a lucratividade.

Portanto, é fundamental ter atenção aos recursos que o software de gestão para mercado contratado oferece, pois ele precisa funcionar como um elo na busca por essa simplificação.

Com um sistema mais avançado é possível ir desde o mapeamento de processos, com a representação visual do fluxo de trabalho, até a integração de dados, essencial para permitir que diferentes setores conversem entre si.

Em resumo, a atenção à capacidade do sistema de simplificar processos é um ponto fundamental na contratação de uma solução realmente viável para o seu negócio.

5. Tenha certeza de que há diferenciais práticos com o software de gestão para mercado escolhido

Por fim, avalie as características do seu mercado e invista em soluções de acordo com ele. Em relação a isso, precisamos considerar questões como:

  1. Atualização do software para que setores como o estoque, por exemplo, não sofram com a perda de informações.
  2. Automatização dos processos de rotina, para que processos manuais sejam substituídos por recursos mais avançados.
  3. Otimização da gestão financeira, visando um aperfeiçoamento do controle das entradas e saídas e simplificação dos processos fiscais.
  4. Maior integração, para que diferentes setores atuem de maneira conjunta, visando a produtividade.
  5. Sofisticação para gerar ganho de tempo e eliminação de erros, tornando a redução de custos uma característica da empresa.

Como a Alterdata pode ajudar

No fim, se a sua empresa está em busca de todos esses benefícios citados, mas não sabe exatamente onde e como procurar, então o caminho é a Alterdata.

Responsável por algumas das soluções mais interessantes do mercado, a Alterdata tem experiência na criação de sistemas úteis para os mais diferentes setores.

E se a sua empresa precisa de inovações especificamente pensadas para a gestão de mercado, não deixe de conferir o que a Alterdata apresenta.

São recursos avançados criados para fazer a sua equipe não só evitar erros comuns, mas também sofisticar os processos e aumentar o seu faturamento a partir de uma lógica racional de controle de dados.

Entre em contato agora mesmo com a Alterdata e veja como podemos fazer a diferença ao reposicionar a sua empresa no mercado com muita tecnologia.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
388 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Negócios

Confira as mudanças no Pix e vantagens para a sua loja

4 Mins de leitura
Desde a sua implantação no país, o pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas. Dentre as vantagens no uso,…
InformativosNegócios

Os impactos da guerra entre Israel e Hamas para o agro brasileiro

3 Mins de leitura
Alta no preço do petróleo pode afetar custo de produção de fertilizantes, diesel e fretes, além de envolver países árabes que negociam…
NegóciosSoftware

Sistema para franquias: acompanhe o desempenho da sua loja

5 Mins de leitura
Paulo é proprietário de uma rede de lojas especializadas em calçados que, apesar de ter números globais interessantes, sofre muito com o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *