GestãoSoftware

10 motivos para usar um software de gestão financeira

3 Mins de leitura

O software para gestão financeira é um conjunto de ferramentas que organizam as finanças da empresa por meio da automatização de tarefas.

Em outras palavras, trata-se de uma plataforma de gestão. Nela, as informações ficam organizadas e os dados centralizados.

Esse tipo de software abriga informações sobre faturamento, fluxo de caixa, contas a pagar, vendas e estoque. Isso permite analisar os dados com mais facilidade, bem como acompanhar a saúde financeira do seu negócio.

Mas se você está na dúvida sobre as vantagens dessa solução, conheça 10 motivos para usar um software para gestão financeira!

1. Precisão nas informações financeiras

O primeiro motivo para usar um software para gestão financeira é que todas as informações financeiras da empresa ficam centralizadas no mesmo sistema, tornando fácil enxergar com clareza a real situação, de forma macro.

Isso ocorre porque o software para gestão financeira exige que certos padrões sejam seguidos, principalmente no preenchimento de dados. Desse modo, garante maior consistência e precisão nas informações.

2. Agilidade e simplicidade

O software para gestão financeira proporciona ganhos como agilidade e simplicidade, pois a maior parte das informações é processada por ele.

A partir dos dados oriundos do demonstrativo de resultado, projeção de caixa, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, dentre outros, relatórios são gerados para ajudar a gestão a tomar decisões baseada em números.

software para gestão financeira

3. Planejamento mais rápido e prático

Com um sistema inteligente, como o software para gestão financeira, o planejamento se torna mais rápido e prático.

As informações imputadas no sistema podem ser cruzadas, para minimizar as incertezas. A partir delas, você ainda pode gerar gráficos e indicadores automatizados.

Isso auxilia a gestão ao longo do planejamento, bem como nas análises estratégicas e no acompanhamento das metas estabelecidas.

4. Previne erros

Tarefas manuais são suscetíveis a erros capazes de comprometer o preenchimento de todas as informações, levando a falhas nos cálculos e diferenças nos resultados.

Evite esse tipo de dor de cabeça usando um software para gestão financeira, pois o cadastro de dados e informações é simplificado. Além disso, a ferramenta aponta quando há inconsistências.

5. Organiza as despesas

O software para gestão financeira permite lançar as despesas da empresa de forma otimizada, mas vai além. Você pode organizá-las em grupos, separando-as por padrões semelhantes.

A organização também acontece desde a coleta, pois esse tipo de software pode ser integrado com outros sistemas. Aliás, a coleta é automática! Isso, além da padronização, garante segurança e velocidade.

6. Emite boletos diretamente pelo sistema

Outro motivo para usar o software para gestão financeira é a facilidade para emitir boletos bancários, registrando as cobranças junto às instituições.

A emissão pode ser feita pelo sistema, então evita retrabalho com o lançamento de dados nos sites de cada banco.

7. Confere os relatórios

Os relatórios do software para gestão financeira informam como os resultados foram obtidos. Completos e com informações precisas, a gestão consegue identificar oportunidades de melhorias, além de falhas, para buscar resultados mais positivos.

8. Possibilita a integração e aproveitamento de dados

Como o software para gestão financeira trabalha de maneira integrada, ele faz o máximo de aproveitamento dos dados. Isso permite uma gestão mais certeira e eficaz, pois revela informações mais detalhadas.

Essas informações oferecem uma visão holística da empresa, pois contempla todas as áreas.

9. Eficiência na geração de processos

Por mais profissional e focado, o profissional que atua na gestão financeira não está livre de falhas. Sendo assim, erros podem acontecer.

Mas no caso do software para gestão financeira, há uma validação para os campos e sugestões inteligentes. Isso reduz o tempo de execução dos processos.

10. Facilidade para avaliar a saúde financeira

Quando você consegue visualizar todas as receitas, despesas e resultados em um único lugar, fica mais fácil mergulhar e se aprofundar nessas informações.

Trata-se de uma importante visão geral do financeiro, porque permite comparar diferentes períodos, classificando os dados de forma individual.

E agora, já está preparado para usar um software para gestão financeira com essas e outras vantagens?

Aproveite para conhecer agora o Alterdata Software Empresarial, que alia estrutura e flexibilidade para cadastrar informações da forma ideal para o seu negócio!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *