Software

ERP para indústria: 4 benefícios que toda ferramenta deve ter

4 Mins de leitura

Atualmente, poder contar com softwares capazes de concentrar diversas tarefas em um único lugar é fundamental para o aumento da produtividade de qualquer empresa. Logo, o ERP para indústria se mostra uma ótima ferramenta nesse sentido, considerando suas funcionalidades importantes e que farão com que a gestão da sua companhia se dê de forma muito mais simples.

Desse modo, hoje você vai entender melhor o que é o sistema ERP para indústria, qual a sua importância e alguns dos seus principais benefícios. Confira.

O que é um ERP para indústria?

A princípio, o ERP para indústria (Enterprise Resource Planning) é um sistema que funciona como uma suíte integrada, e que tem como principal objetivo conectar setores como o de contabilidade, finanças, vendas, recursos humanos em um único lugar, facilitando assim a tomada de decisões e a administração da empresa.

No entanto, embora o ERP seja uma ferramenta voltada para qualquer tipo de organização, no âmbito industrial, ele capacita a gestão do chão de fábrica, ao mesmo tempo que transforma o processo de manufatura.

Por fim, o ERP para indústria fornece aos gestores informações e insights necessários para contribuir na leitura de tendências, dando poder de ação para as grandes empresas, mas também reforçando as pequenas e médias corporações, orientando-os para o caminho do lucro.

Qual a importância de um ERP para indústria?

ERP para indústria

Como sabemos, a automação de processos é um dos pontos chaves dessa nova revolução industrial, ao passo que, não aderir a essa tendência pode trazer grandes prejuízos para a sua companhia.

Nesse sentido, o ERP para indústria torna-se indispensável para que os processos de produção sejam otimizados, com planejamento e acompanhamento do início ao fim, e para que haja menos desperdícios de matérias-primas, por consequência, diminuindo custos e contribuindo também com o meio ambiente.

Por fim, a forma como o ERP para indústria sincroniza as informações advindas dos mais variados setores faz com que a tomada de decisões e o traçamento de planos de ação sejam fomentados com muito mais clareza.

Isso pode ser notado sempre que o sistema realiza a integração entre vendas, financeiro, estoque e produção, onde cada venda feita gera atualizações automáticas no fluxo de caixa e na baixa do produto no estoque, trazendo muito mais objetividade na gestão desses dois aspectos.

Quais as principais funcionalidades do ERP para a indústria

Alguns dos módulos essenciais do sistema integrado de gestão, são:

  • Administrativo: no módulo administrativo, o sistema permite que você gere propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda;
  • Financeiro: aqui, você controla as contas a pagar e a receber, realiza conciliações bancárias, gera boletos para os clientes e faz o gerenciamento do seu fluxo de caixa. Tudo isso, monitorando sempre os resultados e integrando os processos do financeiro com a contabilidade;
  • Qualidade: por fim, o ERP para a indústria possibilita que você verifique as matérias-primas utilizadas no negócio, desde o recebimento até a estocagem e a produção.

Conheça os 4 benefícios mais importantes da ferramenta de ERP para indústria

Como podemos ver, o ERP para indústria é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa, automatizando processos e tornando o trabalho muito mais assertivo. Agora, confira 4 benefícios do Bimer Alterdata que te ajudarão a entender a importância de contar com essa ferramenta:

Processos organizados e padronizados

De antemão, a maneira como os processos da sua empresa estão organizados e distribuídos exercem forte impacto no desempenho do seu negócio. As práticas, tanto administrativas como todo o processo produtivo, devem estar bem estruturadas, para poder atender a demanda do mercado com agilidade.

Dessa forma, utilizando um software de gestão você consegue padronizar todas as rotinas e melhorar a capacidade de gerir seus processos, o que por sua vez acabará refletindo na qualidade dos produtos.

Redução de custos

A redução de custos faz parte do dia a dia das empresas, à medida que investimentos nas mais variadas esferas são realizados com esse objetivo. Esse é o caso da implantação de um ERP, que elimina o retrabalho, melhora a gestão do tempo e agiliza processos, tornando a sua equipe mais produtiva.

Com a análise de dados financeiros, o ERP auxilia na identificação de possíveis pontos de melhoria e na criação de estratégias para reduzir as despesas operacionais. Assim, permite que a indústria se torne mais competitiva no mercado.

Todos os setores integrados

De fato, esse é um dos pontos chaves do processo, já que somente desse modo é possível simplificar a rotina e, consequentemente, fazer com que sua empresa tenha uma performance elevada.

Basicamente, cada setor atualiza o sistema sempre que novas informações aparecerem, sendo esses dados distribuídos em tempo real e mantendo a companhia em pleno funcionamento, sem entraves ou mal-entendidos.

Em síntese, a integração de dados e setores possibilita o trabalho em conjunto dos funcionários, colaborando com iniciativas diretas e firmes na hora solucionar problemas ou encontrar formas inovadoras de atender a demandas de clientes e parceiros comerciais.

Monitoramento do desempenho dos setores

O software traz consigo um agrupamento de métricas que ajudam os gestores a entenderem melhor o desempenho de cada equipe e da empresa de modo geral.

Dentre alguns dos indicadores mais utilizados para acompanhar a evolução do negócio, estão os de produtividade, vendas, marketing, financeiros e de gestão de pessoas.

Escolha o ERP Alterdata na hora de escolher o melhor sistema de gestão para a sua empresa

O ERP Alterdata foi desenvolvido para apresentar ao gestor todas as informações necessárias sobre a sua empresa através de dados gráficos, indicadores de performance e sinalizadores de emergência.

Assim, o software apresenta alguns diferenciais para a indústria como o Software de CRM e o BI Financeiro que certamente tornarão a rotina da sua empresa mais descomplicada.

Desse modo, acesse o site, faça um teste rápido do nosso ERP e veja como o nosso sistema de gestão pode contribuir com o desenvolvimento da sua empresa.

122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Software

A importância da integração de sistemas para gestão das empresas

5 Mins de leitura
A integração de sistemas é uma realidade em sua empresa? Ou você ainda sofre com sistemas legados e, portanto, cada vez mais…
GestãoSoftware

10 motivos para usar um software de gestão financeira

3 Mins de leitura
Saiba como o software para gestão financeira impacta a rotina do seu negócio. Veja 16 motivos para usar!
NegóciosSoftware

Sistema para franquias: acompanhe o desempenho da sua loja

5 Mins de leitura
Paulo é proprietário de uma rede de lojas especializadas em calçados que, apesar de ter números globais interessantes, sofre muito com o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *