Varejo

Software de gestão comercial: qual a melhor opção para o supermercado?

4 Mins de leitura

O software de gestão comercial é a ferramenta que contribui para o bom gerenciamento no relacionamento com o cliente. Também auxilia, de forma imprescindível, na força e no funil de vendas, além de indicadores de desempenho.

Esse tipo de solução moderniza o seu supermercado e melhora a gestão. Aumenta ainda a produtividade e a eficiência, proporcionando ganhos na competitividade. Que tal obter essas e outras vantagens na sua operação?

Continue a leitura e saiba qual a melhor opção de software de gestão comercial para o seu supermercado!

O que é um software de gestão comercial para supermercado?

O software de gestão comercial é uma solução baseada em tecnologia cujo objetivo é organizar e gerenciar o fluxo de atividades e a rotina de vendas. Trata-se de uma ferramenta que permite integrar todos os setores do negócio.

Por meio da integração dos setores, a comunicação passa a fluir entre eles. Isso melhora consideravelmente os processos internos.

A partir do instante em que todos os departamentos usam a mesma tecnologia, os dados e as informações passam a ser centralizados. Desse modo, possibilita uma visualização 360 graus da operação.

O software de gestão comercial faz a gestão de:

  • compras;
  • vendas;
  • finanças;
  • estoque;
  • emissão e controle de notas fiscais;
  • relacionamento com o cliente.

Note que essa é uma importante ferramenta para gestores como você, pois permite uma visão sistêmica do negócio. Por meio dela, há como compreender melhor como cada parte impacta no todo.

Um bom software de gestão comercial utiliza as informações coletadas para gerar relatórios. Fica mais fácil prever cenários, identificar tendências, antever ações, criar planejamentos e fazer o supermercado se destacar.

Por que investir em um software de gestão comercial?

software de gestão comercial

Agora que você já sabe o que é um software de gestão comercial para supermercado e conhece seus principais benefícios, vamos detalhá-los para mostrar como eles são fundamentais para o sucesso de sua operação.

Menos trabalho manual, mais automação comercial

Uma grande quantidade de processos internos manuais aumenta as chances de falhas e erros. Para reduzir isso, o software de gestão comercial é uma escolha inteligente, pois realiza processos burocráticos e repetitivos.

É o caso de questões logísticas bancárias, emissão de notas fiscais, disparo de e-mails, verificação contábil e outras. Esse tipo de software preenche automaticamente informações em documentos, relatórios e indicadores.

Precisão no controle financeiro

Para ficar com as finanças em dia, o software de gestão comercial contribui para controlar o fluxo de caixa. Ele acompanha os produtos vendidos, a quantidade de vendas, quem são os clientes e fornecedores, além de faturamento, lucro e mais.

É interessante saber que o software de gestão comercial é capaz de ajudar até na precificação correta dos produtos. Também pode contribuir para o corte de custos e outras ações que aumentam o lucro.

Gestão de estoque adequada

Em um negócio como o supermercado, a gestão de estoque adequada deve ser obrigatória. Com o auxílio do software de gestão comercial, essa gestão é feita de modo automático.

Assim que um produto é vendido, o software dá baixa no estoque e ainda avisa o responsável pela compra quando a quantidade estiver próxima do ponto de reposição. Prático, não é mesmo?

Aumenta a segurança das informações

Na era digital, a segurança da informação é um ponto que requer a máxima atenção das empresas. Ninguém deseja que os dados dos clientes ou do negócio vazem e cheguem aos concorrentes.

O software de gestão comercial é uma ferramenta com diferentes níveis de acesso, ou seja, permite definir quais dados cada colaborador terá acesso. Quando roda em nuvem, pode ser acessado por você a partir de qualquer dispositivo, sempre mediante login e senha.

Estimula a alta produtividade

Esse é um benefício que todo gestor deseja, pois o trabalho flui com menos erros e refações. Os colaboradores passam a desempenhar suas funções de modo rápido, com mais acertos e menos recursos e tempo.

A apuração de impostos, por exemplo, passa a ser automatizada. Ela ocorre ao mesmo tempo em que as notas são lançadas. Se fosse fazer isso manualmente, seus colaboradores gastariam um tempo precioso.

5 funcionalidades que um bom software para supermercado precisa ter

Para acertar na escolha do software de gestão comercial para o seu supermercado, veja a lista a seguir com as funcionalidades que são indispensáveis:

1. Emite relatórios de Business Intelligence

As informações são seguras e completas para que você entenda o que acontece com o seu supermercado.

2. Cria e recebe vendas com facilidade

O software de gestão comercial agiliza o processo de venda lançando notas, emitindo cupons ou notas fiscais e otimizando assim o atendimento ao cliente.

3. Atua com Inteligência Artificial

Esse mecanismo analisa constantemente a base de dados e verifica inconsistências em diversos aspectos, como cadastros incompletos e no lançamento das notas fiscais.

4. Conta com assistente de compras

O próprio software de gestão comercial sugere a quantidade de itens a ser comprada. Considera quantidade de vendas, devoluções, demanda reprimida, sazonalidade e outros indicadores.

5. Está instalado na nuvem

Dispensa a compra de equipamentos para que possa funcionar, pois ele pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Escolhendo o software de gestão comercial ideal para o seu negócio

A escolha do software de gestão comercial deve depender de uma boa análise das soluções apresentadas. É fundamental, portanto, exigir as ferramentas citadas no tópico anterior para a completa gestão do seu negócio.

Essas funcionalidades são as responsáveis por uma gestão automatizada, capaz de trazer informações seguras e completas.

Observe que elas ajudam a ajustar os processos do seu supermercado, aumentando a produtividade e elevando-a a um nível ainda maior.

O software de gestão comercial ainda oferece segurança nas informações, auxilia no cadastro de produtos com a tributação correta e otimiza os ganhos por meio de funcionalidades que agregam melhorias constantes.

Quer aproveitar essas e outras vantagens?

Conheça agora o software de gestão comercial Alterdata, ideal para o seu supermercado.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *