ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura

O ERP para supermercado é cada vez mais buscado pelos gestores do segmento que buscam facilitar ou até mesmo salvar o negócio.

Aliás, sabemos que a ineficiência de gestão pode bater à porta de todos os segmentos do mercado. E mesmo apesar da força no quesito volume de vendas, isso pode ser uma realidade.

É o caso dos supermercados. Por trabalharem com um mix grande de produtos, precisam atualizar-se minuto a minuto com as novidades no controle da gestão. 

Mas nem sempre isso é possível, e uma solução é buscar uma solução tecnológica eficiente: o ERP para supermercado. 

O ERP é um sistema de gestão empresarial que permite à empresa ter informações mais organizadas, otimizar e integrar os seus processos. 

Esse tipo de ferramenta é muito útil para os mais diferentes departamentos do supermercado, desde o estoque até o consumidor final. 

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? 

Acompanhe esse texto e conheça como um ERP para supermercado para aumentar a vendas e melhorar a eficiência de gestão desse empreendimento. 

Definir o momento certo das promoções

Uma das maneiras de aumentar o fluxo de clientes no supermercado é oferecendo promoções. Afinal, os clientes adoram saber que podem pagar menos e consumir mais. Nesse sentido, ERP para supermercado pode ajudar de maneira substancial. 

Esse tipo de recurso permite a criação de promoções exclusivas, as quais podem ser desenvolvidas a partir de campanhas promocionais que atraem os consumidores. Isso é possível por meio do módulo Clube de Promoções. 

Trata-se de um recurso específico que consegue distribuir os preços por produtos ou mercadorias. Obtém-se assim total controle sobre aqueles que estão em oferta ou com preços normais. 

O módulo de promoções do software também permite criar parcerias com grandes fornecedores. Com isso é possível realizar negociações para reduzir o custo total do produto. Desse modo, o desconto no produto se torna ainda mais atrativo para o consumidor.

Fazer as compras na hora exata

O supermercado que não tem controle preciso sobre as compras acaba entrando no prejuízo. Isso porque se ele compra mais do que a demanda consegue suprir, sofre com produtos estocados (sobrestoque). Nesse contexto, se as mercadorias forem perecíveis, o prejuízo é ainda maior para o supermercado. 

Por outro lado, se as compras forem abaixo da demanda, o resultado pode ser um cliente frustrado, pois não consegue encontrar o produto que deseja. Nesse sentido, é importante que haja um equilíbrio entre as compras do supermercado. 

Para ajudar nisso, é fundamental investir no sistema ERP para supermercado. Ele consegue elencar todas as movimentações de entrada e saída. Assim, o gestor consegue ter conhecimento da quantidade exata que deve ser comprada, considerando os mais variados períodos de compras durante o ano. 

Dessa maneira, é possível inclusive se preparar para as épocas do ano onde há maior demanda por produtos específicos, como em datas comemorativas. Portanto, com o sistema ERP para supermercado, o gestor equilibra as compras e vê seu cliente sempre visitando o estabelecimento.

Maior assertividade no reajuste de preço

Maior assertividade no reajuste de preço

As mudanças no mercado interno e internacional acabam alterando os mais diversos negócios em todo o mundo. Em especial para os supermercados que trabalham com produtos de vários segmentos, desde o alimentício passando por eletrônicos.

Nesse contexto, o reajuste de preço se torna uma ferramenta bastante sensível. E deve ser levado em consideração para que o supermercado consiga tanto repassar os valores de aumento ao consumidor quanto reduzi-los. 

Mas como esses fatores são bastante complexos é quase impossível fazer o reajuste de preço de maneira manual. A partir disso, o gestor do supermercado deve fazer o uso da tecnologia. O sistema ERP para supermercado consegue fazer alteração de vários preços de uma única vez em grandes grupos de produtos. 

Também esse software consegue informar o sistema quando o preço já tem condições de voltar ao normal. Dessa maneira, essa tecnologia consegue reajustar os preços de maneira honesta e precisa.

Controle eficiente das contas com o ERP para supermercado

A gestão financeira do supermercado costuma ser bastante complexa. Afinal, é necessário dar conta do pagamento dos funcionários, fornecedores e dos gastos em geral. Se o gestor do supermercado não contar com ajuda de um sistema de ERP é capaz de sua gestão ser ineficiente. 

Fazendo uso dessa tecnologia vai ser facilitada a visualização de todo o departamento de finanças de supermercado. 

Os profissionais que trabalham nesse departamento conseguem, por exemplo, obter dados atualizados sobre as fichas de pagamento e informações dos fornecedores. 

Dessa maneira, vai ser mais fácil visualizar os valores envolvidos no negócio evitando deixar de pagar as obrigações financeiras do empreendimento.

Diminuição do retrabalho

Uma característica que pode dificultar o sucesso do supermercado é o excesso de retrabalho. Essa atividade acontece quando os funcionários acabam errando no preenchimento de dados ou não atendendo a padronização dos procedimentos. 

Uma maneira de evitar o retrabalho é adotar o sistema ERP para supermercado. Ele ajuda a reduzir bastante as possibilidades de falhas. Essas podem ser ocasionadas, por exemplo, por distrações do dia a dia, como registro incorreto de algum código de produto. 

Com a utilização desse software é possível inclusive reduzir o quadro de funcionários que trabalham com atividades operacionais. Em contrapartida, pode-se direcionar a contratação de colaboradores para execução de atividades estratégicas. O resultado é a diminuição de erros e maior eficiência nas atividades do supermercado.

Aumento da produtividade

O ERP para supermercado também ajuda a aumentar a produtividade. Isso porque o sistema centraliza as informações em um único local. Assim fica mais fácil e rápido encontrar a informação desejada. Ou seja, o colaborador não perde tempo buscando os dados em cada departamento ou em uma pilha de papéis. Como resultado disso, há aumento da produtividade das equipes com o que realmente importa.

Como vimos, o sistema de ERP para supermercado pode ser bastante eficiente na gestão desse negócio. Vale a pena frisar também que essa tecnologia ajuda a dar conta das obrigações fiscais. Por isso, essa ferramenta oferece a possibilidade de trabalhar com balancetes dinâmicos, preenchimento automático de guias e atualização da legislação. Tudo isso coloca o supermercado no caminho da eficiência. 

Quer conhecer mais detalhes sobre as soluções tecnológicas para o seu negócio?

Entre em contato agora com a Alterdata!

388 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ERP

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

4 Mins de leitura
Relatórios de Business Intelligence, precificação de produtos e assistente de compras são algumas das funções essenciais de um bom ERP para distribuidor.
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *