Estética

Quais os benefícios do sistema para clínica de estética?

4 Mins de leitura

O sistema para clínica de estética é a ferramenta ideal para quem deseja melhorar a produtividade do negócio. Ele garante informações precisas, que facilitam as decisões, tornando-as capazes de alavancar os resultados.

Como você bem deve saber, não é uma tarefa fácil administrar uma clínica de estética. Como gestor, precisa estar a par de tudo o que ocorre e lidar com diferentes questões, das comissões às reclamações dos pacientes.

No entanto, quando não há capacidade para enfrentar os desafios da gestão, a clínica de estética pode passar por maus bocados e, por causa da rotina caótica, até quebrar. Perigoso demais, não é?!

Por isso viemos te ajudar. No conteúdo de hoje, nós listamos os principais erros na gestão desse tipo de negócio e apresentamos os benefícios de um sistema para clínica de estética. Acompanhe!

Os principais erros na gestão da clínica de estética

Pacientes insatisfeitos, problemas de divulgação, gastos desnecessários e informações desorganizadas são alguns dos principais erros na gestão da clínica de estética. É um desafio mapeá-los, mas outro ainda maior: corrigi-los. Saiba mais:

Não fazer o controle necessário no setor financeiro

Quando o problema envolve dinheiro, saiba que ele pode levar o negócio ao insucesso ou até mesmo à falência. Dar pouca atenção ao controle financeiro significa perder o controle da gestão.

Deixar de investir no treinamento da equipe

Sem uma equipe bem preparada e qualificada, ela dificilmente superará as expectativas dos pacientes. A excelência dos profissionais é conquistada com o tempo, depois de muito treinamento e constantes atualizações.

Não ter metas de gestão

Se você deseja ver o seu negócio cada vez maior, conquistando mercado, precisa entender que as metas de gestão impulsionam você, a equipe e a sua marca. Trabalhe, portanto, com metas realistas, para ter como alcançá-las.

Acumular funções na clínica de estética

Em muitos casos, o gestor acaba acumulando funções na clínica de estética, assumindo o atendimento e, dependendo do caso, sendo o principal profissional a aplicar os procedimentos. Isso causa sobrecarga, além do estresse envolvido, que pode ser o motivo para esquecimento de contas a pagar ou a perda de vendas.

Achar que marketing é bobagem

Algumas pessoas olham para as redes sociais e pensam se tratar de “bobagem”, “besteira” ou “perda de tempo”. Saiba que os seus concorrentes estão lá, bem como potenciais pacientes em busca de tratamentos estéticos.

Ignorar a importância da tecnologia

Esse é outro erro que não deve ser cometido, pois a tecnologia faz parte do dia a dia da maioria da população — principalmente do público-alvo do seu negócio. Investir em tecnologia, na atualidade, significa estar apto para competir.

Os benefícios de fazer a gestão em um sistema para clínica de estética

sistema para clínica de estética

O sistema para clínica de estética traz, como principal benefício, a automatização de processos administrativos. Facilita, portanto, a gestão e a torna eficiente, com menos chances de ocorrerem falhas humanas. Veja os outros benefícios:

Melhora o controle do fluxo de caixa

Lembra da importância do controle financeiro? Quando o fluxo de caixa é bem administrado, são maiores as chances de o negócio alcançar o sucesso.

O sistema para clínica de estética proporciona processos automatizados e a extração de relatórios fáceis de serem lidos e interpretados. Eles contribuem para cortar gastos desnecessários e otimizar as finanças.

Otimiza a gestão do estoque

O estoque da sua clínica de estética é parte do capital de giro dela. Isso significa que produto em falta é venda perdida, bem como produto parado é dinheiro sem investir. O sistema consegue identificar tendências e aumentar o giro de estoque.

Aprofunda o nível de relacionamento com o paciente

Outro benefício do sistema para clínica de estética é a possibilidade de aprofundar o nível de relacionamento com cada paciente, pois documenta os procedimentos e as preferências para elaborar um perfil.

A partir da elaboração de cada perfil, torna-se mais fácil ofertar preços promocionais, combos e tratamentos específicos, alinhados com as necessidades dos pacientes.

Aumenta o ganho em produtividade

Note que o sistema para clínica de estética oferece agilidade aos processos, ou seja, melhora os resultados sem a necessidade de aumentar a equipe.

O aumento na quantidade de membros da equipe vem com o tempo, a partir da demanda do público. Até lá, é fundamental otimizar ao máximo a mão de obra, mas isso não significa acumular funções e sim agir de maneira eficaz.

Centraliza os dados em uma plataforma

Outro benefício do sistema para clínica de estética é a centralização dos dados em uma plataforma, ou seja, pode ir se despedindo de gaveteiros, pastas e outros objetos que guardam papéis.

A quantidade desse insumo é reduzida consideravelmente e, dentro do sistema para clínica de estética, torna-se mais fácil buscar informações por meio de poucos cliques.

Distribui funções e organiza a agenda de todos

Cada colaborador, por meio do sistema para clínica de estética, sabe o que e quando fazer. O melhor é que essa ferramenta consegue concatenar os processos, otimizando o tempo de todos.

Integra os times

Por mais que cada profissional tenha as suas responsabilidades, é importante que todos trabalhem de maneira integrada. Por isso, o sistema para clínica de estética permite que os processos se conectem, otimizando a rotina da equipe.

Melhora a sua capacidade de decidir

As informações e processos que o sistema para clínica de estética gerencia são a base para decisões inteligentes, capazes de alavancar os resultados do seu negócio. Decidir estrategicamente é uma habilidade fundamental para o empreendedor de sucesso.

Contribui para campanhas de marketing eficientes

Quem conhece bem o seu público consegue se comunicar com ele de modo eficiente, certo? Por isso, o sistema para clínica de estética é capaz de conectá-lo aos pacientes, agilizando essa comunicação.

A partir dos perfis elaborados pelo sistema, você tem em mãos informações essenciais para realizar campanhas de marketing que convertem em vendas.

O sistema para clínica de estética é a solução que o seu negócio precisa para se manter organizado e com os alicerces necessários para crescer sustentavelmente.

Conheça o sistema para clínica de estética da Alterdata e obtenha os benefícios aqui apresentados e outros mais!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Estética

Programa para gerenciar salão de beleza: 5 funções básicas

4 Mins de leitura
Otimização do fluxo de caixa e aprimoramento do relacionamento com o cliente são algumas funções desempenhadas pelo programa para gerenciar salão de beleza.
Estética

Como o sistema de gestão para salão de beleza pode te ajudar

4 Mins de leitura
O sistema de gestão para salão de beleza integra a sua operação de ponta a ponta, permitindo resultados cada vez melhores
Estética

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *