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5 dicas de marketing para estética para você vender mais

4 Mins de leitura

Muitas empresas, quando apresentam uma queda nas vendas, costumam ter o impulso de reduzir os custos internos, encurtando as finanças, principalmente com marketing. Mas sabia que é preciso fazer o inverso? Aumentando as estratégias em marketing para estética é que vai se possível divulgar melhor a marca, alcançar um público ainda desconhecido e, com isso, aumentar as vendas. 

Essas táticas podem ser das mais variadas. Por exemplo, ampliar a presença online do salão de beleza ao criar perfis interessantes nas redes sociais. Vale ainda oferecer promoções, tanto com o objetivo de atrair novos clientes quanto fidelizar os já existentes. 

Pensando em ajudar o seu salão de beleza, elaboramos este texto. Acompanhe a leitura e conheça cinco dicas primordiais de como aumentar as vendas utilizando conhecimento de marketing para estética. Confira! 

1. Criar perfis da sua estética nas redes sociais

marketing para estética

Hoje em dia, é quase impossível encontrar alguém que tem acesso à internet e não possui um perfil nas redes sociais. Isso porque ter uma conta, por exemplo, no Facebook ou Instagram é uma possibilidade de conectar com outras pessoas e registrar momentos importantes da vida. 

Mas as pessoas também usam essas redes para outros fins. Por exemplo, divulgar o seu próprio trabalho ou pesquisar lojas e estabelecimentos para comprar por produtos ou serviços. É principalmente nesse contexto que o salão de beleza deve aproveitar a oportunidade para angariar novos clientes e consequentemente vender mais. 

No entanto, não basta criar um perfil nas redes e alimentá-lo com fotos do estabelecimento. É preciso criar uma relação de envolvimento com o público que segue a página do salão de beleza. Para isso, vai ser fundamental elaborar conteúdo relevante para a audiência e interagir com esses seguidores.

Como resultado dessa estratégia digital de marketing para estética, uma pessoa que se encantou pelo conteúdo apresentado no perfil do salão de beleza pode ser o seu novo cliente fidelizado. 

2. Capriche na fachada

De nada adianta fazer um bom investimento nas redes sociais e a estrutura física do salão não ser tão atrativa. Afinal, qual o sentido do cliente se interessar pelos serviços divulgados nas redes sociais, se ele não quiser entrar no estabelecimento devido ao seu aspecto ruim?

Nesse sentido, também faz parte do marketing para estética pensar sobre a reformulação da fachada do estabelecimento. Por exemplo, é preciso que o nome do salão de beleza tenha uma logotipo que comunique com os valores da marca. É preciso também tentar despoluir a fachada do salão que, muitas vezes, pode estar repleta de cartazes e folders divulgando os serviços.

É necessário que essas informações sejam claras e de fácil visualização. Portanto, vale a pena investir no layout da fachada a fim de que a estética chame atenção de forma positiva, ao invés de se destacar por uma confusão de informações. Depois disso, seu negócio estará preparado para investir em outras estratégias, como desenvolver a excelência no atendimento.

3. Realize promoções

Para aumentar as vendas adotando o marketing para estética, pode ser interessante lançar mão de promoções. Essa frase pode parecer um contrassenso, mas não é. Isso porque os clientes tendem a se sentirem interessados por uma empresa quando percebem que estão em uma situação de vantagem, semelhante ao agrado de receber um desconto. Esse interesse do cliente acaba sendo convertido em mais vendas. 

Nesse sentido, vale a pena a estética verificar quais promoções seriam interessantes para seu público. Por exemplo, é possível oferecer um desconto especial para clientes que adquirem um pacote de serviços. É o caso de dar desconto para aquela cliente que além, do corte de cabelo, também queira adotar um tratamento de hidratação e outros procedimentos. 

Outra proposta interessante é investir em promoções com o objetivo de fidelizar clientes. Como por exemplo, oferecer descontos ou serviços gratuitos para aqueles clientes que frequentemente estão indo à estética. Dessa maneira, o cliente se sente valorizado e percebe que vale a pena continuar se cuidando naquele salão. Enfim, há uma infinidade de promoções que podem ser utilizadas, basta você considerar aquelas que sejam fato interessantes para sua audiência. 

4. Fazer parcerias com outros negócios

Já foi o tempo em que as empresas trabalhavam sozinhas para conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Atualmente, é possível crescer contando com apoio de empresas parceiras.

No caso das estéticas, vale a pena, por exemplo, iniciar a busca por parcerias pelas empresas que estão diariamente em contato com o salão: seus fornecedores. Com eles, é possível encontrar descontos nos produtos para realizar uma revenda com a margem de lucro maior.

Também vale a pena a estética buscar parceria com o que há de mais novo no quesito marketing para estética digital: os digital influencers. Esses são pessoas que estão nas redes sociais formando opiniões de determinado público. Eles têm um grande potencial de atrair a sua audiência para o salão de beleza.

Assim, é possível que o salão aumente consideravelmente a sua clientela em pouco tempo. Mas é importante encontrar a parceria que seja de acordo com o perfil do salão para que a estratégia de marketing para estética seja de fato bem sucedida. 

5. Adote um sistema inteligente a fim de otimizar o marketing para estética

Uma boa estratégia de marketing para estética funciona quando estruturada em dados. Isso quer dizer que, quanto mais informações tivermos a respeito dos nossos clientes, mais assertivas serão as estratégias para aumentar as vendas.

No entanto, obter essas informações de forma manual é no mínimo trabalhosa, senão impossível, dependendo da quantidade de clientes que o salão atende. Sendo assim, é fundamental buscar ajuda da tecnologia.

Por exemplo, com software da Alterdata é possível fazer o gerenciamento da experiência do cliente através da ferramenta de CRM. Trata-se da gestão de relacionamento com o cliente, baseada em uma estrutura de dados que levanta informações sobre as preferências do consumidor. 

Com essa ferramenta é possível saber, tal como, quais serviços ou produtos o cliente comprou, em qual período do ano, dentre outras informações, que podem ser cruzadas com a finalidade de conhecer mais a fundo o cliente, fazendo otimizar as vendas. 

Essas foram algumas informações sobre como aumentar as vendas adotando dicas de marketing para estética. É importante destacar que o salão que optar pela transformação digital tem largas chances de passar na frente de seus concorrentes. Isso porque, além de oferecer serviços de qualidade, ele consegue otimizar as suas tarefas internas e ter conhecimento mais fiel a respeito de seus clientes. Isso tudo traz maior satisfação ao consumidor e consequentemente aumento das vendas.

Quer saber quer mais detalhes sobre o software desenvolvido pela Alterdata? Solicite uma demonstração dessa ferramenta!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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