Oficina Mecânica

Como aproveitar melhor o seu sistema para centro automotivo

4 Mins de leitura

Você sabe qual é a importância de um sistema para centro automotivo? Para entendê-la, basta pensar que a sua empresa funciona semelhante a um motor de um carro. O desempenho está diretamente associado ao seu funcionamento.

Seguindo essa mesma lógica, imagine que todos os processos do centro automotivo são como os componentes desse motor. Quando funcionam de modo coordenado, em plena sintonia, tudo anda bem e há menor risco de parada.

É desse jeito que o sistema para centro automotivo funciona, pois permite a integração de todos os processos em uma solução tecnológica que colabora para uma gestão prática e eficiente. Veja como tirar proveito dele!

O que é um sistema para centro automotivo?

A rotina de um centro automotivo vai muito além das trocas de peças, revisões e consertos. Distante do pátio onde os especialistas trabalham, estão os responsáveis pelas compras de materiais, negociações e controle do caixa.

Essas tarefas são tão complexas quanto as dos especialistas que estão em campo, lidando diretamente com os automóveis. Por isso, exige um cuidado extra para que funcione aquela sintonia citada na introdução deste artigo.

É ela que torna o cotidiano mais simples e objetivo, possibilitando uma eficiência sem igual. Por isso, o sistema para centro automotivo é uma ferramenta indispensável para a rotina do negócio.

Como tirar proveito do sistema para centro automotivo?

sistema para centro automotivo

O primeiro ponto que é importante que você saiba é que cada sistema para centro automotivo vem com um conjunto de funções que nem sempre é o mesmo. Isso significa que é necessário buscar uma ferramenta o mais completa possível.

Para te ajudar nessa busca e já mostrar como tirar proveito desse sistema, listamos algumas vantagens importantes no dia a dia do seu negócio. Acompanhe:

Ordem de serviço personalizada de acordo com as suas necessidades

O dia a dia do centro automotivo é cheio de rotinas, e o controle delas é essencial para o bom funcionamento do negócio. Uma das ferramentas utilizadas para isso é a ordem de serviço, que lista as tarefas que devem ser feitas.

No caso do sistema para centro automotivo, o ideal é que ele disponibilize a ordem de serviço com campos para personalizar. Desse modo, você a organiza para que os principais campos fiquem em destaque.

Outro ponto de destaque é que um bom sistema para centro automotivo permite a criação de grupos por equipamento, fase em que cada um deles se encontra ou quem é o especialista responsável pelo veículo.

Também é interessante ter a possibilidade de não precisar criar ordens de serviço separadas para produtos e serviços. O próprio se encarrega de separá-los na hora de faturar.

Busca e localização de produtos equivalentes

O cliente chegou no seu centro automotivo procurando um produto específico, mas não há em estoque ou quem o atendeu não conhece outro equivalente. Isso é motivo para perder a venda, certo? Errado!

Com um bom sistema para centro automotivo, o vendedor não perde a venda porque, diante de uma situação assim, consegue oferecer ao cliente um produto equivalente ou com custo-benefício superior.

Trata-se de uma funcionalidade muito importante para aumentar o tíquete médio do seu centro automotivo. Desse modo, evita-se perder uma venda por não ter o produto em estoque ou caso ele esteja com valor acima do esperado pelo cliente.

Estoque sempre atualizado, evitando interrupções nas vendas

Outro proveito que você pode tirar do sistema para centro automotivo é ter ajuda para manter o estoque sempre atualizado, evitando interrupções nas vendas.

Se você define uma quantidade mínima de itens, o próprio sistema avisa quando esse número chegar. Isso facilita bastante a gestão do estoque, além de adiantar as negociações e não passar por atrasos na entrega.

Gestão do relacionamento com o cliente

Outro recurso para você tirar o melhor proveito do seu sistema para centro automotivo é a gestão do relacionamento com o cliente — indispensável para o sucesso do negócio.

Na atualidade, com a facilidade do acesso à informação, você já notou que os clientes têm mais autonomia na procura por ofertas. Eles chegam bem-informados e, quando não são atendidos, buscam alternativas.

Por isso, no sistema para oficina, você consegue ver, em uma única tela, todo o histórico de cada cliente, desde as notas fiscais emitidas até os produtos e serviços. Assim, pode analisar diferentes perfis e oferecer soluções personalizadas.

Linha do tempo para identificar os passos de cada nota

De repente surgiu um título a pagar ou a receber, mas você ou o responsável pelas notas não consegue identificar a origem. Momentos assim são tensos e acabam mobilizando todo mundo.

Mas, com um bom sistema para centro automotivo, essa correria se tornará passado, pois a função Linha do Tempo rastreia qualquer documento, da origem ao destino final. Essa é a facilidade para resolver um problema comum, mas que demanda tempo para resolver. Aliás, demandava!

Controle dos pagamentos em cartão de crédito

Quem vende muito no cartão de crédito necessita de um controle apurado para saber se cada valor foi creditado corretamente na conta bancária. Para tirar melhor proveito do sistema para centro automotivo, é importante que ele conte com uma ferramenta de Conciliação Bancária.

A Conciliação Bancária cruza as informações que constam no sistema com as informadas e creditadas pelas operadoras dos cartões. Quando há divergências nos dados, o sistema emite alertas.

Esse recurso é tão prático que ainda faz a baixa automática dos títulos de cartão de crédito, sem precisar da intervenção de algum funcionário. Quem opera o sistema deve apenas conferir o extrato bancário que a conciliação emite.

Relatórios com as informações que o seu negócio precisa para crescer

E para garantir o crescimento do seu centro automotivo, o sistema deve emitir relatórios para que você perceba qual tendência seguir ou caminho a optar. Mas é fundamental que esses relatórios não sejam engessados.

Bons relatórios são fáceis de ler e interpretar. Por isso, ferramentas de Business Intelligence (BI) ajudam a interagir com as informações, apresentando dados sob diferentes pontos de vista.

Há ainda a possibilidade de agrupar as informações, ordená-las da forma que quiser e até apresentar as colunas que preferir. Quanto mais personalizado e de acordo com as necessidades do seu negócio, melhor!

Viu como é possível tirar bastante proveito do seu sistema para centro automotivo? Basta escolher o melhor! Aqui vai uma dica: conheça o sistema para centro automotivo da Alterdata e tenha essas e outras vantagens!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Qual futuro das oficinas mecânicas?

4 Mins de leitura
O futuro das oficinas mecânicas é composto por softwares de gestão e posturas ecológicas.
Oficina Mecânica

Plano de negócios para oficina: saiba como montar

5 Mins de leitura
O plano de negócios para oficina mecânica é um registro que deve ser acessado por todos a fim de ajustar o planejamento dos times a cada dia.
Oficina Mecânica

6 dicas para organizar os processos na sua oficina

5 Mins de leitura
Saiba como fazer o controle de peças para lidar com as demandas do seu cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *