NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ContabilidadeeSocial

Salário Mínimo 2021: como registrar o reajuste no eSocial doméstico

1 Mins de leitura

A Medida Provisória nº 1.021/20, de 30 de dezembro de 2020, reajustou o valor do salário mínimo para R$ 1.100,00 a partir de 1º de janeiro de 2021. Veja as principais dúvidas e como registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial doméstico:


Todos os trabalhadores têm direito ao reajuste?


Os empregados domésticos que recebem salário mínimo deverão ter seus contratos de trabalho alterados no eSocial para fazer constar o novo valor de R$ 1.100,00. Para os empregados que recebem salário superior ao mínimo, o reajuste deverá seguir o estipulado entre empregador e empregado no contrato de trabalho. Assim, poderá se dar em outra data e com outro percentual, a depender do que foi contratado.

Banner eContador Alterdata


O reajuste do salário mínimo é automático no eSocial doméstico?


A alteração de salário não é feita automaticamente pelo sistema, devendo ser realizada pelo empregador, antes de encerrar a folha do mês.

Mas atenção nos casos de férias: o empregador deverá primeiramente fazer a alteração salarial e, só então, registrar as férias, para que os novos valores sejam considerados no recibo e na folha de pagamento. Se o empregado estiver usufruindo suas férias em 1º de janeiro, iniciadas em dezembro, a alteração deverá ser feita com data de início de vigência após seu retorno ao trabalho. Não se preocupe, o sistema aplicará o reajuste normalmente na folha do mês de janeiro.

FONTE: Portal eSocial

Ainda tem dúvidas sobre fazer o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial doméstico? Deixe nos comentários que vamos responder!

Confira também nosso artigo sobre SST no eSocial: o que você precisa saber à respeito deste assunto.

23 Artigos

Sobre o autor
Agente de Inteligência Fiscal da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Fator R: conheça quais são as atividades sujeitas ao cálculo

4 Mins de leitura
Entenda o que é o Fator R, como é realizado seu cálculo e a sua importância dentro de uma estratégia de redução de custos.
ContabilidadeInteligência Fiscal

Como declarar o Imposto de Renda 2022

4 Mins de leitura
Se você tem dúvida de como declarar Imposto de Renda 2022, acaba de chegar ao lugar certo. Neste conteúdo, apresentamos um guia completo com a intenção de ajudar você, leitor, a declarar o IR e ficar em dia com a Receita Federal. Para isso, veremos os principais pontos da declaração de Imposto de Renda, como: quais grupos de pessoas devem declarar, quais são os valores para a obrigatoriedade e quem não é obrigado declarar o IR 2022. Após isso, é claro, mostraremos como declarar Imposto de Renda na prática, com…
Contabilidade

Quais as mudanças na LGPD para o setor de contabilidade?

4 Mins de leitura
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), regulamentada desde o dia 14 de agosto de 2018, tem o propósito tanto de…

2 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.