ContabilidadeInteligência Fiscal

Prorrogação da Suspensão e Redução do Contrato de Trabalho – Decreto 10.422/20

2 Mins de leitura

Foi publicado, no Diário Oficial do dia 14/07, o Decreto 10.422, que prorrogou os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho (Prorrogação da Suspensão) e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei 14.020, esta instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, e ainda determinou as medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública, devido ao Covid-19. 

O Decreto publicado, acresceu em 30 dias, o prazo máximo para celebrar acordo de redução proporcional da jornada de trabalho, de modo a completar o total de 120 dias. Já em relação ao acordo de suspensão, o prazo máximo para celebrar acordo foi acrescido em 60 dias, de modo a completar o total de 120 dias. 

A suspensão do contrato de trabalho poderá ser efetuada de forma fracionada, em períodos sucessivos ou intercalados, desde que esses períodos sejam iguais ou superiores a 10 dias e que não seja excedido o prazo de 120 dias. 

O prazo máximo para celebrar acordo de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho, ainda que em períodos sucessivos ou intercalados, fica acrescido de 30 dias, de modo a completar o total de 120 dias.

Fica permitida:

  • Redução proporcional de jornada e salário
    Prazo Inicial: 90 dias
    Prorrogação: 30 dias
    Total: 120 dias
  • Suspensão temporária de contrato
    Prazo Inicial: 60 dias
    Prorrogação: 60 dias
    Total: 120 dias
  • Redução e suspensão acordados com o mesmo empregado
    Prazo Inicial: 90 dias
    Prorrogação: 30 dias
    Total: 120 dias

Os períodos de redução proporcional de jornada e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho utilizados até 14/07/2020 serão computados para fins de contagem dos limites máximos resultantes do acréscimo de prazos estabelecidos pelo referido Decreto.

Empregado Intermitente 

Os empregados com contrato de trabalho intermitente ajustados até 01/04/2020 terão direito a prorrogação do benefício emergencial no valor de R$ 600,00 por mais um mês, além dos três meses anteriormente.  

A concessão do benefício emergencial fica condicionada à disponibilidade orçamentária, mesmo que permitida a prorrogação dos acordos e ampliação aos empregados intermitentes, conforme dispõe o artigo 7º do Decreto. 

Importante: os novos acordos não podem ser retroativos!

Gostou da nossa dica sobre a Prorrogação da Suspensão e Redução do Contrato de Trabalho ? Quer saber mais? Assista o vídeo que preparamos com a Pollyana Tibúrcio, clicando aqui!

Leia também nosso artigo falando sobre o Parcelamento do FGTS

Nesse episódio, convidamos a Manu de Paula, sócia da Conascont e consultora contábil, pra falar sobre um assunto que bombou essa semana, o “Parcelamento do FGTS”. Tiramos as principais dúvidas nesse assunto e ainda comentamos o que está por vir… Confere lá! 😉
Instagram Alterdata Contábil
23 Artigos

Sobre o autor
Agente de Inteligência Fiscal da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

9 dicas para diminuir a inadimplência no escritório de contabilidade

5 Mins de leitura
Não importa o ramo de atuação de uma empresa ou o nível econômico de uma pessoa: focar no equilíbrio financeiro é indispensável….
Contabilidade

Por que o sucesso do cliente é fundamental para o crescimento contábil?

3 Mins de leitura
Em um mercado cada vez mais competitivo, onde confiança e eficiência são primordiais, a capacidade de atender às expectativas dos clientes e…
Contabilidade

Prazo do IR 2024 é prorrogado no Rio Grande do Sul

4 Mins de leitura
A Receita Federal prorrogou a entrega do Imposto de Renda e o pagamento de outros tributos da União para moradores do Rio…

6 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *