Varejo

Como escolher o melhor programa para papelaria?

4 Mins de leitura

Por mais que você tenha uma forma própria de controlar o dia a dia e a rotina financeira do seu negócio, é fundamental contar com um programa para papelaria. Esse tipo de recurso tecnológico facilita o cotidiano e ajuda a garantir o crescimento da empresa.

Quando esse controle é preciso e bem executado, contribui demais para a boa gestão das finanças —  diminuindo as chances de ficar no vermelho —  e o aumento das vendas. Além disso, você passa a tomar decisões com base sempre em dados reais e seguros.

Quer saber como escolher o melhor programa para papelaria? Dá uma olhada nas principais características que este software de gestão deve ter!

Ver todas as informações em poucos cliques

Em primeiro lugar, o programa para papelaria deve possuir recursos tecnológicos que facilitam o seu dia a dia. Por meio de gráficos e relatórios, sempre atualizados, você tem acesso a todas as informações necessárias sobre o negócio.

É o caso da quantidade de vendas — em diferentes períodos —, número de atendimentos prestados, horários com mais ou menos acessos à loja e tíquete médio. Acompanhar essas informações, sem ter que imprimir, é essencial para tomar decisões inteligentes.

Observar a evolução financeira da papelaria

Outra característica importante que deve constar no seu programa para papelaria é a possibilidade de observar sua evolução financeira. Trata-se de ver, de maneira objetiva, despesas e receitas em vários períodos.

É ter a facilidade de identificar o que foi dado baixa pelo Financeiro, a movimentação do caixa e quanto há disponível para investir, comprar novas mercadorias e pagar as contas. 

Monitorar as operações de cada loja da rede

Quem possui um negócio distribuído em unidades precisa acompanhar de perto todos os detalhes. Entretanto, como fazer isso se há a distância como limitação? O programa para papelaria te ajuda a monitorar as operações mesmo à distância.

Um bom software de gestão deve funcionar on-line — com toda a segurança necessária para que somente pessoas autorizadas tenham acesso. Desse modo, você pode monitorar o estoque, o financeiro, as vendas e demais informações.

Por meio do programa para papelaria, ainda é possível comparar os resultados e outros parâmetros de duas unidades ou mais. Assim, garante-se decisões personalizadas para a realidade de cada loja, inclusive o e-commerce, bem como maior rentabilidade.

Analisar projeções de vendas e movimentações

Quando é feita a análise das projeções de vendas e movimentações do dia a dia do negócio, você otimiza o seu tempo. Gráficos e relatórios fornecem a base necessária para elaborar as melhores estratégias que aumentam as vendas.

Informações como essas não devem ser difíceis de se obter, bastando alguns poucos cliques no mouse e, no máximo, alguns segundos. Pronto! Isso é o suficiente para você analisar e decidir o melhor para a sua papelaria. 

Efetuar o pedido de novas compras

Como estão os pedidos de reabastecimento de mercadorias e as compras de novos itens? Melhor que ninguém, você sabe que se essas ações são deixadas de lado o impacto no negócio será devastador.

Pensando nisso, o melhor programa para papelaria permite que os pedidos de compras sejam feitos por esse software. O próprio sistema envia o e-mail para o fornecedor e faz a baixa da Nota Fiscal Eletrônica.

Cobrar os inadimplentes de maneira prática e eficaz

Se a sua taxa de inadimplência é alta demais — ou deseja evitar o crescimento dela —  você deve executar ações de recuperação de crédito para não ficar no prejuízo. Em maior ou menor grau, a inadimplência impacta negativamente no fluxo de caixa e no planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo.

Nesse sentido, o programa para papelaria deve fornecer, de forma segura, simples e muito prática, o acesso às pendências financeiras dos clientes e parceiros de negócio para que sua equipe realize as negociações necessárias.

Visualizar todos os pagamentos sem abrir o app do banco

Imagine o quão trabalho é ter que abrir o aplicativo do banco toda vez que tiver que confirmar algum pagamento. Além de tomar tempo, ações como esta alimentam distrações e podem te levar ao erro.

O gerenciamento de qualquer negócio não pode ser amador!

Com um bom programa para papelaria, você tem acesso as suas contas bancárias para visualizar os pagamentos e recebimentos diretamente pelo software. Essa conexão entre sistemas proporciona agilidade e mais confiança nas informações.

Estimular a fidelidade entre os clientes da sua papelaria  

Como você se comunica com os clientes? De que maneira consegue impactá-los de forma personalizada, sem parecer que está falando de um jeito genérico?

O programa para papelaria deve contar com um módulo de comunicação com os clientes para que vocês possam conversar — e não é da maneira que está imaginando.

A ferramenta de e-mail marketing faz isso a partir da criação de modelos personalizados de mala direta, para que sua papelaria fale com os clientes quando:

  • houver uma promoção que se encaixa no perfil dele;
  • oferecer um desconto para atrair esse cliente de volta para o negócio;
  • desejar feliz aniversário e fazê-lo lembrar da sua marca;
  • acompanhar um pós-venda, entre outros.

Note que o e-mail marketing pode ser utilizado de diferentes maneiras, porém todos voltados para a eficiência do seu negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: e onde eu encontro todos esses benefícios em um programa para papelaria? A gente te responde:

Conheça o programa para papelaria Bluve

Bluve é um software de gestão empresarial que te ajuda a automatizar tarefas manuais, diminuindo as incidências de erros e aumentando o controle sobre as operações do negócio. Desse modo, você alcança uma redução de riscos e custos!

O programa para papelaria Bluve favorece uma gestão 360°, porque oferece uma ampla visão do desempenho de cada área, bem como dos respectivos processos. Ele te possibilita um gerenciamento com plena consciência das potencialidades existentes.

Com Bluve, cada ação tomada é capaz de superar obstáculos e aproveitar as oportunidades que surgem. Os ganhos são imensuráveis em agilidade, informações confiáveis, armazenamento seguro de dados, controle de prazos, redução de custos e decisões rápidas.

Gostou? A seguir a gente te deixa um depoimento importante do André Giglio, que trabalha nas Franquias SPR — responsável pelas lojas de time de futebol. Dá uma olhada em como o desempenho do negócio dele melhorou com Bluve:

Você também pode ter acesso ao Bluve. Que tal experimentá-lo na rotina do seu negócio? Solicite aqui uma demonstração gratuita desse software!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *