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Aprendendo a montar promoções na sua papelaria

5 Mins de leitura

As promoções aumentam as vendas dos seus produtos em curto prazo, pois fazem parte do mix no qual estão inseridas várias estratégias que tornam o portfólio da papelaria ainda mais atraente.

Nesse conjunto de estratégias, destacamos objetivos como: apresentar novos produtos, incentivar a venda do estoque existente, aumentar a frequência das compras, resgatar clientes antigos e construir relacionamento com novos.

Mas o primeiro passo para alcançar promoções verdadeiramente atraentes começa no planejamento, por meio de uma revisão do estoque. Acompanhe os detalhes de como fazer isso para montar ótimas promoções na sua papelaria!

Revise os itens do estoque para liberar produtos antigos que geram um rápido fluxo de caixa na papelaria

Os estoques são parte do capital de giro da empresa, porém estão em forma de mercadoria. Tê-los parados nele por muito tempo significa reter, numa sala ou galpão, uma importante quantia.

Vale destacar que, além do custo de aquisição de um produto, o estoque ainda gera gastos com manutenção, transporte e gestão. Consequentemente causa o aumento do capital de giro da papelaria.

Por esse motivo, o primeiro passo para montar promoções em sua papelaria é fazer uma revisão de itens antigos, defasados, ou que a saída é cada vez mais rara — por estar fora de moda, por exemplo.

A porcentagem de desconto, inclusive, pode ser definida com base no tempo de estoque. No entanto, há dois pontos que devemos considerar:

  1. Aplicar um desconto máximo pode transmitir uma mensagem de desespero, como se a loja estivesse tentando “se livrar” do item de qualquer maneira.
  2. Quem comprou antes da promoção, pelo preço cheio, achará ruim essa queda elevada. Há quem pensará que a espera pela próxima promoção será melhor do que continuar comprando as novidades.

Sendo assim, as promoções para esvaziar os produtos parados em estoque devem ter valor agregado.

Elabore um relatório de estoque para separar e organizar os itens que entrarão nas promoções

Planilhas e softwares especializados são fundamentais para que a papelaria tenha relatórios que refletem sua realidade. Por meio deles, você confere qual produto não tem a saída idealizada e, diante disso, pode tomar uma atitude.

Relatórios permitem ainda gerenciar o estoque com a certeza de que nada será perdido ou ficará para trás, pois cataloga e arquiva produtos no mesmo documento.

Além disso, acompanhar o estoque por meio de relatórios é fundamental para tomar atitudes inteligentes na hora de dar vazão, como aplicar descontos, porque o valor de compra e o tempo de estoque aparecem listados lado a lado.

Aproveitando o gancho, é importante desapegar do preço pelo qual o produto foi comprado. Ao invés de ainda tentar obter lucro com ele, mesmo estando parado há anos, o melhor a fazer é vendê-lo por um preço quase de custo, pois é justo para todos.

Organize os objetivos e as ideias das promoções, mas não se esqueça de acompanhar e medir os resultados

Depois de revisar os itens que estão parados em estoque e determinar quais farão parte das próximas promoções, a etapa de planejamento segue pela organização dos objetivos e ideais.

O objetivo por ser:

  • Liberar espaço no estoque;
  • Resgatar clientes antigos;
  • Atrair novos consumidores;
  • Renovar o mix de produtos.

Baseado no objetivo, o passo seguinte é definir o percentual de descontos que será aplicado nos produtos em promoção. Analise, por exemplo, o histórico de vendas nos meses e até anos anteriores.

Além dos itens que estão parados no estoque, experimente pôr mercadorias de alto giro — para garantir resultados positivos e impulsionar as vendas. É possível criar combos para vender ambos!

No entanto, é fundamental ter em mente que promoções assim devem apresentar benefícios concretos ao consumidor. Utilize, portanto, técnicas como o cross-selling, no qual uma mercadoria complementa a outra.

O andamento das promoções de sua papelaria deve ser acompanhado de pertinho, para garantir que os resultados sejam atingidos. A periodicidade pode ser diária, semanal e/ou mensal, a depender do tempo de duração.

Capriche na exposição dos produtos da sua papelaria e divulgue as promoções vigentes

Chegou a hora de organizar a exposição e a divulgação dos produtos em promoção para que sua papelaria venda mais. Nesse ponto, é essencial que você implemente gatilhos de urgência. Nós te explicamos como!

Os gatilhos de urgência fazem parte das estratégias de marketing que aumentam a taxa de conversão de qualquer negócio. Trata-se de uma técnica que faz o consumidor entender que precisa levar o produto naquele momento.

E o que acontece para que isso dê certo?

Bom, você deve determinar uma duração curta para a promoção e/ou informar que o estoque é reduzido. Só não vale enganar o cliente, combinado?

Quando uma promoção é longa demais, a tendência é o cliente deixar a compra para outro momento, pois tem a certeza de que não perderá a vantagem.

Para provocar a sensação de urgência, tornando as promoções ainda mais eficientes, é necessário determinar a duração desse período e divulgá-la como oportunidade repentina.

Se não quiser expor uma data específica, experimente informar que o desconto é por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

Ofertas “relâmpago”, que ficam disponíveis por pouquíssimo tempo, surpreendem os consumidores e despertam a sensação de urgência, pois é uma oportunidade única.

O visual merchandising conta bastante!

Aliás, os produtos que estão em promoção podem ganhar etiquetas na cor vermelha, que chamam atenção e causam urgência.

Se há diferença nos descontos aplicados, experimente pôr etiquetas de cores distintas. Para cada, um abate fixo no valor promocional. Os olhos dos consumidores percorrem o ambiente inteiro atrás dos mais interessantes!

A forma como essas mercadorias serão expostas é importante para comunicar a existência de promoções na papelaria.

Você pode organizá-las em um espaço, de preferência próximo ao caixa, para que as pessoas percorram a loja até encontrá-las — ao mesmo tempo que veem outros produtos.

Mas se os itens estiverem “escondidos” no fundo do ponto de venda, como informar os clientes sobre a existência deles? Aí vem outra técnica: caprichar no visual merchandising da vitrine.

É nessa parte da papelaria que o público é informado sobre as promoções que estão em andamento. Sendo assim, organize-a de modo que atraia a atenção de quem está passando.

Faça uso de canais digitais para a divulgação

Os canais digitais do seu negócio devem divulgar as boas oportunidades de negócio! Aproveite o tema da promoção para expandi-lo para o Facebook, Instagram ou qualquer rede social na qual a papelaria tenha perfil.

Crie uma imagem informando sobre as promoções e mande para os clientes pelo WhatsApp, aproveitando os contatos cadastrados no seu sistema de gestão.

Observe que ações assim não requerem um investimento alto, mas sim estratégico e bem planejado.

Criar promoções e ofertas na papelaria é, sem dúvida, uma medida que estimula resultados comprovados que aumentam o faturamento e diminuem a quantidade de mercadorias paradas em estoque.

Por esse motivo, é fundamental utilizar ferramentas que identificam os itens que têm baixo giro, para que você identifique com facilidade e possa aplicar descontos que promovem novas vendas.

Isso traz muitas vantagens para estabelecimentos como o seu, que querem melhorar processos, reduzir erros e custos, além de elevar a satisfação dos clientes — tudo isso aumentando o faturamento.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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