Varejo

Mix de produtos: como ampliar o da sua papelaria?

5 Mins de leitura

Se você procura criar meios para fazer a sua papelaria faturar mais, então é preciso pensar no seu Mix de produtos para papelaria. A ideia não é apenas ampliá-lo, mas fazer isso de maneira planejada, de modo que qualquer alteração tenha potencial de ganho real para a sua empresa.

A ampliação do mix de produtos feita de maneira estratégica tem tudo para favorecer o crescimento do seu negócio. Só que antes de mostrar como fazer isso é preciso esclarecer sobre o que é o mix e como ele costuma funcionar em papelarias de sucesso. Acompanhe.

O que é o mix de produtos

Chamamos de mix tudo aquilo que a empresa oferece para seus consumidores. Na prática, é o seu catálogo de produtos e, se for o caso, de serviços.

A ideia é que você crie um mix de acordo com o universo do público-alvo, uma vez que as pessoas podem recorrer à uma loja por inúmeros motivos, ainda que o grau de consciência a respeito de sua necessidade seja limitado.

Para entender: pense que um arquiteto, por exemplo, pode chegar até você em busca de um tipo específico de caneta para sua atividade profissional, enquanto um estudante de Arquitetura pode estar atrás de soluções para simplificar essa atividade, ainda que não saiba quais são as opções que o mercado oferece. Dessa forma, se o seu mix for bem elaborado, mais do que atender a primeira pessoa, você será capaz também de direcionar a tomada de decisão da segunda, gerando resultados melhores.

O segredo é criar uma estratégia para agregar valor aos produtos, montando um mix de acordo com a expectativa de demanda. Quando o empresário adquire essa capacidade, a chance de criar um mix de produtos realmente relevante aumenta muito, pois a tendência é que ele comece a acertar não só na oferta de soluções, como também na forma como se comunica com o público.

Porque aumentar o mix de produtos da sua papelaria

É justamente para dar mais opções para o cliente e posicionar o seu negócio de maneira estratégica no mercado que você deve pensar na ampliação do seu mix de produtos. Com um mix qualificado, qualquer venda dá condições para que a papelaria fidelize clientes.

Se a sua empresa é capaz de atrair um público significativo e conduzir os processos de maneira eficaz, mesmo a venda de produtos mais baratos pode ser a porta de entrada para novas oportunidades. Isso ocorre porque ao fechar um negócio garantindo a entrega de acordo com o que foi prometido e oferecendo ao cliente uma experiência satisfatória, você consegue quebrar algumas das principais objeções existentes. Consequentemente, fica mais fácil oferecer produtos mais caros e fazer outras vendas.

Em resumo, ter um mix de produtos estrategicamente planejado é uma forma de se posicionar adequadamente para ser uma solução de mercado para quem procura a sua papelaria.

Não tem segredo: aposte na criação de uma estratégia bem elaborada e um atendimento de qualidade para ter como vender mais e impulsionar o crescimento da sua empresa.

Os cuidados que precisam ser tomados na elaboração do mix

Ainda assim, você precisa ter critérios na hora de montar o seu mix de produtos. A primeira questão que precisa ser considerada é se há espaço físico na sua loja para que você aloque os itens de maneira a simplificar sua localização e identificação por parte do cliente. É fundamental que exista um direcionamento dos produtos de acordo com interesses.

Também em relação a esse critério é recomendável se concentrar nas alterações que precisam ser realizadas. Se for o caso, pode ser interessante substituir produtos ou então categorias inteiras.

Fatores como a sazonalidade dos produtos também precisam ser compreendidos, bem como a disponibilidade dos materiais nas prateleiras. A ideia é que você seja capaz de criar uma relação entre os itens de maneira a fazer com que eles se complementem. Assim, produtos com maior demanda podem “puxar” outros menos procurados simplesmente por conta dessa relação.

De qualquer forma, você precisa se planejar para investir de acordo com o potencial de retorno da operação para que então comece a planejar ações de divulgação com foco nesse mix de produtos melhor elaborado.

Como planejar o seu mix de produtos

A realidade é que sempre que uma pessoa entra em uma loja, o que ela quer é resolver um problema, ainda que não tenha certeza do que se trata. Nesse sentido, cabe ao lojista se organizar para compreender ao máximo o universo desse cliente, pois só assim ele terá como de fato surpreender e encantar.

A melhor maneira de se fazer isso é por meio de um estudo aprofundado do comportamento do consumidor. Trabalhando com pesquisas você tem como estimar as principais preferências de seu público-alvo e entregar soluções que podem realmente ser úteis em termos de diversidade, preço, entre outros. A questão é ser capaz de se antecipar às demandas para ter como supri-las quando o cliente entrar na loja.

Além disso, você deve observar seus resultados atuais para saber onde e quando deve fazer os procedimentos. Uma dica é trabalhar sempre com a chamada Curva ABC, uma técnica na qual você identifica seus produtos mais importantes para o faturamento da papelaria e atribui a eles maior grau de importância em relação aos demais. Identificando quais são os que causam maior impacto no seu negócio, você também tem que saber quais são os que têm menor impacto para que sejam substituídos antes que comecem a dar prejuízo maior.

O que observar no mercado

Antes de mexer no seu mix de produtos, não deixe de conferir o que seus concorrentes estão fazendo para garantir que a sua ação esteja sempre de acordo com aquilo que o mercado exige. Para entender melhor: pense que se a sua empresa entregar um produto que outras já oferecem, será necessário criar diferenciais, o que geralmente tem a ver com qualidade, preço ou atendimento. De qualquer forma, é preciso que a gestão sempre observe o que seus adversários estão fazendo e como estão sendo aceitos pelos consumidores para ter um ponto de partida.

Observando o mix de produtos desses concorrentes você consegue identificar a brecha para criar seu posicionamento ideal de mercado. Assim, as perguntas que podem ser feitas são as seguintes.

  • Qual é a lógica por trás dos produtos que meu concorrente oferece?
  • Será que existe alguma combinação de ofertas que faz com que essas papelarias vendam mais do que a média?
  • O que o cliente pode estar procurando que não encontra na concorrência.

É desse entendimento que poderá sair o seu diferencial.

Uma dica é trabalhar com uma técnica conhecida como benchmarking, que nada mais é do que uma forma de você acompanhar o seu concorrente para ter sempre condições de criar soluções diferenciadas para os consumidores.

Os cuidados necessários com o estoque

Por fim, saiba que não é só o que aparece para o cliente que merece a sua atenção. Também é necessário ter maiores cuidados com o estoque porque ele costuma ser um dos principais diferenciais entre as empresas mais bem organizadas do mercado.

É fato que, quanto maior é o catálogo da sua papelaria, maior deve ser o espaço para armazenamento de produtos. Portanto, se você pensa em atualizar suas prateleiras, cuide para que o estoque esteja em dia com essa exigência, criando um plano de gestão de estoque devidamente elaborado, considerando não só a necessidade de reposição como também a forma como você estabelece relações com seus fornecedores

Quer mais informações sobre mix de produtos e como melhorar a gestão da sua empresa? Então acompanhe a Alterdata nas redes sociais e fique sempre por dentro dos conteúdos voltados para a gestão de papelarias!

387 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *