AtacadoVarejo

Vale a pena adquirir um programa para atacado e varejo?

4 Mins de leitura

Softwares de gestão são ferramentas que modernizam empreendimentos. Sem eles, há pouca eficácia no controle de processos e maior dificuldade para tomada de decisão. No contexto do atacado isso faz ainda mais sentido. Como lidar com exigências que surgem de departamentos diferentes? É isso o que o programa para atacado e varejo oferece.

Com esse tipo de solução, é possível sofisticar o registro de cada movimentação do empreendimento. E mais: fazer disso um meio para criar processos cada vez mais avançados.

É sobre esse assunto que pretendemos tratar aqui. Saiba mais sobre o programa para atacado e varejo, além de ver como vale a pena contar com ele no seu negócio.

O software de gestão e seu uso no dia a dia das empresas

Um software de gestão é um programa que automatiza diferentes tarefas e processos para uma empresa. Isso porque ele se utiliza de ferramentas inteligentes. Estas, especificamente desenvolvidas em função das demandas de cada negócio.

Por isso, existem sistemas para cada tipo de atividade. O ideal é que a empresa use aquele que mais tem a ver com o seu projeto.

No geral, o software de gestão auxilia na busca de três objetivos, que são:

  • Diminuir a incidência de erros;
  • Reduzir os custos do empreendimento;
  • E aumentar a produtividade.

Isso é possível porque esse sistema sofistica o trabalho com os dados gerados no dia a dia do negócio.

É por esse motivo que soluções como o Enterprise Resource Planning (ERP) e as plataformas de vendas são tão populares: elas criam meios para que a automatização e o trabalho com dados se torne elemento fundamental na organização de um negócio, especialmente se existir uma grande demanda de tarefas no dia a dia.

A importância do uso de um programa para atacado e varejo

Empresas que atuam como distribuidoras precisam lidar com o fluxo de informações característico desse mercado.

Como, neste caso, existem muitos agentes envolvidos, como clientes, fornecedores, entre outros, os processos se tornam mais complexos. Logo, é preciso considerar questões como a gestão de pedidos, as entradas e saídas do estoque, as notas fiscais, e o caixa, por exemplo.

Organizar tudo isso sem contar com um programa para atacado e varejo especificamente desenvolvido para simplificar esse controle, acaba sendo uma das tarefas mais difíceis.

Além disso, existem exigências que estão fisicamente fora do ambiente do atacado. É o caso das entregas. Para que elas sejam de fato eficientes é necessário pensar em ações como o monitoramento das rotas, de preferência, em tempo real.

Da mesma forma, é preciso ter uma política de estoque que permite à empresa se preparar para reposições de acordo com a demanda.

É para lidar com esse tipo de necessidade que o software de gestão para atacados se mostra importante. Com ele, esse tipo de exigência pode ser atendida prontamente, sem que a equipe perca mais tempo do que o necessário com ações triviais no dia a dia.

Os principais benefícios que essa tecnologia oferece

Em geral, um programa para atacado e varejo torna mais sofisticado o controle da informação. Pensando de maneira mais específica, ele permite avanços em relação a:

Controle de estoque

Com o sistema, os registros são realizados instantaneamente. Logo, isso ameniza os riscos de divergências entre o que acontece na realidade da empresa e o que aparece no estoque. Essa acaba sendo uma maneira de modernizar os processos, com o sistema criando condições para o gestor planejar o próximo ciclo de compras sempre de acordo com sua demanda real.

Visão melhor do fluxo de caixa

O controle financeiro é um diferencial que o uso do sistema oferece. Isso porque ele registra as informações do caixa no ato em que as movimentações ocorrem, considerando entradas e saídas. Assim, pagamentos, compras, devoluções, entre outras ações, podem ser monitoradas e atualizadas.

Monitoramento de rotas

Além disso, o programa para atacado e varejo viabiliza o acompanhamento das entregas em tempo real. É esse tipo de tecnologia que permite não só que a empresa garanta maior segurança para seus condutores, mas também para que consiga se organizar em função das informações e evoluir nas suas entregas.

Sabendo que as entregas estão demorando mais do que o necessário por conta de determinado trajeto, por exemplo, a empresa tem como definir uma rota alternativa mais segura e eficaz.

Acompanhamento de clientes

Saber se existe alguma situação que pode comprometer a imagem da empresa é essencial para que ela se posicione bem no mercado. E é isso o que um software de gestão pode oferecer para o atacado.

Com ele, é possível conferir informações sobre os clientes, especialmente, em relação às entregas. Assim, o gestor tem como acompanhar se os clientes foram ou não atendidos, verificar o seu histórico de entregas, entre outros.

Controle das ações da empresa

O maior benefício certamente é saber que a cada movimentação a empresa terá como extrair recursos para tomar decisões mais eficazes.

É isso o que costuma estar por trás da ação de gestores de negócios de sucesso. Eles criam uma política de dados avançada o bastante para planejar novas etapas do seu projeto e se precaver de eventualidades. Com o programa para atacado e varejo isso pode ser feito de maneira intuitiva e com grande segurança.

A Alterdata

Por fim, saiba que a Alterdata pode trazer essa inovação para o seu negócio. Contamos com um programa para atacado e varejo específico para o trabalho de empresas atacadistas. Com ele, mais do que ter um sistema de gestão disponível para o seu projeto, você terá uma solução pensada exclusivamente na sua realidade.

Assim, as necessidades do dia a dia da empresa atacadista são consideradas. É o caso de situações que envolvem o trabalho com um estoque maior e a fidelização de clientes. Além disso, com ele você conta com um pós-venda diferenciado. É o suporte oferecido para garantir que a implementação seja realmente de acordo com o que a sua empresa precisa.

Em resumo, com o software da Alterdata, a tecnologia atua para extrair o máximo do potencial da sua gestão. Assim, ela faz com que os resultados apareçam de maneira cada vez mais rápida.

Ficou interessado? Então conheça os serviços da Alterdata para atacados.

300 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Entenda como aumentar o ticket médio de vendas de uma papelaria

4 Mins de leitura
Descubra aqui quais são as melhores estratégias para aumentar o ticket médio de vendas do seu negócio.
Atacado

Querendo saber como vender mais no atacado? Veja nossas dicas!

4 Mins de leitura
Listamos aqui as melhores práticas para você saber como vender mais no atacado. Tire suas dúvidas e prepare-se para aumentar as vendas!
AtacadoDicas de Gestão

6 ações de marketing para atacado para alavancar seu negócio

4 Mins de leitura
Conheça ações de marketing para atacado que podem ajudar você a organizar melhor o seu negócio e faturar mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.