ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura

Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes. Esse conjunto de ações auxiliam para melhoria significativa nas finanças e evitam prejuízos. 

E para saber os pontos fundamentais nesse processo, acompanhe os tópicos abaixo:

1. Tenha uma Política de Crédito Sólida

Estabeleça uma política de crédito transparente desde o início, para evitar dor de cabeça. E por mais tentador que seja receber uma nova proposta e aumentar a carteira, é necessário avaliar a capacidade financeira dos clientes e sua situação atual antes de estender o crédito.

2. Priorize formas de pagamento seguras

Muitas vezes, a inadimplência está ligada ao esquecimento para quitar determinadas cobranças. Por isso,  priorize formas de pagamento que não sejam impactadas pela possível desorganização financeira do cliente, como cartão de crédito, boleto com data de vencimento ou descontos realizados diretamente na conta da empresa. 

3. Faça o mapeamento dos atrasos 

Imprevistos podem acontecer com qualquer um. No entanto, casos frequentes podem indicar, dentre outras coisas, problemas financeiros para cumprir com as obrigações. 

Por meio do histórico de pagamento, você consegue visualizar os atrasos e contatar o cliente para entender os motivos e propor soluções.

4. Automatize processos

Os recursos tecnológicos tornam o acompanhamento financeiro muito mais eficaz, fornecendo uma visão ampla, possibilitando automatização de faturas, envio de lembretes e controle do status de pagamento.

Há ferramentas que alertam ainda sobre o envio do nome do cliente ao serviço de proteção ao crédito, sinalizando a necessidade de resolução imediata das pendências. 

5. Foque na negociação

Desenvolva uma política de recuperação de crédito para lidar com casos de inadimplência, incluindo o treinamento de equipe para realizar esta função.

É importante identificar também se os atrasos foram pontuais, viabilizando o acerto de forma humanizada. Em casos mais frequentes, esteja preparado para tomar medidas legais, se necessário. Nessa etapa, faça um balanço das demandas para entender as vantagens e desvantagens de manter aquele cliente em sua carteira. 

De qualquer forma, priorize soluções amigáveis, viabilizando propostas reais. Assim, você evita um possível desgaste comercial.

6. Sistematize o fluxo de cobrança

Confira as condições com nossos especialistas.

Por último, não deixe de sistematizar o fluxo de cobrança no escritório, determinando quais serão os métodos adotados para receber os débitos atrasados e estabelecer novos prazos de validade da quitação. 

A ideia é que a empresa tenha um padrão de comportamento e saiba, por exemplo: 

  • quantas tentativas de cobrança serão realizadas após a data do vencimento;
  • a quantidade de e-mails encaminhados ou recados transmitidos por meio de notificações; 
  • qual a forma de comunicação a ser utilizada.

Além de organizar as atividades de cobrança, esse cuidado ajuda a empresa a superar complicações econômicas diante das baixas e evita aquela pressão por pagamento – que pode irritar o devedor e comprometer a negociação.

E você sabia que todas as facilidades listadas acima podem ser resolvidas com um único software? Entre em contato com nossos especialistas e conheça a solução contábil que o seu escritório precisa para controle total das finanças. 

Instagram Alterdata Contábil
183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *