Oficina Mecânica

Como montar uma oficina mecânica pequena em 5 passos

5 Mins de leitura

Uma dúvida bastante frequente entre os empreendedores do segmento é a seguinte: como montar uma oficina mecânica pequena? Realmente se trata de um grande desafio, pois é necessário pensar em diferentes questões para que todo o projeto tenha sucesso.

Além disso, o começo dos negócios nem sempre é fácil, pois é mais difícil tomar decisões assertivas quando não tem a devida experiência. No entanto, os erros fazem parte do processo e servem como aprendizado.

Imaginamos que você esteja curioso para saber sobre como montar uma oficina mecânica pequena. Pensando nisso, neste conteúdo forneceremos o passo a passo que o auxiliará nessa importante missão. Continue com a gente!

1. Planejamento do espaço

O primeiro passo para montar uma oficina mecânica diz respeito ao planejamento do espaço. É importante que ele tenha uma tem um área adequada para que seja possível atender os clientes e, ao mesmo tempo, possa executar os serviços necessários de uma empresa desse segmento.

Por esse motivo, é fundamental que o local tenha um cômodo destinado para o atendimento dos clientes e também uma região específica para a realização dos consertos da oficina mecânica. Desse modo, será possível se beneficiar melhor com estrutura, ser mais eficiente, otimizar a produtividade e gerar mais valor ao cliente.

Outra questão importante relação ao planejamento do espaço é a escolha da região na qual você montar a sua oficina mecânica. É importante que ela esteja localizada em uma região comercial e de fácil acesso para as pessoas. Isso porque, quando acesso é facilitado, aumentam-se as probabilidades de gesso empresa atrair mais clientes.

2. Planejamento de negócios

O planejamento de negócios é outro elemento importante na construção de uma oficina mecânica pequena de sucesso. Nesse momento define-se diversas metas e caminhos para o alcance dos objetivos.

A definição de metas, especialmente as de faturamento, são fundamentais para o seu empreendimento. Isso porque, você saberá se o seu empreendimento está caminhando ou não em prol do alcance dos objetivos. Vale destacar ainda que as metas de faturamento devem cobrir suas despesas e também gerar uma margem lucro para que seja possível a continuidade das atividades da oficina mecânica.

Todo esse planejamento é oficializado por meio de um documento chamado plano de negócios. Trata-se de um documento que analisa a viabilidade de uma empresa do ponto de vista estratégico, de mercado, questões técnicas e de administração financeira. Questões de diferentes áreas são analisadas, como marketing, finanças, o setor de atuação do próprio empreendimento e outros itens.

Ele ainda ajuda a definir o que será a empresa, quais são os objetivos dela e onde pretende chegar. O plano de negócios, portanto, funciona como um direcionamento aos gestores, consequentemente, isso é um dos fatores que contribuem para que os resultados sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.

Vale ressaltar ainda que o plano de negócios o ajudará a entender melhor o mercado e observar os números relacionados a uma atividade. Essas informações vão orientar as escolhas da sua oficina mecânica pequena.

Além disso, esse plano proporcionará maior conhecimento sobre os concorrentes e os fornecedores da sua área, ajudará a reduzir as incertezas, riscos e erros relacionados ao negócio e ainda orienta sobre as melhores práticas destinadas à expansão da oficina.

3. Principais ferramentas

A escolha das ferramentas é um dos passos mais importantes no planejamento de uma oficina mecânica pequena. Isso porque, é necessário contar com as peças certas para a execução dos serviços solicitados.

Além disso, vale a pena ressaltar que as empresas que contam como as ferramentas adequadas conseguem executar vários tipos de tarefas, melhoram a qualidade do serviço prestado que reduzem o tempo em que os veículos ficam parados não conserto. Dessa forma, torna-se possível atender mais cliente em menos tempo.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as principais ferramentas de uma oficina mecânica pequena? Não há muitos segredos em relação a esse tema. São estas abaixo:

  • chaves de fenda;
  • bancada para mecânicos: trata-se de um dos elementos mais importantes, pois neste local você poderá atender e fornecer o melhor suporte possível aos clientes;
  • alicates: esse equipamento é bastante tradicional e faz diversas atividades cotidianas como o corte de fios e arames;
  • medidas elétricas: várias podem ser utilizadas nesse contexto. Entre elas estão o multímetro e o amperímetro;
  • medidas mecânicas: as principais são o manômetro e o torquímetro;
  • morsa ou torno: essa ferramenta ajuda os mecânicos a fazerem mudanças na carroceria. Basta usar o torso com o objetivo de prender a placa na bancada.
  • asas

4. Contatos de fornecedores de peças

Outra questão importante na montagem de uma oficina mecânica pequena são os contatos de fornecedores de peças. Não é muito difícil explicar sobre a importância do tema.

Isso porque, os fornecedores de peças serão os responsáveis por disponibilizar as peças para a sua oficina. Vale destacar ainda que caso a sua empresa tenha contato com os fornecedores será possível obter descontos ou condições melhores na aquisição de peças ao seu negócio. Além disso, será possível obtê-las em prazos melhores e otimizados.

5. Ações de marketing para uma oficina mecânica pequena

O plano de marketing é outra questão fundamental para o sucesso da sua empresa. Por meio dessa prática torna-se possível divulgar os seus produtos e serviços da melhor forma possível. Desse modo, o seu negócio conseguirá atrair mais clientes e, consequentemente, vai vender mais.

Nesse contexto, uma ótima ideia é divulgar o seu empreendimento para os seus amigos, nas proximidades do bairro e em locais estratégicos. Por meio dessas simples estratégias, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a sua empresa, o que contribuirá para aumentar o número de vendas, as receitas e os lucros da oficina mecânica.

Outra ótima ideia para as suas estratégias é deixar um panfleto no para-brisas dos carros do estacionamento da igreja do bairro ou distribuir no semáforo nas proximidades da oficina. Trata-se de uma ideia prática e simples de divulgar a sua empresa!

As ferramentas de marketing digital também são uma ótima ideia. Divulgue o seu empreendimento no Google Meu Negócio para que mais pessoas tenham conhecimento do endereço do seu empreendimento. Além disso, a presença nas redes sociais é uma ótima ideia para interagir com o seu público e também divulgar as novidades da oficina mecânica.

Montar uma oficina pequena realmente não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é necessário muito planejamento para quê todo o processo seja otimizado e a empresa possa obter bons resultados. Nesse contexto, apresentamos neste conteúdo algumas dicas que o auxiliarão a ter sucesso nessa importante missão.

Este post na qual fornecemos dicas sobre como montar uma oficina mecânica pequena foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas para oficinas mecânicas. Estamos no YouTube, LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram.

60 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Oficina Mecânica

Qual futuro das oficinas mecânicas?

4 Mins de leitura
O futuro das oficinas mecânicas é composto por softwares de gestão e posturas ecológicas.
Oficina Mecânica

Plano de negócios para oficina: saiba como montar

5 Mins de leitura
O plano de negócios para oficina mecânica é um registro que deve ser acessado por todos a fim de ajustar o planejamento dos times a cada dia.
Oficina Mecânica

Como aproveitar melhor o seu sistema para centro automotivo

4 Mins de leitura
O sistema para centro automotivo agrupa processos, tornando-os mais eficientes e possibilitando o crescimento do seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *