Contabilidade

Saiba como educar seus clientes contábeis sobre as novas formas de pagamento

5 Mins de leitura

A pandemia provocada pelo novo coronavírus forçou o isolamento social, acelerando o surgimento de tecnologias, como a inteligência artificial e novas formas de pagamento. Diante desse dinamismo do mercado, é fundamental buscar melhorias no atendimento para facilitar a vida dos clientes e garantir a sustentabilidade da empresa.

Neste artigo, vamos explicar a importância de educar os clientes sobre as novas formas de pagamento, tipos e formas de transações comerciais e suas escolhas, bem como sugestões para a educação do cliente e como oferecer serviços utilizando tecnologia de ponta na área contábil. Continue a leitura para saber mais!

Qual é a importância de educar os clientes sobre as novas formas de pagamentos?

Com a mudança nos hábitos de consumo provocada pelo impacto da pandemia da Covid-19, grande parte dos consumidores aderiu às compras online e adotou novas formas de pagamento. A propósito, um estudo da Mastercard New Payments Index revelou que 77% das pessoas entrevistadas testaram pelo menos uma nova forma de pagar no último ano.

Além disso, 83% dos entrevistados responderam que estão mais abertos para novos formatos de pagamentos em relação ao ano anterior. Nesse sentido, para oferecer a escolha e a flexibilidade que os consumidores necessitam e esperam, os clientes da sua empresa precisam ser educados para entender como funciona e como oferecer uma gama de soluções de pagamento, com simplicidade, rapidez e segurança.

Quais são as formas de pagamento mais utilizadas?

Além do dinheiro em espécie e dos cartões de débito e crédito utilizados presencialmente, as novas formas de pagamento se apoiam em ferramentas online que possibilitam ao empreendedor receber dinheiro de seus clientes a distância. Elas apresentam características próprias, com vantagens e desvantagens, conforme comentamos a seguir.

Link de pagamento

Para utilizá-lo, o comerciante só precisa criar um link para o seu produto ou serviço e compartilhar com os clientes, sendo uma excelente estratégia para vender nas redes sociais. O link permite que o consumidor escolha a melhor forma de pagamento, aumentando as chances de recebimento. Também é possível acrescentar fotos de produtos, fazendo com que o link se torne mais atrativo e confiável.

Pix

Trata-se de mais uma opção de pagamento, além de outras formas, como TED, DOC, boleto e cartão. No caso de pessoas jurídicas, o Pix permite receber pagamentos, dispensando a necessidade de intermediários que fazem com que as transações fiquem mais lentas e caras.

Nesse sentido, ele pode trazer muitas vantagens para a empresa, tanto para pagamentos quanto para recebimentos, como:

  • o dinheiro cai direto na conta em alguns segundos;
  • o fluxo de caixa é otimizado com o pagamento em tempo real;
  • o pagamento de fornecedores e tributos é feito em tempo real;
  • os pagamentos ficam mais fáceis e rápidos para o cliente;
  • os pagamentos podem ser realizados remotamente por meio do celular;
  • há mais segurança nas transações;
  • tarifas são mais baratas;
  • transações são realizadas em qualquer dia e horário;
  • maior vantagem competitiva.

QR Code

O QR Code se refere a um código de barras bidimensional. Para efetuar o pagamento, ele deve constar no produto e o consumidor precisa ter um aplicativo que permita a leitura do código por meio da câmera do celular. Esse recurso também proporciona acesso a promoções exclusivas.

WhatsApp

Esse é o mais recente recurso de pagamento no Brasil, que pode oferecer grandes benefícios para empresas que utilizam o WhatsApp como canal de vendas de produtos ou serviços. Para enviar dinheiro é preciso cadastrar um cartão de débito, pré-pago ou um combo com as bandeiras Visa ou Mastercard.

A função de crédito é permitida apenas para pagamentos aos estabelecimentos que utilizam o WhatsApp Business. Para recebimentos, o destinatário e o remetente precisam trabalhar com o mesmo banco. É importante observar que não há cobrança de taxas, porém, há limites para envio e recebimento de valores pelo aplicativo:

  • valor máximo permitido: R$ 1 mil por transação, sendo permitido efetuar mais transferências no mesmo valor para contas separadas;
  • limite diário para receber transferências: até 20 por dia;
  • valor máximo mensal: R$ 5 mil para cada tipo de operação (envios e recebimentos).

Como escolher os melhores meios de pagamento?

Para escolher os melhores meios de pagamento é preciso considerar diferentes aspectos que envolvem atendimento às necessidades dos clientes, pesquisa de preços e taxas, entre outros fatores. Veja só!

Entenda as necessidades dos seus clientes

Uma das melhores formas para entender as necessidades dos clientes é perguntando diretamente a eles quais são os meios de pagamento que preferem e por quê. A pesquisa pode ser feita por meio de um formulário ou diálogos com os clientes no dia a dia, durante os contatos comerciais, por exemplo.

Pesquise preços e taxas

É muito importante pesquisar diferentes fornecedores de meios de pagamento para entender as vantagens e taxas praticadas. Também é aconselhável dar preferência a plataformas de gestão de pagamentos que cobram pela utilização, sem taxas de adesão ou mensalidades.

Observe a concorrência

Outro aspecto importante é verificar quais meios de pagamento seus concorrentes estão utilizando. Essa estratégia somada à pesquisa com os clientes permite identificar lacunas e diversificar as formas de pagamento, promovendo vantagem competitiva.

Fique atento às tendências

É fundamental ficar atento às tendências para acompanhar os movimentos do mercado e garantir que tanto a sua empresa quanto a dos seus clientes contábeis utilizem os meios de pagamento mais modernos e adequados.

Como educar os clientes sobre essas novas modalidades de pagamento?

Todas as ações para educar o cliente devem objetivar à atualização das práticas adotadas pelo mercado a fim de mostrar as vantagens e desvantagens de cada sistema de pagamento, possibilitando que os clientes façam escolhas adequadas e conscientes para obter sucesso em seus negócios. Para isso, é possível lançar mão de algumas ferramentas e recursos.

Utilize o marketing de conteúdo

Essa é uma importante estratégia de marketing digital e de grande poder na educação, servindo ainda para aumentar a carteira de clientes. Com ela, podem ser criados conteúdos informativos em diferentes formatos, como artigos para o blog, vídeos, infográficos, entre outros para que os usuários entendam mais sobre o assunto.

Crie um FAQ

Um método interessante, fácil, objetivo e direto de educar o cliente contábil é a criação de um FAQ (Frequently Asked Questions), com respostas às dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Envie boletins informativos

Os boletins informativos (ou newsletters) são materiais distribuídos periodicamente para as pessoas que assinaram gratuitamente esse serviço que o seu blog pode disponibilizar. Direcionados aos e-mails dos clientes, eles são utilizados para abordagem de assuntos em destaque, como novas formas de pagamento. Os conteúdos podem se apresentar em diferentes formatos, como texto linkando para um artigo no blog, guias, infográficos e notícias.

Como oferecer serviços acompanhando as mais recentes tecnologias?

Assim como ocorre em outros segmentos, a área contábil também precisa se atualizar e acompanhar as tendências de mercado para oferecer serviços com a utilização de tecnologias de ponta, com base em uma plataforma online.

Os aplicativos para smartphones avançaram muito nos recursos tecnológicos disponíveis, assim como a entrada de bancos digitais que ganharam força com plataformas online. Nesse sentido, os escritórios contábeis, que prezam pela competitividade, podem e devem também lançar mão dessas soluções.

Como vimos, as novas formas de pagamento fazem parte da dinâmica do mercado, sendo importante para a área contábil buscar meios para educar os seus clientes. As estratégias sugeridas neste artigo são algumas das principais ferramentas que podem ser utilizadas nesse sentido, além da implementação de um bom sistema contábil.

Estas informações foram úteis? Para saber mais sobre a implantação de plataforma online, entre em contato conosco e conheça as soluções ideais da Alterdata para a sua empresa!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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