AlterdataInformativos

Melhora no PIB estimula pequenos negócios

1 Mins de leitura

Pela quinta semana consecutiva o crescimento econômico apresenta projeções otimistas. Segundo especialistas do ramo, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,92% neste ano. Esse impulso na economia tem um impacto direto nos pequenos negócios, que constituem a maioria das empresas brasileiras e são responsáveis por 7 em cada 10 empregos.

Os bons resultados estão sendo observados gradativamente, como contou o Presidente do Sebrae, Décio Lima. “Não é só um entusiasmo do mercado em relação à economia. A produtividade do trabalho no Brasil cresceu pela segunda vez seguida no segundo trimestre de 2023, de acordo com a Fundação Getulio Vargas”, reforçou.

No entanto, é crucial notar que uma redução mais substancial da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 12,75% ao ano, precisa acompanhar esses indicadores positivos. Ele destacou ainda a importância de “celebrar esse momento econômico promissor, que oferece a oportunidade de o Brasil avançar significativamente em direção a um futuro mais igualitário”. 

Diante da notícia, o país tem motivos para celebrar, principalmente pela inclusão de milhares de brasileiros no mercado de trabalho. No entanto, a combinação juros altos e inflação podem comprometer o poder de compra das famílias, impactando também o resultado financeiro das empresas. Daí a importância de um planejamento estratégico na economia, viabilizando um crescimento sustentável e também a quitação de dívidas antigas.

Algumas ações podem, inclusive, auxiliar na recuperaçao mais rápida do poder de compra. É o caso do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal. A inicitiva entra na terceira fase e vai atender, a partir de outubro, pessoas que ganham até 2 salários mínimos ou estejam inscritas no Cadastro Único com dívidas de até R$ 5 mil.

E para ficar atualizado sobre as novidades, assine a nossa newsletter. Estamos também no instagram @alterdataerp.

Fonte: https://agenciasebrae.com.br/

122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Alterdata

Sua empresa, realmente te atende?

1 Mins de leitura
Descubra agora a diferença de contar com um sistema completo, contruído sobre medida para atender a todas as demandas da sua empresa….
Alterdata

Museu de Tecnologia Alterdata: primeiro acervo tecnológico de Teresópolis

2 Mins de leitura
Em um mundo cada vez mais digital, é impossível imaginar como seria viver sem os recursos tecnológicos que temos hoje. Mas nem…
Informativos

Pequenos negócios impulsionam economia com quase 60% das contratações

2 Mins de leitura
Com o ritmo crescente da economia, os pequenos negócios são protagonistas, impulsionando não apenas a geração de empregos, mas também o dinamismo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *