AlterdataInformativos

Produção indústrial sobe e emprego fica estável

1 Mins de leitura

No cenário econômico do Brasil, o mês de agosto de 2023 trouxe sinais promissores para o setor industrial. Conforme dados da Sondagem Industrial, conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país testemunhou avanços na produção, ao mesmo tempo em que o emprego se manteve estável no setor.  Essa análise abrangente também revelou um aumento na Utilização da Capacidade Instalada (UCI) e uma redução nos estoques excedentes, sinalizando melhorias substanciais na indústria. 

Embora não tenha alcançado patamares recordes, o desempenho industrial do período marcou um ponto de virada notável. Os insights deste relatório foram obtidos a partir de dados coletados junto a 1.645 empresas durante os primeiros treze dias de setembro de 2023.  O índice de evolução da produção, por exemplo, atingiu 51,7 pontos em agosto. Esse aumento sucedeu dois meses de queda, porém, ainda se encontra 0,9 ponto abaixo da média histórica para o mês de agosto, que é de 52,6 pontos. Valores superiores a 50 pontos indicam um aumento na produção em relação ao mês anterior.

De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, os avanços observados já eram previstos. “Agosto é um mês em que, normalmente, esperamos uma melhora. Mas esse avanço na produção na passagem de julho para agosto foi menos intenso do que em anos anteriores, reflexo dos juros altos sobre a atividade industrial”.

Quanto ao emprego na indústria, os resultados são mais positivos do que o esperado para o mês. O índice de evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. Embora ainda esteja abaixo da marca de 50 pontos, que indicaria um aumento no emprego, o indicador permanece muito próximo dessa linha divisória, indicando que houve pouca variação no número de empregados entre julho e agosto de 2023.

E se deseja melhorar os processos da sua empresa e fazer parte do crescimento que o mercado projeta, conheca e use as soluções da Alterdata software.

Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Informativos

Empreendedorismo feminino: 9 dicas para abrir seu negócio

5 Mins de leitura
O empreendedorismo feminino está em ascensão, refletindo não apenas o potencial das mulheres como líderes e visionárias, mas também o desejo crescente…
Informativos

É o fim do E-CAC? Receita Federal lança novo Portal de Serviços

1 Mins de leitura
Uma notícia importante para todos os Contadores! No úlltimo dia 4 de março, a Receita Federal deu um grande passo em direção…
Departamento PessoalInformativos

Senado aprova desoneração da folha de pagamento de 17 setores

2 Mins de leitura
Por votação simbólica, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *