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Material de construção online: usando a internet a seu favor

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A transformação digital já é uma realidade que bate à porta dos diferentes tipos de segmentos de negócios em todo mundo. Isso não é diferente com as lojas de material de construção. O comportamento de compra dos consumidores têm demonstrado que a digitalização veio para ficar e traz elevado resultado nas vendas. Mas é possível criar uma estratégia de loja de material de construção online? 

Existem muitas possibilidades para isso. Por exemplo, pode-se lançar uma loja virtual, oferecendo os produtos do estabelecimento físico. Também é possível angariar mais clientes, utilizando as táticas de marketing digital, as quais costumam ter baixo custo, mas excelente resultado. 

Quer entender melhor sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e descubra quais estratégias adotar para aproveitar melhor as oportunidades da internet para loja de material de construção. Confira!

E-commerce

A primeira tática para conter na estratégias de uma loja de material de construção online é aventurar-se pelo e-commerce. Trata-se de uma loja virtual, portanto que fica aberta 24 horas, nos sete dias da semana.

O e-commerce é bastante interessante pela comodidade ao cliente. Para a empresa, é uma maneira de diversificar os canais de venda. Por exemplo, durante o período de distanciamento social na pandemia do Covid-19, o e-commerce foi fundamental para que as pessoas continuassem a comprar na loja de material de construções, sem sair das suas casas. Mas para funcionar de maneira eficiente é preciso se ater a alguns detalhes. Vamos ver a seguir. 

Escolha uma plataforma virtual adequada

Para que o e-commerce da loja de material de construção funcione suficientemente bem, é preciso que ela seja hospedada em uma plataforma virtual de bom desempenho. Uma dica para isso é a encontrar uma plataforma que seja desenvolvida para as necessidades específicas do negócio, com foco no varejo.

Fazendo essa escolha correta, o e-commerce pode proporcionar melhor experiência de digital para o cliente. E para o gestor, apresenta as ferramentas que podem ajudar a verificar como está o andamento das vendas, cadastro de produtos e preços. 

Faça a integração com sistema de gestão da loja

Já pensou o cliente realizar uma compra no e-commerce, mas o produto estar em falta no estoque físico da loja de material de construção? Pois é, essa situação é no mínimo constrangedora. Para evitar esse tipo de problema, é preciso realizar uma integração dos sistemas do e-commerce com o estabelecimento. É importante que a plataforma consiga fazer uma comunicação em tempo real com o estoque. 

Defina a logística de entrega

Mais um detalhe importante para o planejamento de um e-commerce da loja de material de construção online é a questão das entregas. É preciso definir se a entrega vai ser feita pela própria loja ou por a empresa terceirizada.

Dependendo da maneira escolhida, é necessário estabelecer quais são as taxas que serão pagas pelo cliente bem como o prazo de entrega. Também deve ser organizado caso haja um colaborador que faça a separação dos produtos adquiridos na internet, bem como realizar a etiquetagem e embalagem correta do material de construção. 

Marketing digital para loja de material de construção online

Outra possibilidade para a estratégia de loja de material de construção online é por meio do marketing digital. Este tem o objetivo divulgar a loja de material de construção no meio virtual. Quando bem estruturado, o marketing digital pode aumentar significativamente a quantidade de clientes da loja. A seguir, vamos conhecer algumas táticas dessa estratégia. 

Ofereça conteúdo de qualidade em um blog

O blog é um dos recursos ainda muito utilizados pelos clientes para especialmente encontrar soluções para problemas que enfrentam diariamente. Por isso, a loja de material de construção não pode perder essa oportunidade e criar um blog mostrando quais informações relevantes para seu público. 

Por exemplo, nesse espaço podem ser disponibilizados conteúdos sobre reformas em casa e apartamento, como planejar uma obra ou dicas de decoração. Enfim, é preciso descobrir quais são as principais inquietações do público-alvo da loja e a partir disso elaborar conteúdos para o blog.

Desfrute das redes sociais

Material de construção online

Dentro do marketing digital, existe o grande campo das redes sociais. Essas estruturas informacionais atraem público de diferentes níveis de classe e localização. As mais usadas são Facebook, Instagram e YouTube. Mas qual dessas escolher numa estratégia de loja de material de construção online?

Quem vai dizer isso será o seu público. Portanto, é preciso fazer uma pesquisa com o consumidor da loja para saber quais são as redes sociais que ele mais gosta de utilizar.

Por exemplo, se o Instagram estiver entre as favoritas, é preciso criar táticas para manter presente nessa rede social. Vale a pena fazer pelo menos três publicações de conteúdo por semana, tirar fotos atraentes da loja e divulgar os produtos da loja virtual utilizando os stories. Caso você receba menções em publicação ou stories de clientes, reposte, crie engajamento. Isso também é positivo.

Software para loja de material de construção

A estratégia de loja de material de construção online é também saber aproveitar a oportunidade de gerenciar softwares. Esses são sistemas informatizados bastante úteis para ajudar a organizar as finanças, gerir o estoque e conhecer mais a fundo o consumidor. 

Com esse software também é possível realizar o controle de caixa, aquele responsável pela entrada e saída de recursos da empresa. Como o programa centraliza todas as informações e emite relatórios a respeito delas, fica mais fácil verificar onde cortar gastos e em que momento é necessário realizar investimentos. 

Ter um software de gestão para loja de material de construção pode ajudar a fidelizar clientes. Isso acontece porque ele permite a criação do histórico de compras do cliente. Assim vai ser possível saber quais são os serviços prestados e ainda aqueles que necessitam ser oferecidos para melhorar a experiência do cliente. 

Essas foram algumas informações sobre estratégias para loja de material de construção online. É importante pensar essa estratégias em conjunto e fazer o monitoramento do desempenho de cada uma delas. Por exemplo, verificar como tem sido as vendas no e-commerce e como melhorar o marketing na divulgação da loja. Assim, pode-se facilmente ter sucesso nas vendas. 

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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