Varejo

Como transformar minha loja de xerox e impressão em uma papelaria?

4 Mins de leitura

Até hoje, muita gente ainda faz confusão entre loja de xerox e impressão com papelaria. Por mais que esse tipo de loja apresente alguns produtos como materiais de escritório e escolar, não se configura como uma papelaria. Esse empreendimento exige uma estrutura maior e obrigações fiscais diferentes.

Por exemplo, ao iniciar o negócio de papelaria vai ser necessário montar um bom estoque. Isso pode demandar o aluguel de um espaço ou fazer obras para ampliar a loja de xerox e impressão. Também a necessidade de aumentar a equipe e ampliar o público alvo.

Se você tem uma loja de xerox e impressão e vive pensando em ampliar esse negócio para uma padaria deveria ler esse texto. Aqui separamos os principais detalhes para fazer a ampliação desse negócio de maneira rápida e fácil.

Defina o perfil da papelaria

Hoje, uma loja de xerox e impressão que pretende se transformar em papelaria deve primeiro entender o perfil desse empreendimento. Pode parecer estranho, mas nem todas as papelarias são do mesmo tipo.

Por exemplo, existem aquelas que estão mais voltadas para os materiais de escritório e outras que estão extremamente voltadas para o gênero escolar. A maneira correta de descobrir qual perfil adequado é fazer uma pesquisa de público-alvo.

É importante perceber que ao redor da loja de xerox e impressão existem estabelecimentos que poderiam se tornar clientes da papelaria. Por exemplo, se existem escolas, instituições de ensino superior ou escritórios e fóruns próximos. Predominando um desses tipos de estabelecimentos, vai ficar mais fácil montar o mix de produtos para a papelaria.

Monte um estoque para a papelaria

Para ampliar a loja de xerox e impressão e se transformar em uma papelaria você precisa ampliar o estoque. Isso porque esse empreendimento trabalha com uma variedade enorme de produtos que têm saídas bastante diferentes.

Em termos práticos, isso quer dizer que alguns produtos ficam por mais tempo no estoque enquanto outros têm saída mais rápida. Por isso é importante fazer uma pesquisa para saber quais produtos de fato devem ser estocados. Dessa maneira, vai ser possível ter uma previsão de qual tamanho necessário para o estoque.

Mas, de modo geral, a papelaria deve oferecer uma boa variedade de papéis, tanto aqueles para uso corrente quanto especiais para datas comemorativas ou decoração. Além dos tradicionais materiais como fitas adesivas, envelopes, canetas.

O estoque também deve contar com o apoio da tecnologia. Por exemplo, a utilização de um software para papelaria ajuda a fazer a gestão do estoque. Esse tipo de recurso permite verificar quais produtos têm maior saída e outros que ficam mais tempo no estoque.

É também possível realizar o inventário. Com a tecnologia apropriada vai ficar mais fácil gerenciar o estoque da papelaria e manter a rotatividade dos produtos.

Amplie a estrutura da loja de xerox e impressão

Amplie a estrutura da loja de xerox e impressão

 

Além do estoque, a loja de xerox e impressão que pretende se tornar uma papelaria deve investir na infraestrutura. Isso quer dizer que todo aquele mobiliário necessário para garantir o bom funcionamento da loja da papelaria. É o caso, por exemplo, adquirir armários, balcão de atendimento, gôndolas, estantes e máquinas de caixa.

É importante que todos esses equipamentos tenham uma relação visual para que consigam se comunicar com a marca da papelaria. Ou seja, o mesmo padrão de cores e texturas. Outro detalhe é a questão da vitrine e do balcão da papelaria. Esses devem estar bem organizados e destacar os produtos que estão mais em alta no momento.

Monte uma boa equipe para trabalhar na papelaria

Provavelmente, a sua loja de xerox e impressão conta com uma equipe bastante reduzida, haja vista uma necessidade menor de atendimento. Mas quando esse negócio for se transformar em uma papelaria, será preciso ampliar a equipe.

Isso porque a papelaria tende a demandar um atendimento maior e em diferentes momentos do dia. Nesse sentido é importante compor uma equipe que seja responsável por atender clientes de maneira mais atenciosa. Outro ponto chave é que conheçam de fato os produtos presentes no estabelecimento.

Caso a papelaria consiga crescer bastante, criando inclusive novas unidades, vai ser fundamental criar departamentos dentro desse negócio. Por exemplo, é preciso ter o setor de vendas, de contabilidade, gestão de estoque e recursos humanos. Esses departamentos conseguem de maneira eficiente desenvolver atividades que garantam o bom crescimento do negócio.

Atente-se aos aspectos legais

Outro detalhe importante é em relação ao aspecto legal. Este envolve a transformação da loja de xerox e impressão para papelaria. Isso porque é preciso fazer um novo registro da empresa.

Além disso, é necessário ter autorização para o funcionamento da papelaria no local. Caso contrário, a empresa pode sofrer uma série de sanções. Essas podem ir desde pagamento de multas até o fechamento da empresa.

Mas para garantir que a papelaria seja implementada de maneira correta é importante contar com a ajuda de especialistas. Isso pode incluir, por exemplo, uma consultoria com advogado, contadores ou administrador.

Todos esses conseguem analisar as leis municipais, fazer o registro comercial e enquadrar um empreendimento na Receita Federal, dentre outras características.

Tenha um bom dinheiro guardado para o investimento

Para fazer a ampliação de qualquer negócio você precisa ter um bom dinheiro em caixa. Como mostramos anteriormente, uma papelaria precisa ter um espaço físico para formar estoque e outras obrigações, como pagamentos de funcionários.

Nesse sentido a loja de xerox e impressão deve ter algum dinheiro guardado pelo menos para iniciar suas atividades. Em especial para os primeiros momentos de abertura do negócio, onde as vendas de cartão de crédito exigem prazo para recebimento do dinheiro. Por isso é importante tentar um bom capital de giro para iniciar o empreendimento.

Então, vimos nesse texto que a loja de xerox e impressão ao se transformar em papelaria deve ter bastante responsabilidades. É importante destacar que ao fazer mudança do negócio é interessante contar com a ajuda da tecnologia. O uso de software de gestão para papelaria pode inclusive ajudar no controle de fluxo de caixa. Isso é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa a curto e a longo prazos.

Quer receber diretamente no seu e-mail informações como essas? Assine a nossa newsletter!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *