Departamento Pessoal

Fim do e-CAC: novo Portal de Serviços da Receita já está disponível

1 Mins de leitura

A revolução digital chegou para a Receita Federal, que anunciou a liberação de um novo site que substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC. O novo Portal de Serviços da Receita foi criado para melhorar a experiência dos cidadãos e empresas em relação à interação digital com o órgão.

Na atualidade, é por meio do e-CAC que o contribuinte verifica a restituição do Imposto de Renda e seus dados cadastrais. Ele emite no site, por exemplo, documentos para pagamentos e obtém orientações para autorregularização e resolução de pendências, se for o caso.

Embora o e-CAC tenha chegado ao fim da sua jornada, o anúncio não é motivo para desespero! A Receita reforçou que ele seguirá ativo até que todas as funcionalidades estejam incluídas na nova plataforma, que já está disponível para uso.

E como vai funcionar a nova plataforma?

Então, vamos lá! Na primeira etapa da implantação, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros.

A plataforma é intuitiva para facilitar a adaptação. Os usuários poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Em seguida, a partir da escolha do tema, haverá direcionamento para o conteúdo que deseja.

Além disso, também estarão disponíveis funcionalidades para avaliação do site e eventual relato de erro de sistema, com orientações sobre como proceder.

“O novo portal de serviços é resultado de um longo trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma”, afirma o Fisco em seu comunicado. Em resumo, a nova plataforma visa atender de forma mais eficiente as demandas.

E para ficar por dentro das notícias contábeis, lembre-se de assinar a nossa newsletter.

Fonte: Infomoney.com.br

Instagram Alterdata Contábil
Artigos relacionados
Departamento PessoalInformativos

STF suspende lei que prorrogou desoneração da folha até 2027

4 Mins de leitura
Em uma decisão recente, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma medida impactante ao suspender pontos da lei…
Departamento PessoalInformativos

Senado aprova desoneração da folha de pagamento de 17 setores

2 Mins de leitura
Por votação simbólica, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento…
Departamento Pessoal

Aumento do salário mínimo: confira os reajustes da tabela do INSS

2 Mins de leitura
No início de cada ano o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualiza a tabela de contribuição previdenciária dos trabalhadores brasileiros, em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *