ERP

O que é ERP e as vantagens de aplicar o sistema

4 Mins de leitura

Cada vez mais a competitividade entre as empresas, de diferentes segmentos, têm influenciado na melhora da produção e organização de um negócio. Com isso, entender o que é ERP é fundamental para aperfeiçoar processos. 

Ao abrir ou comprar empresa é preciso analisar diversos fatores como público-alvo, mercado e concorrência. No entanto, para garantir a eficiência dos vários setores é preciso controle de dados e automatização de processos.Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é ERP. A partir disso, você poderá entender as vantagens da aplicação desse sistema e como ele pode ser importante para impulsionar o crescimento de um negócio.

O que é ERP

Antes de conhecer as vantagens do ERP é importante entender o que ele é. De modo geral, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. 

Portanto, o ERP é um software que possibilita que a empresa realize uma gestão, de diferentes setores e processos, de maneira integrada. A partir disso, é possível reunir em um só local diversas informações, diminuindo o risco de ruídos ou perda de material.

Com isso, os principais setores que são administrados pelo sistema ERP são o de RH, Fiscal, Estoque, Compras, Produção, Financeiro, Faturamento e Gerenciamento de Projetos. Ou seja, é possível obter uma visão completa sobre a gestão da empresa.Logo, fica evidente a necessidade da automatização de processos para garantir uma melhor produtividade e entendimento por parte dos colaboradores. O ERP auxilia na tentativa de tornar a empresa mais eficiente e competitiva no mercado.

Como ele funciona?

O ERP é um sistema completo, capaz de em um único local guardar todos os dados de uma empresa, facilitando o trabalho diário de diversos colaboradores. Com isso, diferente de outros sistemas que funcionam de maneira separada, ele é um grande servidor.

Por isso, ele funciona através do abastecimento de profissionais com autorização para abastecerem as informações necessárias para cada setor. A partir disso, cada funcionário pode ter acesso às informações necessárias e dar início a outra atividade.

Portanto, o ERP é uma maneira eficaz de apresentar as fases em que cada colaborador ou setor se encontra. Logo, um sistema transparente que possibilita uma melhor gestão dos afazeres e das atividades em atraso, por exemplo. De modo geral, o ERP funciona como o coração de uma empresa. Ou seja, ao invés de diversas reuniões ou gavetas para serem repassadas ou guardadas informações, com um clique é possível acessar dados de anos anteriores e planejamentos.

Vantagens de entender o que é ERP

Vantagens de entender o que é um ERP

Agora que você já sabe o que é e como funciona o sistema ERP é possível conhecer algumas das principais vantagens de sua aplicação. De início uma grande vantagem é poder centralizar as informações e acessar o sistema de qualquer lugar.

Com isso, oferece à empresa a possibilidade de alterar as relações de trabalho, como um trabalho híbrido ou remoto. Além disso, o ERP também é muito seguro, o que melhora a confiança dos clientes nos processos e conclusão de cada etapa.

A partir da centralização das informações, o sistema também impacta na eficiência de diferentes processos em todos os setores da empresa. Assim, torna mais rápido a conclusão de etapas e torna os resultados mais assertivos.

A gestão da empresa fica muito mais clara e fácil de se administrar por conta do acompanhamento em tempo real das tarefas. Portanto, o trabalho dos líderes se torna mais eficaz e pode melhorar a troca entre colaboradores.

O cumprimento dos prazos definidos previamente é possível por conta da otimização dos dados, o que tende a melhorar também nos lucros e na redução de custos. De modo geral, o ERP é extremamente vantajoso para o desenvolvimento de um negócio.

Como escolher o melhor ERP para a empresa

Como você pode perceber o ERP tem como ponto principal agilizar processos. Por isso, o momento de escolha do sistema é fundamental para proporcionar os melhores resultados. Para escolher o melhor software é preciso analisar as necessidades do seu negócio.

Ou seja, verificar os principais setores da empresa que necessitam de uma modernização nos processos. Além disso, analisar as possibilidades de capacitar e estimular o envolvimento dos colaboradores na troca de gerenciamento.

Afinal, embora seja um sistema automatizado e eficaz, sem a ajuda dos colaboradores de vários setores seu funcionamento em tempo real fica impossibilitado. Portanto, é fundamental verificar a aceitação e procurar atender aos pedidos dos colaboradores.

Como aplicar o ERP na empresa

Depois de definir com os líderes de setores as principais características que o sistema deve ter, o processo de implementação deve ser progressivo e com base em um planejamento. 

Portanto, defina os setores prioritários e os primeiros mecanismos a serem apresentados.

A partir disso, é fundamental que a empresa forneça aos colaboradores treinamentos para se adaptarem de maneira mais rápida ao novo sistema. Além disso, é importante que a empresa forneça um canal de comunicação aberto para dúvidas e revisões.

Portanto, o ponto-chave para a implementação do ERP é dar tempo para que todos os colaboradores possam se adaptar e revisar os processos constantemente. Essa iniciativa vai proporcionar a melhoria contínua das tarefas e aumentar a produtividade da empresa.

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é ERP e como ele é importante para o desenvolvimento de uma empresa. 

O sistema ERP tem a função de possibilitar uma melhor gestão da empresa, em Contábeis, Imobiliários, Varejistas, de RH, Produção e Vendas.

De modo geral, o sistema oferece a centralização de todas as informações da empresa em um único local. Dessa forma, é possível ser acessado a qualquer momento, por qualquer colaborador liberado e de qualquer lugar.

Portanto, o ERP ajuda a aumentar a produtividade, a interação entre os setores e ainda a tornar mais eficiente os resultados. Logo, é fundamental para desenvolver a empresa como um todo, desde o trabalho diário quanto os lucros de curto e longo prazo.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é ERP e como ele funciona, que tal automatizar os processos do seu negócio e obter melhores resultados?

Aqui na Alterdata Software nós temos o ERP ideal para atender todas as necessidades do seu dia a dia. Se interessou? Então clique aqui e solicite uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ERP

Conheça os 8 principais indicadores de produção industrial

4 Mins de leitura
Os indicadores de produção industrial são como bússolas que guiam o sucesso nas fábricas. Em outras palavras, medem desde o uso eficiente…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ERP

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

4 Mins de leitura
Relatórios de Business Intelligence, precificação de produtos e assistente de compras são algumas das funções essenciais de um bom ERP para distribuidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *