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5 dicas para vender mais durante a copa

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Quando o assunto é comércio, as datas comemorativas e os eventos esportivos são oportunidades extremamente importantes. Um deles é a Copa do Mundo, então que tal aprender dicas para vender mais durante este período?

O futebol é mais do que uma paixão nacional, competições esportivas no nível da Copa do Mundo fomentam chances de negócio capazes de gerar um impacto econômico muito representativo.

Em 2022, a Copa do Mundo acontecerá no Qatar, precisamente entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Sendo assim, é bom começar a se organizar desde já para vender bastante, combinado?

Dá uma olhada nas dicas que preparamos neste artigo.

Impacto da Copa do Mundo no comércio

Como a Copa do Mundo é um evento temático e bastante específico, algumas áreas têm potencial para vender mais que outras. Por isso, é importante saber qual o impacto que ela tem no seu negócio.

De modo geral, o varejo tende a vender mais durante a Copa do Mundo. Isso ocorre por causa da própria natureza da atividade, que tem outras datas comemorativas que impulsionam as vendas.

Antes e durante a Copa do Mundo, alguns produtos e serviços são impulsionados pela euforia que este evento invoca. São eles:

Eletrônicos

Na última Copa do Mundo, em 2018, a venda de TVs cresceu 27% em faturamento e 21% em unidades comercializadas.

Além da disso, outro fator contribuiu para o aumento nos números foi o desligamento do sinal da TV analógica. Na época, os consumidores optaram por adquirir um televisor novo ou dispositivos que transformam o aparelho antigo em Smart TV.

Na Copa do Mundo de 2022, os jogos serão transmitidos em nosso país na resolução 4K por streaming pela Globoplay, detentora dos direitos no Brasil.

É natural, portanto, que as pessoas queiram ver o evento e torcer pela seleção canarinho a partir de dispositivos mais modernos. Entram na conta ainda: smartphones, home theaters e soundbars.

Bares e Restaurantes

Outro setor que fatura bastante durante a Copa do Mundo é o de Bares e Restaurantes. A exibição de jogos nesses estabelecimentos reúne multidões, que torcem juntas pelo sucesso da seleção brasileira.

Como o aumento de público é garantido para aqueles que se preparam, a Copa se torna uma excelente oportunidade para fidelizar novos clientes e atrair os antigos que há tempos não frequentam mais o local.

Roupas e Acessórios Esportivos

Camisetas, bermudas, shorts, capinhas de celular, sapatos, pulseiras e outros acessórios ganham as cores da bandeira nacional para que os torcedores entrem no clima da Copa do Mundo.

Fantasias

Perucas, óculos, maquiagens, tintas, confetes e outros artigos em tons de verde, azul e amarelo são muito procurados por torcedores para que sejam utilizados nos dias dos jogos da seleção.

5 dicas para vender mais durante a Copa do Qatar

dicas para vender mais

Por mais que o seu setor não esteja na lista acima, saiba que ele tem potencial para maximizar as vendas durante a Copa do Mundo. Basta usar a criatividade e seguir as dicas para vender mais, que estão abaixo:

1. Entre no clima

Sabe quando alguém está com uma camiseta de time de futebol e encontra outra no meio da rua? A conexão é imediata, pois a torcida une essas pessoas. O mesmo raciocínio vale para a Copa do Mundo.

Sendo assim, a primeira das dicas para vender mais durante a Copa é entrar no clima, ou seja, deixar as redes sociais e o ambiente da sua empresa nas cores da bandeira do Brasil.

Você pode criar uma camiseta exclusiva para que os colaboradores utilizem durante o período, para que todos sintam o clima da Copa do Mundo desde já.

2. Faça publicidade

Agora que os colaboradores já estão no clima do evento, que tal convocar outra seleção? Chegou a vez de chamar o público para torcer junto.

Crie campanhas publicitárias para promover a imagem da sua empresa associada à Copa. Coloque as cores verde, azul e/ou amarelo no logo da companhia, nos posts e demais materiais das redes sociais.

3. Crie promoções temáticas

Agora é o momento de soltar a criatividade, tá?

Aproveite a Copa do Mundo para criar promoções que tenham tudo a ver com o clima desse evento esportivo.

Utilize as palavras que fazem parte do vocabulário desse período:

  • gol;
  • hexa;
  • taça;
  • torcida;
  • Brasil.

Nesse sentido, uma das dicas para vender mais durante a copa é atrelar promoções aos eventos que vão acontecendo. Exemplo: 10% de desconto a cada gol feito durante uma rodada.

Promoções assim criam e fortalecem o vínculo com os consumidores, que passam a acompanhar as ofertas para aproveitarem ao máximo.

4. Venda produtos customizados

Se você trabalha com produtos físicos, aproveite para customizá-los.

As cores da bandeira nacional podem fazer parte de edições temáticas dos seus produtos.

Em um restaurante, por exemplo, novos pratos podem ser adicionados ao cardápio.

O McDonald’s costuma fazer isso. A rede de restaurantes norte-americana cria sanduíches inspirados nos principais países que participam da Copa.

5. Cuidado com a propriedade intelectual

Aproveite as dicas para vender mais durante a Copa, mas tome cuidado com a propriedade intelectual do evento.

A Copa do Mundo é um evento privado, pertencente à FIFA, e conta com patrocinadores que pagam muito dinheiro pelo privilégio de associar suas marcas ao principal campeonato de futebol do mundo.

O uso de elementos oficiais, portanto, é exclusivo destas marcas patrocinadoras. São eles:

  • Nome: Copa do Mundo FIFA Catar 2022.
  • Símbolos: logotipo oficial, mascote e música-tema.

O mesmo vale para a seleção brasileira, que também conta com seus próprios patrocinadores.

Tomando os devidos cuidados, você pode aproveitar estas dicas para vender mais durante a Copa e, ao mesmo tempo, torcer pelo hexacampeonato da seleção canarinho.

Gostou das dicas?

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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