Varejo

As principais datas comemorativas para usar em uma papelaria

4 Mins de leitura

As papelarias são amplamente conhecidas como lojas para comprar durante a volta às aulas. No entanto, essa ideia é um pouco ultrapassada. Hoje em dia, a papelaria tem condições de aproveitar as oportunidades das datas comemorativas, a fim de aumentar o fluxo de clientes. Com isso, ampliar ainda mais o score de vendas.

O aproveitamento dessas datas pode ser benéfico para papelaria aumentar o mix de produtos. Isto é, ofertar produtos que geralmente não costuma fazer. Essa é uma estratégia que auxilia na atração de novos cliente e mantém as vendas em alta durante todo o ano.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça a importância de aproveitar essas datas especiais. Também descubra quais são os produtos que podem ser ofertados nesses períodos. Por fim, saiba como fazer a divulgação dos produtos. Boa leitura!

Qual a importância da papelaria aproveitar as datas comemorativas?

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para a papelaria aumentar as suas vendas e até mesmo conquistar mais clientes. Também é uma maneira de ampliar a visão do cliente sobre a loja, deixando de ser apenas aquele lugar para comprar materiais escolar ou de escritório. A seguir, vamos conhecer mais detalhes sobre as vantagens de aproveitar essas datas.

Conquistar novos clientes

Há sempre alguém que precisa comprar alguma caixinha para guardar o presente para o Dia das mães. Ou que precisa de uma fita decorativa para ornamentar os embrulhos dos presentes de Natal. Certo?

Se a sua papelaria ofertar produtos que de alguma forma estão relacionados a essas datas comemorativas, certamente abre a possibilidade de ganhar novos clientes. Afinal, as pessoas passam em frente da vitrine da papelaria e podem ser atraídas por algo que a ajuda. E nem sempre essas pessoas são clientes fidelizado da papelaria.

Oportunidade de crescer o mix de produtos

Falamos de mix de produtos quando estamos tratando da diversidade de produtos existentes em um estabelecimento. No caso das papelarias, os itens vão além daqueles voltados para o uso de escritório ou escolar. O que vai construir o mix de produtos é justamente aqueles que têm relação com as datas comemorativas.

É importante destacar que, no momento de escolher novos produtos, é importante fazer um extensa pesquisa de público. Isso ajuda a saber qual a demanda pelos produtos e quais preço praticar.

Também adotar um mix de produtos exige organizar tanto o espaço para estoque quanto para a exposição desses produtos na loja. Tratando-se de datas comemorativas, é importante perceber que os produtos vendidos nessa época têm certa sazonalidade.

Portanto, eles não vão ficar o ano inteiro à disposição no balcão. Nesse sentido, é importante mas ter uma estratégia para guardar esses produtos no estoque ou para fazê-los vender totalmente durante as datas comemorativas.

Aumentar os lucros

Já pensou uma papelaria que só se sustenta com as vendas das voltas às aulas? Nos dias de hoje, essa é uma realidade impensável, diante do aumento da concorrência. As contas chegam ao longo de todo o ano, não apenas nos primeiros meses de cada semestre. Nesse sentido, quando a papelaria aproveita oportunidades das datas comemorativas para vender mais, ela consegue ampliar a lucratividade.

Esse empreendimento acaba surfando na onda das compras que envolve todo o aquecimento gerado pelas principais datas comemorativas. Sendo assim, a papelaria consegue ter um bom rendimento ocasionado pelas voltas às aulas e também pode faturar bastante ao aproveitar as datas especiais.

O que vender na papelaria nas datas comemorativas?

datas comemorativas ​papelaria

Como vimos, as datas comemorativas podem fazer com que a papelaria aumente o seu mix de produtos. Mais o que, de fato, oferecer à venda nessas épocas? A seguir, separamos algumas recomendações, vinculando data ao produto. São apenas sugestões. O gestor da papelaria pode ir além.

  • Carnaval: peças de fantasias e adereços, bem como glitter e tintas;
  • Dia Internacional da Mulher: livros sobre empoderamento feminino;
  • Páscoa: papéis especiais para guardar ovos de Páscoa e embalagens customizadas;
  • Dia do Artista Plástico: montar kits com pincéis, tintas, telas a preços especiais;
  • Dia das Mães: sacolas e caixas de presente;
  • Dia dos Namorados: papéis especiais de embrulho e cartões com mensagens românticas;
  • Dia dos Pais: agendas personalizadas, além das embalagens e caixas;
  • Dia das Crianças: livros para pintar e kit de jogos;
  • Dia do Professor: livros com preços especiais sobre as mais diversas áreas do conhecimento;
  • Dia das Bruxas: peças de fantasia e adereços;
  • Black Friday: preços especias para o estoque encalhado;
  • Natal: enfeites e kits para amigo secreto.

Como divulgar na época das datas comemorativas?

Nas datas comemorativas, sempre há uma mudança de comportamento das pessoas quanto ao hábito de compra. As pessoas costumam pesquisar tendências, vasculhar lojas em busca de novidades e também de bons preços. Nesse contexto, a papelaria deve investir em estratégias de divulgação para demonstrar que ela possui produtos interessantes para o público alvo. A seguir vamos ver mais detalhes.

Organize a loja

O próprio estabelecimento da papelaria deve se preparar para receber os clientes nas datas comemorativas. Isso quer dizer que os produtos referentes àquelas épocas devem estar devidamente expostos, indicando corretamente os preços e outras características importantes para o cliente.

Nessa fase de divulgação interna, vale a pena a papelaria fazer mudanças na vitrine, reformular iluminação e, inclusive, incluir um som ambiente. Todo esse clima gerado pode favorecer a decisão de compra do cliente.

Aproveite as redes sociais

Além de ter uma loja equipada para vender produtos em datas comemorativas, a papelaria também pode aventurar-se nas redes sociais. O público presente nessas redes pode ser inclusive diferente daquele que costuma frequentar a papelaria.

Nas redes sociais, a papelaria deve criar estratégias diferenciadas. Por exemplo, é preciso não apenas fazer a divulgação dos produtos que estarão à venda nas datas comemorativas, mas é importante criar campanhas que ajudem a trabalhar os elementos emocionais e sensoriais daquela data. Assim as pessoas vão ser atraídas para visitar a loja física ou até mesmo pedir na loja virtual da papelaria, caso exista.

Essas foram algumas informações sobre como a papelaria pode aproveitar as datas comemorativas para vender mais. É importante nessa estratégia, sempre pensar fora da caixa, buscando produtos inovadores que despertam a atenção dos clientes. Também é importante considerar a regionalidade, não deixando de lado as preferências locais.

Quer conhecer mais dicas sobre como gerir a sua papelaria? Leia mais artigos do nosso blog!

328 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

6 cuidados fundamentais no estoque para papelaria

4 Mins de leitura
Saiba como organizar e lidar com o estoque para papelaria de uma maneira que ele se torne um diferencial para a sua empresa.
Varejo

Como investir em marketing para papelaria? Entenda mais

4 Mins de leitura
Investir em marketing para papelaria de forma adequada pode ser a girada de chave que o seu negócio precisava!
Varejo

Como transformar minha loja de xerox e impressão em uma papelaria?

4 Mins de leitura
A loja de xerox e impressão deve ampliar o estoque, investir em tecnologia e aumentar a equipe para se tornar uma papelaria de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.