Devido à globalização, competição no ambiente de negócios e ritmo acelerado da mudança, há um reconhecimento crescente de que a criatividade e a inovação são fatores essenciais para o sucesso das organizações.
A criatividade normalmente está associada à expressão artística e à inovação tecnológica, e pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinadas esferas.
Por sua vez, a inovação está sempre ligada a mudanças, as novas combinações de causas que rompem com o equilíbrio existente, e pode ser entendida sob diversos pontos de vista: da estratégia, de padrões, do processo de gestão da inovação e dos seus tipos.
Dentre os aspectos que influenciam e inspiram o indivíduo, destaca-se o ambiente de trabalho, que contribui para promover ou inibir a expressão da criatividade e inovação.
A grande questão é: como desenvolvê-las nesse contexto organizacional?
A resposta se encontra a seguir, nas 4 indicações de livros que separamos para você.
Portanto, acompanhe-nos nesta leitura e aprenda a desenvolver sua criatividade e inovação no ambiente de trabalho!
1. A Regra é Não Ter Regras – Reed Hastings, Erin Meyer
A Netflix é o principal serviço de TV por internet do mundo, que oferece filmes originais, séries e documentários por streaming para mais de 208 milhões de assinantes em 190 países, se tornando a empresa de entretenimento com maior valor de mercado: 153 bilhões de dólares.
Sua história de sucesso e crescimento exponencial marca uma geração de desenvolvimento da tecnologia e televisão, e se deve, entre outros fatores, a um modelo de gestão inovador voltado para a cultura de reinvenção, em que funcionários têm total liberdade criativa.
No livro “A Regra é Não Ter Regras”, os autores Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, e a professora Erin Meyer, revelam os princípios controversos que transformaram a empresa em um exemplo inigualável de criatividade, inovação e adaptação, com ausência de controle e normas entre seus colaboradores.
Simplesmente inspiradora, essa leitura te ajudará a alavancar o seu potencial criativo e inovador no ambiente de trabalho, a partir da gestão moderna e revolucionária da Netflix, que transformou o mercado de consumo e produção de filmes.
2. Criatividade S.A. – Ed Catmull
A criatividade é a capacidade de imaginar e reunir ideias pré-concebidas dando origem a um ato criador, isto é, face a um problema é necessário existir um pensamento inovador para encontrar a solução mais adequada, fazendo a ponte entre as organizações e a cultura de inovação.
Para tratar desse assunto e ajudá-lo a mergulhar no universo da criatividade e inovação, escolhemos o best-seller “Criatividade S.A.”, em que Ed Catmull, cofundador da Pixar Animation Studios, narra os bastidores de sucesso deste que é o mais importante e lucrativo estúdio de animação mundial.
O autor ensina como construir uma cultura que promove e incentiva a criatividade perpetuamente, por meio de uma gestão de negócios baseada na inspiração, inovação e fertilização de ideias, motivos pelos quais fizeram a Pixar reinventar a animação e o ambiente de trabalho.
Em vista disso, a leitura do livro torna-se primordial àqueles que buscam inspiração para os próprios negócios e queiram estabelecer um ambiente corporativo criativo, entendendo como construir uma cultura que estimule o novo.
3. De Onde Vêm as Boas Ideias – Steven Johnson
As boas ideias vêm por acaso, e nos abastece através de vários conjuntos de fatores, como cultivar intuições, hobbies, reciclar e se reinventar. Então, não ignore o que se descobre inesperadamente, e seja, portanto, capaz de construir milhares de ideias. Esta é a premissa do livro “De Onde Vêm as Boas Ideias”.
Escrita por Steven Johnson, autor best-seller conhecido como o “Darwin da Tecnologia”, a obra leva seus leitores a uma incrível jornada pelo universo da inovação, buscando encontrar um modelo no surgimento de descobertas científicas e inovações tecnológicas.
Para isso, Johnson apresenta sete padrões fundamentais a fim de investigar o desenvolvimento da tecnologia e da ciência no mundo, e demonstra como a criatividade viceja em ambientes propícios, inspirando a criação de ambientes semelhantes em nossa sociedade e em nós mesmos.
Isto posto, esse não é um manual sobre como aperfeiçoar a criatividade, mas sim uma apresentação de diversos fatos e dados que alimentam a criatividade e o desenvolvimento, proporcionando um olhar fascinante sobre como tornar sua própria vida ou sua empresa mais inovadora.
4. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
Por qual razão empresas tão icônicas e bem administradas, que por muito tempo lideraram suas indústrias, caíram no esquecimento? Esta pergunta sobre as inovações disruptivas é respondida no clássico best-seller, “O Dilema da Inovação”, um dos livros de negócios mais influentes de todos os tempos.
Clayton Christensen, professor na Harvard Business School conhecido por ter cunhado a ideia da inovação disruptiva no mundo corporativo, aborda amplamente este conceito em sua obra, que descreve o processo de ressignificação de um produto, serviço ou tecnologia e desestabiliza os concorrentes.
A partir daí, o célebre autor apresenta um conjunto de regras sobre a ascensão de ideias disruptivas, fazendo um comparativo com a inovação incremental e reforçando seus ensinamentos através de exemplos de organizações que sucumbiram diante das alterações na estrutura do mercado.
Concluímos que esta é uma ótima leitura sobre inovação e como as startups e os empreendedores devem moldar sua empresa para ir contra as organizações estabelecidas, de modo a antever e corrigir os erros de projetos tecnológicos de ruptura e vencer as práticas corporativas tradicionais.
Ideia criativa versus solução inovadora!
Como uma ideia criativa se torna uma solução inovadora?
Inicialmente, cumpre salientar que a criatividade é uma ideia, já a inovação é pôr essa ideia em prática e ter lucro com ela.
Empresas que abrem caminho para insights criativos em seu ambiente de trabalho conseguem fomentar a mentalidade de inovação, atribuindo valor à concepção, validação e execução de ideias transformadoras.
Dessa forma, esperamos que os livros propostos neste artigo lhe possibilitem gerar desenvolvimento para si e para sua organização, aprimorando competências criativas e, consequentemente, gerando resultados mais inovadores e rentáveis!
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!
Gostei muito das indicações!! Muito obrigado por compartilhar.